A experiência imersiva de um comercial de TV ou a nostalgia de ter uma revista Rolling Stone na mão: qual você prefere? O marketing digital e o tradicional têm essa como principal diferença: o meio pelo qual o público encontra a mensagem.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o marketing tradicional não é ultrapassado. Ele ainda tem um papel importante na vida das pessoas, principalmente para os Baby Boomers e a Geração X.
Em outra perspectiva, o marketing digital é tão importante quanto e, em muitos casos, ainda mais, porque aproveita a internet e todos os dispositivos de uso diário para chegar até o potencial cliente.
Além disso, não dá para esquecer que as pessoas usam a internet várias horas por dia. O Data Reportal comprova: em 2021, tivemos 12,5 trilhões de horas gastas online e trilhões de dólares gastos em comércio eletrônico. Com esse cenário, não faz sentido não investir em marketing digital.
Se você está buscando saber mais sobre marketing tradicional e digital, este texto é para você. Aproveite a leitura:
Televisão, jornais, revistas, cartazes, banners, rádio, outdoors. O marketing tradicional ajuda você a alcançar seu cliente através de publicidade offline de diferentes tipos.
A experiência imersiva de um comercial de TV pode ser muito impactante ao telespectador. A revista Rolling Stone, que começou a ser publicada no Brasil em 2006, marcou uma geração inteira e causa um sentimento nostálgico até hoje em muitas pessoas.
O marketing tradicional é uma forma de causar esses efeitos duradouros na memória dos potenciais clientes.
Podemos afirmar que sim, o marketing tradicional ainda funciona se você souber usar e conhecer muito bem o seu público alvo. Veja algumas vantagens e desvantagens dessa estratégia:
A primeira vantagem do marketing tradicional é o alcance do público que não é tão ligado ao digital. Muitas pessoas, principalmente acima dos 50 anos, preferem a experiência de assistir um comercial de televisão e pegar uma revista na mão. O marketing tradicional abraça esse público.
Além disso, esse tipo de estratégia funciona bem com quem deseja alcançar um público local maior. Se você tem um negócio local, como um mercado, por exemplo, e precisa divulgar preços e promoções sazonais para competir com seus concorrentes pela atenção das pessoas, pode usar folhetos e outdoors, que costumam ter baixo investimento para grandes tiragens ou tempo de exposição.
Por fim, outra vantagem do marketing tradicional é que, como você viu, ele costuma marcar a memória das pessoas com mais facilidade. Um comercial de TV é reproduzido tantas vezes que se torna automático completar as frases do roteiro – mesmo que só na sua cabeça – quando ele passa, não é?
Isso acontece porque o marketing tradicional não pode ser ignorado ou bloqueado. Quando você está no YouTube e um anúncio aparece, basta esperar poucos segundos e clicar em “Pular anúncio”.
Na TV, no intervalo de um filme, você pode até levantar pegar um copo de água se quiser, mas o anúncio vai continuar rodando. Ele não te dá a possibilidade de passar mais rápido.
Entretanto, não há garantia de que essas ações estão funcionando. Não é possível analisar os resultados das suas estratégias de marketing em detalhes quando se coloca todos os esforços de mídia no formato tradicional. Se você é médico, por exemplo, pode até perguntar se a pessoa veio até seu consultório porque viu o outdoor. Mas, se não perguntar, não tem como saber. É um investimento no escuro.
No entanto, por mais impactante que o marketing tradicional possa ser, não podemos ignorar o fato de que estamos imersos em uma era digital. É importante que nossas estratégias estejam adaptadas a essa realidade. Continue a leitura para saber mais:
O marketing digital é a melhor e mais atual forma de vender mais. Isso porque você faz uso de uma tecnologia que não sai da mão do futuro seu cliente: o celular com acesso à internet.
Veja dados do Data Reportal 2022:
Esses números entregam que não tem mais como ficar de fora do marketing digital. A não ser que você queira ser esquecido pelo seu potencial cliente.
Leia mais: Qualificação de leads: aumente suas chances de venda com essas práticas.
Por meio dos canais digitais, você consegue saber o que seu público pensa da sua empresa e das suas estratégias de marketing. Sempre que seu conteúdo for compartilhado, curtido e comentado, você sabe que está indo pelo caminho certo.
Além disso, quando você investe em um outdoor, por exemplo, sabe que o alcance é local. Apenas quem passa por aquele lugar vai ver – isso se estiver prestando atenção.
Já o marketing digital tem estratégias de alcance global. Pessoas do país e – quem sabe – do mundo todo podem se identificar com aquele conteúdo e engajar.
Isso significa que o marketing digital tem comunicação bidirecional – ou seja, permite uma interação de via de mão dupla, em que você emite a mensagem e alguém do outro lado pode interagir com ela.
Talvez o maior risco associado aos métodos tradicionais de marketing é que é um “tiro no escuro”. Você não consegue avaliar, medir e, se necessário, alterar sua estratégia.
Como você vai saber quantas pessoas compraram de você por terem visto seu anúncio no jornal? Ou, então, por terem ouvido sobre sua empresa no rádio?.
Já com o marketing digital, todo o resultado do percurso do lead nas suas estratégias de marketing pode ser medido.
A grande vantagem nisso é que, avaliando esses resultados, você pode mudar a estratégia a qualquer momento e, além disso, aprender com a falha para otimizar seus próximos esforços de marketing.
Uma propaganda em rede nacional, por exemplo, tem altos custos com produções, atores e tempo de exibição na emissora. Se a campanha não der resultados, refazê-la vai sair ainda mais caro. Já uma campanha de Google Ads pode ser pausada e refeita a qualquer momento, sem grandes investimentos.
Com o marketing digital, você tem todas as ferramentas para segmentar seu público alvo, como o HubSpot ou o RD Station, e fazer estratégias focadas nele. Com a segmentação, você tem:
Vamos a um exemplo bem básico: supondo que você vende um sistema para escolas de educação básica, instituições de ensino superior, cursos técnicos e profissionalizantes e escolas de idiomas, por exemplo.
É um grupo bem grande para atender, não é? Com o marketing digital, você vai segmentar, ou seja, dividir esses grupos, identificá-los e categorizá-los, para atender com mais precisão as necessidades de cada um deles.
Com isso, você também consegue oferecer uma comunicação personalizada. O e-mail que você manda para a educação básica, por exemplo, pode não fazer sentido lá no ensino superior. Os calendários são diferentes, o público tem outro perfil.
E, é claro, seu cliente gosta de exclusividade. Se ele sentir que sua comunicação é personalizada e atende exatamente às dores da rotina dele, você terá mais oportunidades de vendas.
É a mesma dinâmica de um grupo de amigos, em que o relacionamento se fortalece ao longo do tempo e com a convivência. Com o tempo, você passa a conhecer melhor os problemas de cada um, bem como as preferências, necessidades e o que eles têm em comum.
A segmentação do marketing digital funciona dessa mesma maneira na sua empresa. Você conhece cada grupo de consumidor e, a partir disso, pode aumentar a eficiência das suas estratégias.
Entretanto, para investir em marketing digital, você precisa estar ciente que nem todo anúncio que você fizer vai te render centenas de vendas. Precisa prestar atenção em alguns pontos. Veja quais:
Uma das principais barreiras que pode existir no marketing digital é a alta concorrência. Como há alcance global, possibilidade de mensuração, segmentação e engajamento, existem muitas marcas competindo e pode ser difícil se destacar na multidão.
Por isso, para conseguir clientes com o marketing digital, você vai precisar se preparar para conquistar a atenção do lead, oferecer um site ou conteúdo muito bom para nutri-lo, promover a continuidade do relacionamento para engajá-lo e levá-lo mais perto do momento de decisão de compra.
Além disso, esse conteúdo não pode ser feito de qualquer jeito. Você vai precisar criar campanhas certeiras, com estratégias de copy e de SEO. De nada adianta produzir conteúdo em massa se ele não tem como objetivo alcançar a primeira página do Google – mesmo que seja a longo prazo.
De acordo com o Hubspot, 75% das buscas não avançam para a segunda página da plataforma. É por isso que o seu conteúdo precisa ser pensado para estar na primeira. Entretanto, isso vai demandar tempo e também investimento em profissionais que tenham conhecimento e técnica para desenvolver tais conteúdos dentro de uma ordem e estratégia de marketing.
Leia mais: Estratégias de marketing com foco no tráfego orgânico: veja como explorar para vender mais
Outro ponto importante de atenção é o gerenciamento de relacionamento com o cliente, um processo que pode ser bem desafiador.
Se você já foi esquecido por alguma empresa com a troca de vendedor ou, pior ainda, se sua empresa já perdeu alguma venda por deixar de ter contato com o cliente, você já deve saber da importância dessa etapa.
De nada adianta ter um plano de chamadas ilimitadas para seu time comercial usar e captar novos clientes se não há esforços no fechamento de vendas.
Entretanto, esse desafio do marketing digital pode ser superado facilmente se você utilizar um CRM. Não é à toa que seja o mercado de software com crescimento mais rápido, de acordo com o relatório Market Analysis Report de 2021.
Leia mais: Entenda por completo o CRM: uma ferramenta para vender mais e fidelizar clientes
Por meio de um CRM, como o HubSpot, é possível gerenciar todo o processo de marketing e comercial e deixá-lo alinhado, sem barreiras e dificuldades para o cliente, o que hoje é indispensável para a sobrevivência de um negócio.
Vamos a um exemplo bem prático: a venda de softwares para os mais diversos segmentos não se limita a apenas uma cidade. Ela pode ser feita em todo o Brasil e – se houver versões disponíveis em outros idiomas – até mundo afora.
O mesmo vale para várias empresas B2B, que normalmente têm um processo de vendas mais longo e precisam manter um relacionamento constante com o cliente.
Leia mais: Como o Inbound Marketing pode ajudar sua empresa de software a crescer?
Com o marketing digital, além de ser possível vender mais longe, você ainda consegue gerenciar o seu relacionamento com o cliente.
Só atrair visitantes não é o suficiente: você precisa gerenciar o relacionamento com o cliente e garantir que ele vai finalizar a compra. Essa é a diferença, na prática, do marketing digital.
Esse é o caso da Dental Office, empresa de software para dentistas que alcançou 405% mais visitantes em 01 ano com a Aconcaia. Somente em 2019, a Dental teve 67% mais oportunidades diretas e quentes para o comercial e aumentou 104% os negócios gerados, tudo por conta de investimentos constantes em marketing digital.
A empresa estabeleceu estratégias de marketing certeiras, focadas em atrair, nutrir, converter leads e fidelizar clientes.
Caso ela tivesse optado somente por marketing tradicional, precisaria de muito mais investimento para alcançar clientes de todos os cantos do Brasil.
Além disso, teria dificuldade para levar essas oportunidades quentes para o comercial, devido a ruídos na comunicação entre os times e a falta de ferramentas para análise de dados.
Você precisa encontrar o que funciona para sua empresa, com base na realidade dela. Vou te dar algumas dicas de como fazer isso:
Se você está buscando um veredito sobre a questão “marketing digital ou marketing tradicional?”, nossa resposta é: tudo se resume a quem é seu público alvo.
Os canais de marketing tradicionais costumam alcançar melhor a geração Baby Boomer e a Geração X – pessoas que ainda gostam de ter uma Rolling Stone nas mãos, por exemplo.
Em contrapartida, jamais subestime o marketing digital. Ele é uma rota perfeita para todas as idades, não apenas para os millennials e a Geração Z.
Ou seja: você pode investir em marketing tradicional, mas ele precisa continuar no digital se o seu público estiver lá.
Distribua seus esforços de marketing de acordo com a necessidade, mas sempre tendo em mente o mesmo objetivo: chegar no seu cliente. Não pode ser uma corrida no escuro, caso contrário, você vai se decepcionar com o ROI.
Por fim, se você acha que o marketing tradicional não funciona para você e seu público está imerso no digital, se concentre nisso. O marketing digital oferece o melhor retorno sobre investimento e não tem fronteiras.
Se você quiser saber mais sobre como o marketing digital pode potencializar os resultados da sua empresa e provar tudo o que falamos aqui hoje, conheça a Aconcaia. Somos especialistas em Inbound Marketing e na implantação de ferramentas potencializadoras, podendo transformar a forma como sua empresa se relaciona com o digital.