Parece que foi ontem que começamos no mundo do Marketing Digital. Ainda lembro da empolgação que tive ao aprender sobre o poder que a otimização para os mecanismos de busca (SEO) possui no cenário online. Sendo assim, avançando para o dia de hoje, não poderia estar mais empolgado para falar sobre os mais novos recursos de SEO para o LinkedIn, fornecendo aos profissionais, como nós, os recursos necessários para ampliar nossa presença online.
Você pode até se perguntar: “por que o LinkedIn, uma plataforma de Networking, está focando em SEO?”. Bom, a verdade é que a rede social evolui muito desde que era apenas um lugar para criar e divulgar seu currículo digital.
Atualmente, a ferramenta também se posiciona como um Hub para que profissionais possam conectar-se, trocar insights valiosos, compartilhar expertise, conseguir empregos ou até mesmo novos clientes.
Ou seja, tanto para indivíduos como para empresas, otimizar a presença no LinkedIn se tornou tão importante quanto otimizar seus sites. Portanto, os novos recursos de SEO do LinkedIn chegaram em um momento perfeito.
Sem contar que a plataforma sempre foi gigante para o Marketing B2B, contando com uma base de aproximadamente 800 milhões de usuários em mais de 200 países e territórios. Certamente você não quer que seu perfil na ferramenta ou página da empresa fique perdida nessa multidão. É aí que entram os recursos de SEO do LinkedIn. Veja só:
De forma breve, o Linkedin Pulse é uma plataforma de publicação de conteúdo do LinkedIn que permite que os usuários publiquem artigos, posts e atualizações sobre assuntos profissionais e de negócios. Ou seja, o objetivo do Pulse é ajudar os usuários a construírem sua marca pessoal, expandindo sua rede e aumentando sua visibilidade, tanto na própria plataforma quanto no Google.
Dito isso, os usuários da plataforma podem acessar o Pulse por meio de suas contas do LinkedIn e publicar seus próprios artigos ou seguir outros usuários e empresas para ler postagens e se manterem atualizados com as últimas tendências e novidades do setor de mercado que estão inseridos.
🧠 Aprofunde seu conhecimento sobre KPIs de SEO: indicadores que precisam ser acompanhados.
Além disso, a plataforma também oferece recursos de análise para que os usuários possam ver como seu conteúdo está sendo recebido e descoberto pelos demais usuários que acompanham seus artigos.
Por fim, o LinkedIn Pulse é uma ferramenta poderosa em estratégias de para profissionais de Marketing, empresários, freelancers e demais interessados que desejam estabelecer uma presença online na plataforma e compartilhar conhecimentos e expertise com uma audiência mais ampla.
O LinkedIn possui mais de 364 milhões de perfis profissionais em todo o mundo, hoje essa rede se tornou fundamental na vida de muitas empresas que a utilizam.
Mas como conseguir destaque na plataforma e aumentar o engajamento e a atração de leads por meio dela? Bom, antes de você começar a investir em LinkedIn SEO, é preciso seguir alguns passos em sua company page.
As company pages mostram as características e diferenciais da empresa, ela possibilita gerenciar anúncios, capturar insights e obter muitos dados importantes sobre seu público-alvo, além de aproximar o alvo da empresa e mostrar seus produtos de forma dinâmica.
Veremos agora alguns requisitos para decolar sua company page:
Você deve ter um perfil pessoal no LinkedIn, com seu nome e sobrenome.
Seu perfil precisa estar ativo e com várias conexões. Seu perfil deve ter força intermediário ou perfil campeão.
Você é um funcionário atual da empresa e seu cargo é listado na seção experiência do seu perfil.
Você possui um endereço de e-mail corporativo, adicionado e confirmado na sua conta do LinkedIn.
Sua empresa precisa ter domínio de e-mail próprio para poder criar uma Company Page, não é possível usar domínios como Gmail, Hotmail, Yahoo ou outros serviços genéricos.
São páginas dentro do LinkedIn que são acessadas ao lado direito na página principalmente da empresa. Nela, você pode promover um produto ou serviço específico.
O layout é dividido em duas colunas, o que vai ajudar sua empresa a criar conteúdo com textos, imagens, vídeos, artigos e links e atingir com mais facilidade o público consumidor e melhores resultados com o SEO LinkedIn.
Interligar todos os seus funcionários no LinkedIn faz com que a empresa amplie sua exposição orgânica. Essa é uma excelente tática, para empresas com muitos funcionários, existe também o “grito do escritório” que é quando todo mundo da equipe divulga o conteúdo.
Uma Company Page chama atenção do Google, isso ajuda nas estratégias de SEO. Certifique-se de que você está selecionando as palavras-chave certas para seu público-alvo.
Usar as palavras-chave na descrição da empresa também pode melhorar a classificação no LinkedIn.
Personalize o URL da sua página, entre nas configurações do LinkedIn e clique em “perfil de público”, crie uma URL simples e use o nome da empresa se estiver disponível.
Diferente de um perfil pessoal, a Company Page permite promover conteúdos patrocinados, segmentando o público e o foco, muitas vezes seus resultados são superiores aos do Facebook.
Essas ações levam ao aumento de tráfego do seu site em curto tempo e pode ser uma alternativa de curto prazo ao LinkedIn SEO.
É possível ver a quantidade de visualizações, cliques e engajamento que cada uma das últimas publicações gerou. Assim conseguimos identificar o que ressoou melhor com a audiência e ajustar o discurso para as próximas publicações.
Através das Company Pages é possível visualizar vários perfis de profissionais com informações sobre cargos, setor, porte da empresa, isso permite entender se seus conteúdos estão certos para atrair o público desejado.
Você pode ganhar seguidores através de botões sociais. Há diversos plug-ins que levem os usuários a seguir sua página.
Não fique prezo nessa rede, coloque seu endereço do LinkedIn em seu site, e-mails, cartões de visita e tudo mais para divulgar sua página. O LinkedIn é um ótimo canal, e se usado de forma estratégica sua empresa na certa terá muito sucesso.
Para criar conteúdo no LinkedIn Pulse você deve, primeiramente, ativar o “Modo de Criação” em seu perfil:
Após isso, acesse a seção “Escrever um artigo” na página inicial, assim, você já poderá começar a escrever seu artigo diretamente na plataforma e usar o editor de texto fornecido.
Esse editor é bastante intuitivo e oferece diversas opções de formatação para ajudar na criação de um conteúdo bem estruturado e atraente em seu perfil. Assim, é possível adicionar imagens, links, vídeos e outros elementos multimídia para tornar seu artigo mais dinâmico e interativo.
Além disso, o Pulse também permite que você adicione tags em seu artigo para ajudar os usuários a encontrá-lo mais facilmente. As tags são palavras-chave relacionadas ao conteúdo do seu artigo e ajudam a categorizá-lo sem seções relevantes da rede social.
Depois de terminar de escrever e formatar seu artigo no LinkedIn, você pode revisá-lo e editá-lo antes da publicação, pois, após ela, seu conteúdo se tornará acessível para outros usuários que poderão ler, comentar, compartilhar e interagir com seu conteúdo.
Por fim, ao publicar frequentemente no LinkedIn Pulse, você aumenta sua visibilidade na plataforma, estabelece sua autoridade na área de atuação e atrai novos seguidores e oportunidades de negócio.
Vejamos de maneira mais aprofundada e com exemplos práticos, como os benefícios do LinkedIn Pulse podem afetar sua carreira profissional ou sua empresa:
Exemplo prático: imagine que um consultor de Marketing Digital pode escrever um artigo no LinkedIn sobre como as empresas podem usar as redes sociais para expandir sua presença online. Este artigo pode ser visto por profissionais do setor de marketing de outras empresas que podem estar interessadas em contratar os serviços do consultor ao notarem sua expertise no assunto.
Exemplo prático: um advogado especializado em propriedade intelectual pode escrever um artigo no LinkedIn Pulse sobre as principais questões legais que as empresas precisam considerar ao proteger suas marcas registradas. Este artigo pode ajudar a estabelecer o advogado e seu escritório como especialistas na área e a atrair novos clientes.
Exemplo prático: um gerente de recursos humanos pode escrever um artigo no LinkedIn sobre as melhores práticas para recrutamento e retenção de funcionários. Os comentários e perguntas dos leitores podem ajudar o gerente de recursos humanos a entender melhor as necessidades dos profissionais de RH e a criar conteúdo mais relevante e útil.
Exemplo prático: um especialista em finanças pode escrever um artigo no Linkedin sobre as melhores práticas para investir em ações. Este artigo pode ser compartilhado em outras redes sociais, levando um número maior de interessados para a plataforma e aumentando consideravelmente o número de acessos e de engajamento no seu perfil.
🧠 Veja como criamos uma estratégia de SEO de sucesso na prática: Case de sucesso Golfleet: criação de site e estratégias de SEO.
Bom, agora que você já identificou alguns dos principais benefícios que o LinkedIn Pulse pode te proporcionar, vamos dar uma olhada nos novos recursos de SEO integrados à ferramenta de artigos do LinkedIn.
Essa iniciativa da rede social, visa auxiliar os profissionais e negócios que procuram ter um maior alcance por meio da otimização para mecanismos de busca. Além disso, também abordaremos outras duas funcionalidades que possuem o objetivo de dar destaque a artigos no perfil e facilitar o disparo de newsletters internas no site. Acompanhe:
A partir da data de lançamento, os usuários agora têm a possibilidade de personalizar duas importantes tags, o SEO Title e Meta Description, ou, no português: Título de SEO e Descrição de SEO.
Esses elementos se referem aos textos exibidos nas SERPs (Páginas de Resultados de Busca) dos buscadores, ou seja, farão com que seus artigos apareçam nas pesquisas dos usuários no Google, por exemplo, da mesma maneira que páginas de sites e blogs aparecem, por exemplo.
O Título de SEO, ou Title Tag, pode ser diferente do título da página, também conhecido como Título H1 ou Heading 1. Antigamente, o LinkedIn mostrava o H1 na SERP, o que poderia prejudicar o tráfego ao artigo, pois a Página de Resultado de Busca possui um limite médio de 60 caracteres, o que poderia comprometer o entendimento do usuário e fazer com que ele não clique na página.
Sendo assim, essa mudança agora leva um maior dinamismo aos artigos do LinkedIn Pulse pois, agora, os leitores terão acesso a um SEO Tilte completo, além de possibilitar uma melhor exploração de termos de pesquisa dos buscadores.
Já a Meta Description ou Meta Descrição SEO, trata-se mais de um resumo do conteúdo do artigo, com até 160 caracteres. Ou seja, uma prévia daquilo que será visto na página.
Na maioria das vezes, esse é o trecho que aparece junto ao Title SEO nos resultados, mas, em certas pesquisas, é possível que o mecanismo de busca elabore ou selecione outro pedaço do seu artigo que considere mais relevante para aquele usuário.
Ainda assim, é uma excelente oportunidade para despertar o interesse de possíveis leitores e convencê-los de que seu artigo vale a pena ser lido.
Em resumo, os artigos publicados no LinkedIn Pulse são indexados e classificados pelo Google e demais mecanismos de busca como qualquer outra página, sendo essa uma excelente oportunidade de utilizar a autoridade do domínio da plataforma para alcançar um público ainda maior.
🧠 Entenda como funciona o algoritmo do Google e como ranquear na primeira página das SERPs.
Mas, é preciso ter em mente que trata-se de um canal de mídia “alugado”, já que o usuário está sujeito às alterações de regras da rede social, o que não ocorre em canais proprietários, como sites e blogs da sua empresa, que ainda devem ser prioridade.
Por essa razão, esses canais são, geralmente, utilizados como vetores para atrair o público para um ambiente próprio e controlável por meio de links.
Outra atualização do LinkedIn que pode ajudar os criadores de conteúdo são os Destaques, que agora permitem a seleção de conteúdos publicados no próprio perfil.
Com isso, torna-se possível destacar diferentes formatos de conteúdos como vídeos, imagens ou documentos. Assim, as peças selecionadas serão mostradas primeiro na aba “atividades” do usuário, diferentemente de sua versão anterior, em que a prioridade era definida somente pela data de publicação.
Outra funcionalidade e também vantagem gigante que o LinkedIn oferece, é uma funcionalidade semelhante às presentes em ferramentas de e-mail marketing, como o HubSpot Marketing Hub ou RD Station, onde é possível enviar newsletters para pessoas que se inscrevem por meio dos botões da plataforma, as chamadas “Newsletter de autor”.
Por meio dela, seus assinantes recebem as novidades e notificações quando seus conteúdos novos são publicados. Assim, por meio dos updates, os perfis pessoais ou company pages poderão programar tanto newsletters quanto artigos, aumentando a capacidade de planejamento dos criadores de conteúdo.
Além disso, um novo botão para inscrição com um clique pode ser adicionado aos seus conteúdos publicados.
Bom, como você já percebeu, o título de SEO e a meta descrição permitem um melhor ranqueamento do Google e outros mecanismos de busca, assim como as demais regras de otimização de conteúdo para motores de busca.
Dito isso, além de aumentarem o tráfego para os seus artigos no LinkedIn Pulse, também é possível aumentar o tráfego orgânico dos seus domínios próprios, como sites e blogs, ao colocar links para que seus leitores possam acessá-los. O que, inclusive, é uma excelente estratégia.
Por fim, vejamos a seguir algumas outras boas práticas de SEO para que seus artigos do LinkedIn sejam ainda mais bem posicionados nas pesquisas.
Para que você possa ranquear seus artigos do LinkedIn em melhores posições nos buscadores, separei algumas boas práticas de SEO que podem ser utilizadas. Veja só:
Ao seguir essas dicas de SEO para LinkedIn, você pode aumentar a visibilidade do seu artigo e melhorar seu ranqueamento nos mecanismos de busca.
Bom, caso queira garantir as melhores técnicas de SEO em seus conteúdos, seu site e até mesmo no próprio LinkedIn, conte conosco: