Como um especialista em marketing, você entende a importância de criar conteúdos relevântes e bem direcionados, que ecoem em seu público. Ou seja, não se trata apenas de juntar algumas frases e informações aleatórias — é sobre elaborar uma mensagem que fale diretamente às necessidades e interesses de seus leitores e, acima disso, ajude-os a sanar problemas.
Dito isso, com a abordagem e as ferramentas certas à sua disposição, é possível criar post blogs cativantes que ajudam a entregar um valor real e a estabelecer sua marca como autoridade no seu nicho de atuação. Assim, vamos explorar como a IA da HubSpot pode te ajudar a alcançar esse objetivo.
Essa ferramenta simplifica o processo de criação não somente de postagens de blogs, como também de e-mails e landing pages, tudo isso utilizando a Inteligência Artificial para estruturar suas ideias, seu SEO, seu tom de voz e gerar tópicos relevantes.
Dessa maneira, para obter o máximo dessa ferramenta, é importante já ter uma compreensão clara do seu público-alvo e dos tópicos que estão interessados. Com isso tudo em mente, você já pode começar a usar o Gerador de Conteúdo para te ajudar a construir blogs que envolvam e encantem seu público. Vejamos como:
Anunciado junto do ChatSpot, o HubSpot Content Assistant — Gerador de Conteúdo, em Português — é outra ferramenta de Inteligência Artificial produzida pela HubSpot em conjunto com a OpenAi, empresa criadora do ChatGPT.
Mas, não se engane, ao contrário do que muitos pensam quando falamos em ferramentas de Inteligência Artificial, as duas IAs da HubSpot foram pensadas para auxiliar e potencializar ações dentro do CRM e seus 5 Hubs, não substituir pessoas.
🧠 Entenda como cada um dos 5 Hubs funcionam:
Ou seja, o Gerador de Conteúdo da HubSpot não foi feito para criar blogs completos, totalmente otimizados para os buscadores, com conteúdos totalmente originais e relevantes para suas personas, mas sim para potencializar sua produtividade e maximizar seus resultados nas estratégias de conteúdo, afinal, o Google ainda quer que os conteúdos escritos sejam de humanos para humanos.
Portanto, com a ferramenta é possível gerar ideias, resumos, esboços, parágrafos e até mesmo e-mails de venda com comandos simples. Escrever e reescrever parágrafos, títulos e meta descrições ficou mais simples também.
É a funcionalidade perfeita para empresas que querem impulsionar suas estratégias de Inbound Marketing no HubSpot, ao mesmo tempo em que economizam tempo e recursos.
Antes de adentrarmos cada possibilidade que o Gerenciador de Conteúdo da HubSpot nos proporciona em estratégias de conteúdo, vamos observar rapidamente do que ele é capaz:
Bom, basicamente, os recursos mais notáveis do Gerador de Conteúdo são os comandos de barra “/” e os comandos de realce “⚡”.
Como o próprio nome sugere, são prompts, ou comandos, realizados a partir da digitação de uma barra no texto “/” no editor de blog, e-mail, landing pages ou páginas de site, o que possibilita a geração de texto usando a IA.
Com esse tipo de comando, é possível gerar:
Além disso, ao serem utilizadas nas opções de criação de páginas de site e landing pages, também incluem a geração de títulos de páginas, subseções e parágrafos.
Já os comandos de realce estão disponíveis no blog, nas páginas de site, landing pages, e-mails de marketing e no editor da base de conhecimento, sendo identificável pela símbolo de um pequeno raio:
Para que apareça, é necessário selecionar o texto que será “realçado” ou “otimizado”, obtendo as seguintes opções:
Além dos recursos de “reescrever”, “expandir”, “resumir” e “alterar tom”, a IA da HubSpot também possui uma funcionalidade geradora de e-mails de vendas, que permite criar e-mails de apresentação, divulgação fria e acompanhamento:
Para usar essa funcionalidade, é preciso adicionar a extensão do HubSpot Sales Hub ao seu Google Chrome e conectar ao seu painel do HubSpot CRM, com isso feito, basta ir em “Escrever” e selecionar a opção “Escreva um e-mail para mim”.
Dito isso, para escrever um e-mail em português, é preciso especificar na opção “Em poucas palavras, escreva o que deseja comunicar neste e-mail”, que o e-mail precisa ser em português, como no exemplo abaixo:
Após isso, você obterá o resultado:
Existem diversos motivos para que profissionais de marketing, especialmente aqueles adeptos à metodologia de Inbound Marketing, considerem o uso do HubSpot Content Assistant. Vejamos os principais:
Ambas Inteligências Artificiais do HubSpot possuem funções e finalidades diferentes, mesmo se assemelhando em algumas partes, já que o ChatSpot, por exemplo, também é capaz de fazer rascunhos de blog e e-mails.
Mas, enquanto o ChatSpot é uma plataforma separada do CRM em que, por meio de comandos, realiza ações dentro do próprio Hub, como criar listas e reunir dados, o Gerenciador de Conteúdo é como uma funcionalidade fundida dentro do HubSpot, sendo encontrada nas ferramentas que incluem a criação de texto em seus propósitos, como na ferramenta de e-mails, blogs, landing pages, entre outras.
Ou seja, enquanto você pode acessar o ChatSpot em seu endereço “https://chatspot.ai/chat”, é preciso adentrar as ferramentas citadas para usar o Gerenciador de Conteúdo. Afinal, a finalidade dessa Inteligência Artificial é ser um assistente na produção de conteúdos.
🧠 Aprenda como potencializar o HubSpot com o uso dos fluxos de trabalho.
Agora, para te ajudar a entender um pouco mais sobre como usar essa ferramenta, separei alguns exemplos práticos de comandos usados e dos conteúdos gerados pelo HubSpot Content Assistant:
Resultado traduzido:
Resultado traduzido:
Resultado traduzido:
Resultado traduzido:
Para exemplificar os prompts ou comandos de realce, utilizaremos o texto gerado pela função “Gerar conclusão” do subtítulo passado:
Dito isso, caso você queira garantir o melhor uso de ferramentas e a maximização de resultados no seu HubSpot, conheça o serviço de sustentação da Aconcaia: