Conteúdos | Aconcaia

Como fazer uma auditoria de conteúdo completa | Aconcaia

Written by Iara Picolo | Jun 28, 2021 4:34:33 PM

Iniciar a produção de conteúdo para blog, eBook e páginas de um website é um passo muito importante para aumentar as vendas da sua empresa. Contudo, depois que suas estratégias digitais estão rodando a um certo tempo, é preciso dar outro passo importante: a auditoria de conteúdo.

Sem isso, sua estratégia pode acabar sofrendo com os efeitos da canibalização de conteúdo e da desatualização do texto, além de muitos outros problemas que impedem que você tenha um bom rankeamento no Google e ainda dificultam muitos outros objetivos. 

Quer entender mais sobre esse assunto e saber como ele pode ajudar sua empresa a aumentar o tráfego orgânico, a autoridade da sua marca, o rankeamento do seu site e muitos outros benefícios no digital? Então continue sua leitura! 

O que é auditoria de conteúdo?

A auditoria é uma análise feita para entender quais conteúdos estão tendo bons resultados, se estão seguindo as tendências do mercado e o comportamento dos usuários, e também se estão de acordo com as estratégias de marketing atuais da empresa.

Essa verificação é feita para encontrar o que precisa ser atualizado, otimizado, deletado ou somado com outros conteúdos. 

Ajustes técnicos, de conteúdo e até mesmo de SEO devem ser feitos ao longo da auditoria de conteúdo. Para isso é preciso avaliar diversos elementos, como:

  • Palavras-chave primárias e secundárias
  • Palavras-chave indesejadas e descobertas
  • Imagens, vídeos e outros recursos
  • Título
  • URL da página
  • Número e qualidade dos links internos ou externos
  • Tipo de conteúdo publicado
  • Sinais sociais
  • Volume de tráfego recebido
  • Volume total de conversões geradas (se for uma página focada em conversão)

Mudanças ocorrem o tempo todo no marketing digital, principalmente em relação aos algoritmos de ferramentas como as redes sociais ou o Google. 

De fato, o Google realiza mudanças frequentemente para melhorar a experiência dos usuários. No início de 202 a empresa divulgou o Google Core Web Vitals, que aponta 3 elementos que devem ser analisados tanto na hora de criar um site quanto depois que ele está no ar a algum tempo:

  • Largest Contentful Paint (LCP): mede a velocidade com que uma página carrega desde o início. É recomendado que seu LCP seja de no máximo dois segundos.

  • First Input Delay (FID): mede o tempo de carregamento do primeiro clique até a ação final executada. O ideal é que seu FID seja menor do que 100 milissegundos. 

  • Cumulative Layout Shift (CLS): mede a estabilidade visual de uma página verificando o carregamento dos elementos que a compõem. É recomendado que seu CLS tenha um valor abaixo de 0,1.  

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o artigo: O que é Google Core Web Vitals e por que você precisa prestar atenção nele? 

Somado a isso, também é preciso perceber que os hábitos dos usuários mudam com o tempo. E o marketing de conteúdo precisa se adaptar para entregar o melhor para eles. 

A auditoria de conteúdo faz com que sua empresa acompanhe todas estas mudanças e mantenha seu conteúdo atualizado e otimizado de acordo com o seu público. 

A importância da auditoria de conteúdo para sua estratégia digital

O processo de auditoria de conteúdo é longo e deve ser aplicado de maneira constante no planejamento de marketing digital. E o resultado é uma série de benefícios que aumentam a assertividade de suas ações.

Melhora no rankeamento dos seus conteúdos

A otimização de SEO feita ao longo da auditoria ajudará seu conteúdo blog, os eBooks e outras páginas do seu site a terem uma melhora visível no rankeamento no Google. 

Aumento no engajamento dos usuários

Ao manter os conteúdos que já estão tendo bons resultados e otimizar o que precisa performar melhor, você passará a entregar um material de altíssima qualidade aos usuários. Isso aumentará o engajamento nos seus posts, resultando em compartilhamentos nas redes sociais, comentários, etc.

Melhora na taxa de conversão e aumento das oportunidades

Seu conteúdo blog, assim como os eBooks e as páginas web, possui CTAs, não é mesmo? A otimização feita pela auditoria de conteúdo ajudará a melhorar seu discurso, conquistando ainda mais conversões e oportunidades para sua empresa. 

Um dos principais elementos que impedem que suas estratégias de Inbound Marketing tenham bons resultados é a canibalização de palavras-chave. Entenda mais sobre isso a seguir: 

Canibalização de palavras-chave: pare de competir consigo mesmo 

Ao realizar  uma auditoria de conteúdo ficará visível que blogs, eBooks e até mesmo suas páginas web acabam competindo entre si no rankeamento do Google. 

Chama-se de canibalismo quando existem dois conteúdos ou mais de um mesmo site focados na mesma palavra-chave. Como resultado, o Google dá prioridade apenas a um dos conteúdos, e o restante fica ocultado nos resultados da busca! 

Ao passo que um site cresce e um blog ganha novos conteúdos e eBooks, se torna ainda mais importante verificar resultados e métricas. 

Analisando o cenário percebemos que já existem milhares de outras empresas e links competindo por um bom espaço nas pesquisas. E isso já é o suficiente, certo? É hora de parar de competir consigo mesmo e juntar esforços para melhorar seu SEO! 

É aí que entra a auditoria de conteúdo. Ao realizar esse processo, ficará mais claro quais conteúdos precisam ser melhorados ou excluídos. Isso otimiza sua estratégia e entrega para o time de marketing uma série de informações e dados que ajudarão a criar conteúdos ainda melhores!

Passo a passo para fazer uma auditoria de conteúdo

Visto que a auditoria de conteúdo é tão importante, é preciso entender o passo a passo para dar início a esse processo. De maneira geral, 4 etapas devem ocorrer em sua análise:

  1. Faça um inventário das suas URLs

O primeiro passo é reunir todos os conteúdos em uma planilha para visualizar o que foi criado até o momento. É possível fazer isso manualmente, mas outra opção é utilizar uma ferramenta como o Content Audit da SEMrush

Lembre-se de especificar URLs por tipo: conteúdo blog, eBook e páginas web. 

  1. Crie categorias por tipo de conteúdo

É importante distinguir quais conteúdos falam, por exemplo, sobre marketing digital, gestão financeira, etc. Deixe claro também a etapa do funil de cada material, número de palavras e data de publicação ou da última modificação realizada. 

Esta categorização vai depender da área em que sua empresa atua. Procure ser o mais detalhado possível nesta etapa para facilitar os próximos passos da auditoria de conteúdo. 

  1. Coleta e análise de dados

Os dados de suas páginas web, de blog e eBook estão concentrados em diversas plataformas diferentes. Agora é hora de reunir tudo em um só lugar!

Aqui na agência realizamos esta coleta de dados e reunimos tudo em uma só planilha. Um trabalho que permite que seja feita uma auditoria minuciosa com todos seus conteúdos.

Saiba mais sobre o assunto no artigo: Como analisar os resultados do marketing digital 

  1. Avalie todo o seu conteúdo

Uma vez que você tenha reunido todas as suas URLs e conteúdos com os dados das suas páginas, é hora de avaliar e tomar decisões: manter, atualizar ou deletar de vez o conteúdo em questão. 

Para tomar essa decisão, baseie-se nos seguintes cenários: 

  • Manter: se o conteúdo estiver atualizado e tendo um bom desempenho e um bom rankeamento, é possível apenas mantê-lo como está.

  • Atualizar: caso o conteúdo mostre potencial, é possível apenas atualizá-lo, considerando uma melhora na construção de palavras-chave, links internos e externos, etc.  

  • Deletar: caso o conteúdo esteja em estado de canibalização com outros links e sua atualização não seja viável, é hora de deletá-lo. 

Crie um planejamento para a sua auditoria de conteúdo

Tendo ciência de todo o cenário da sua empresa em relação aos conteúdos criados até o momento, é hora de criar um plano de ação! 

Analise o número de URLs e escolha por onde começar. É possível trabalhar em lotes melhorando, por exemplo, os conteúdos do seu blog por assunto e etapa de funil. 

Na prática funciona da seguinte maneira:

Se existem 3 conteúdos blog que falam sobre gestão financeira, sendo dois de topo de funil e um de fundo de funil, é hora de avaliar a performance dos textos de topo e escolher um deles para atualizar e criar um texto de meio de funil.

É importante contar com a opinião da equipe comercial na escolha dos assuntos a serem incluídos nas atualizações, para garantir que tudo esteja de acordo com a persona e o ICP da marca. 

Uma vez que sua auditoria chegar ao fim, é hora de recomeçar! Esse é um processo que possui um ciclo infinito, afinal de contas, como dito anteriormente, as ferramentas e o modo como os usuários usam essas plataformas mudam com frequência. 

A auditoria garante que sua empresa estará acompanhando as mudanças do mercado, mantendo seus conteúdos sempre otimizados para alcançar o melhor resultado.  

Uma vez que seu planejamento esteja pronto, basta dar início a este processo para aumentar a performance das suas estratégias e taxas! 

Quer garantir uma auditoria de conteúdo eficaz e com foco em SEO para sua empresa? Conheça nosso serviço de Inbound Marketing: