Rastreamento de origem de leads com HubSpot: conheça as propriedades de fonte original e fonte mais recente

Aprenda como funciona o rastreamento de origem de leads no HubSpot e conheça as propriedades de fonte original e fonte mais recente de seus contatos.

6 min de leitura

Contexto no marketing e nas vendas é tudo. Antes de começar o contato com seus leads — não importa onde estejam no funil de vendas — você deve saber como eles encontraram sua empresa. Afinal, isso vai ajudar a definir sua estratégia de nutrição de leads e suas discussões com eles. 

Algumas empresas chamam essa informação de “primeiro contato”. Ferramentas usam outros termos como “fonte” ou “origem” e, no HubSpot, este primeiro ponto de contato é chamado fonte de lead, ou ainda, fonte original

Diante disso, o relatório de atribuição e origem se torna um elemento importante e poderoso nas operações de receita. No fim das contas, ele influencia diretamente nas tomadas de decisão orçamentárias e de ROI (Retorno Sobre Investimento).

Sendo assim, para te ajudar a relatar e analisar suas fontes de leads no HubSpot, separamos as 6 propriedades nativas que capturam dados de origem nos seus contatos da plataforma, entre outras informações. Acompanhe: 

CTA

O que é uma fonte de lead? 

De forma breve, uma fonte ou origem de lead é o primeiro canal no qual seu lead encontrou a sua empresa. 

Isso pode acontecer por meio de uma pesquisa no Google, clicando em um anúncio para o seu site ou ainda em um link de rede social que encaminha para o seu domínio. Assim, isso são exemplos de potenciais fontes de leads, mas existem muitas outras.

Vejamos alguns deles: 

  • Caso eu visite um site por meio de uma pesquisa no Google e depois converta em um formulário — tornando-me um lead para a empresa— minha fonte de lead vai ser “pesquisa orgânica”, pois foi como encontrei o site pela primeira vez.

  • Se eu clicar em um anúncio pago em uma página de resultados de pesquisa do Google, chegar ao site e converter com um formulário, minha fonte de lead será “pesquisa paga”.

  • Se eu clicar em um link em um site que me direciona para outro site em que converterei, minha fonte de lead vai ser “referência”.

  • Agora, se eu clicar em um link em redes sociais que me direciona para outro site em que converterei, minha fonte de lead será “mídia social”.

  • Caso eu clique no link de um e-mail marketing para chegar ao site e converter nele, minha fonte de lead vai ser “e-mail marketing”

Por que o rastreamento de origem de leads é importante? 

Como você já sabe, contexto é tudo. Portanto, se você souber como os leads chegam até você, vai poder adaptar seus esforços e ações de marketing para conseguir aumentar suas conversões

Assim, esse rastreamento é importante tanto para o marketing — para visualizar os canais que dão mais conversão — como também para realizar comparações entre as conversões e vendas.

Por exemplo,  caso você tenha poucos leads originados de suas estratégias de e-mail marketing, mas todos eles são muito bem qualificados para sua equipe de vendas, é um sinal que esse é um excelente canal para sua empresa e precisa de otimização para atrair mais leads

Para as vendas, isso também significa mudança de script. Afinal, quando eu sei a origem do lead, posso mudar meu discurso de venda, adaptando-o conforme suas dores e necessidades e elaborando um discurso mais próximo para conseguir melhores resultados

Com essas informações e mais o histórico, é possível ter toda essa noção para saber direcionar melhor suas chamadas e qualificações para cada contato. 

Além disso, também é possível ver qual fonte original dá os melhores resultados e quais sua empresa está gastando muito dinheiro para obter poucos resultados

Assim, as fontes de leads são fundamentais para guiar seus esforços e suas ações de marketing, principalmente na aquisição de clientes. 

Origem de leads no HubSpot: fonte original e fonte mais recente | Fluxo

Como as fontes de leads vão ajudar a gerenciar suas ações de marketing? 

Um casal que funciona muito bem é o de relatórios e fontes. Afinal, com ambos é possível ver quais canais geram mais conversões em seu site e quais dessas conversões realmente se transformaram em clientes. 

Caso você gere 80% de seus clientes por meio do tráfego orgânico, por exemplo, não seria melhor investir mais nesse canal ao invés de gastar mais dinheiro com canais que não convertem de jeito nenhum? 

Dessa maneira, as fontes de leads permitem que sua empresa seja mais realista sobre suas atividades de marketing ao direcionar investimentos para canais com alta capacidade de conversão. Sendo assim, você economiza dinheiro e maximiza seu ROI.

Além de que, com o HubSpot Marketing, você também pode elaborar fluxos de trabalho em torno deles para se concentrar e dar mais valor para leads específicos

Ler mais: Guia de automação do HubSpot: potencialize o uso da plataforma com as ferramentas dos fluxos de trabalho. 

Caso você administre uma empresa de pequeno ou médio porte, você vai obter mais oportunidades de negócio ao investir em canais que geram retorno, pelo menos no início. 

Agora, no caso de grandes negócios, o orçamento de marketing provavelmente deve ser distribuído para diferentes canais por um longo período. De modo contrário, empresas menores devem vincular seus investimentos a objetivos de negócio específicos. 

Por fim, ao entender exatamente quais canais direcionam tráfego ao seu site e geram leads para o seu negócio, é possível personalizar seu conteúdo para esses canais específicos.

Um forte exemplo é se a maioria dos leads chegar pela pesquisa orgânica, a criação de blogs e de páginas na web que ajudem mais visitantes a chegarem no seu domínio, pode ajudar. 

Ainda não tem HubSpot? Saiba de quais módulos e planos sua empresa precisa:

Origem de leads no HubSpot: fonte original e fonte mais recente | Fluxo

Quais são as diferentes propriedades de fontes de leads no HubSpot? 

Prontos para serem adicionadas aos seus relatórios, as fontes de leads ou registros de contato do HubSpot incluem conjuntos duplos de 3 propriedades de origem.

O primeiro conjunto é voltado para as fontes originais, ou seja, registra como o contato entrou pela primeira vez em seu CRM ou interagiu com sua organização. 

Ler mais: Entenda o CRM: uma ferramenta para vender mais

Assim, toda vez que um novo contato (lead) é criado, essa informação é adicionada automaticamente conforme ele foi adicionado no banco de dados do CRM, não podendo ser editados. 

  • Fonte original (seleção suspensa)
  • Fonte original aprofundada 1 (texto de linha única)
  • Fonte original aprofundada 2 (texto de linha única)

Já o segundo conjunto é para a fonte mais recente e inclui uma estrutura idêntica com duas propriedades de detalhamento. Assim, sua principal diferença é que essa fonte é atualizada toda vez que o lead realiza uma nova ação, afinal é sobre sua última fonte (a mais recente). 

  • Fonte mais recente (seleção suspensa)
  • Fonte mais recente aprofundada 1 (texto de linha única)
  • Fonte mais recente aprofundada 2 (texto de linha única)

Confira as opções padrão listadas abaixo em conjunto com o detalhamento dos dados que o HubSpot captura nas propriedades de detalhamento que o acompanham:

Fonte original ou mais recente Detalhamento de fonte original ou mais recente 1 Detalhamento de fonte original ou mais recente 2
Pesquisa orgânica Termo de pesquisa, se disponível Site de busca
Pesquisa paga  Campanha Termo de pesquisa, se disponível
Social orgânico  Plataforma de mídia social Campanha
Social pago Plataforma de mídia social Campanha
Referências Domínio do site de referências Sequência de URL do site de referência
E-mail marketing Campanha Nome de e-mail do HubSpot
Tráfego direto URL de entrada N/D
Outras campanhas Campanha Fonte / Meio
Fontes off-line Canal / ferramenta / plataforma offline:
IMPORTAÇÃO, VENDAS,API, BATCH_UPDATE, CONTACTS_WEB, MOBILE_IOS, SALESFORCE, BOT, REUNIÃO, EXTENSÃO, APRESENTAÇÕES
Meio off-line específico, como “BCC_TO_CRM”, “salesforce-createdby”, entre outros. 

Dessa maneira, quando essas propriedades são combinadas conseguem identificar o primeiro e o último toque (original e mais recente) com seus leads. Mas, você também pode incluir atribuição multitoque ao usar uma lista com critérios para o valor da propriedade fonte mais recente “já foi igual a”

Ler mais: Case de sucesso Sponte: implementação HubSpot em 45 dias

Onde encontrar a fonte original ou fonte mais recente de um contato no HubSpot? 

Para encontrar a fonte original de um contato específico, basta acessar no painel do HubSpot a aba “Contatos” no canto superior direito e depois novamente em “Contatos” no menu suspenso

Após isso, você deve ter uma lista com todos os seus leads. Selecione o contato que está procurando, clique nele e, em seguida, você verá o perfil com o valor da fonte original definido à esquerda. 

Origem de leads no HubSpot: fonte original e fonte mais recente | Fluxo

Para entender melhor cada opção de fonte original e mais recente, separamos seus valores registrados no HubSpot por padrão:

  • Mídia social: Twitter, LinkedIn, Facebook e Instagram são alguns dos canais usados para que os visitantes encontrem sua empresa online, assim, formando leads que geralmente se encontram no estágio inicial da jornada do comprador.

  • E-mail marketing: os links de rastreamento são adicionados de forma automática pelos e-mails enviados pelo HubSpot. Assim, qualquer visitante que chegue em seu site por um desses links receberá a fonte original de “e-mail marketing”.

  • Pesquisa orgânica: mecanismos de busca como o Google são outra forma dos interessados encontrarem seu negócio. Os leads gerados por esse meio geralmente possuem grande potencial de virarem clientes, mas também em sua grande maioria nos primeiros estágios da jornada de compra.

  • Mídia social paga: leads gerados em anúncios de redes sociais. Geralmente já estão mais avançados na jornada de compra e estão considerando suas opções ou prontos para comprar. Afinal, a maioria de nós não clica em anúncios pagos, a menos que realmente queiramos adquirir o serviço ou produto anunciado.

  • Pesquisa paga: assim como os anúncios em redes sociais, os leads gerados pela pesquisa paga também já se encontram mais avançados na jornada.

  • Referências: são cliques de links em outros sites — fora do seu domínio —, que direcionam para o seu.

  • Tráfego direto: são os leads que visitaram seu site pela primeira ou última vez ao digitarem sua URL, ou por meio de um canal, ou fonte não rastreável pelo HubSpot, como, por exemplo, por link compartilhado no WhatsApp.

  • Outras campanhas: caso você tenha campanhas monitoradas com URLs de rastreamento específico, os leads gerados por elas vão receber o valor de origem original de “outras campanhas”. 

    Mas, você ainda pode configurar o rastreamento de forma personalizada para usar fontes fora da seleção acima, como o marketing direto, programas de afiliados/parceiros, eventos e shows, entre outros

  • Fontes off-lines: referem-se a contatos e clientes originados fora da sua hospedagem, como aqueles que foram importados. Portanto, estão ocultas por padrão no HubSpot. 

Propriedade de contato “Primeira página vista” 

Para maximizar ainda mais suas estratégias de conteúdo, com HubSpot, sua equipe de marketing também conta com a propriedade do contato “Primeira página vista”, que também funciona como um tipo de fonte que aponta qual foi o primeiro conteúdo visualizado pelo lead em seu site

Ler mais: SEO na produção de conteúdo para empresas de software

Por exemplo, caso você tenha um conteúdo que está trazendo muitas visualizações, leads e clientes, você pode colocar um valor em todos os conteúdos cujo a primeira página vista foi aquela página. 

Assim, essa propriedade gera uma indicação de qual conteúdo gera mais atividade para o seu negócio, permitindo que você seja mais estratégico na criação de conteúdo. 

Como criar seu relatório com a fonte original ou fonte mais recente no HubSpot? 

A seguir, você confere vários exemplos de relatórios que podem ser criados com base em diferentes combinações das propriedades de origem. 

Dica: utilize o novo Criador de Relatórios Personalizados do HubSpot sempre que possível. Ele fornece a capacidade de combinar vários tipos de dados com combinações mais profundas de filtros personalizados e tabelas dinâmicas.

Ler mais: Marketing de performance: tenha estratégias quantificáveis

Relatório de fontes mais recentes da HubSpot

Origem de leads no HubSpot: fonte original e fonte mais recente | Fluxo

Ao entrar na ferramenta de relatórios, crie um relatório de objetivo único para contatos (leads), então, inclua a última fonte conhecida em seus filtros e também na guia de dados. 

Após isso, adicione a propriedade ao relatório com a contagem de contatos para relatar o número de contatos com valores diferentes para a fonte mais recente

Relatório de fonte original da HubSpot vs Relatório de fonte mais recente

Origem de leads no HubSpot: fonte original e fonte mais recente | Fluxo

Na ferramenta de relatórios, crie um relatório de objetivo único para contatos e inclua a fonte mais recente em seus filtros. Na guia de dados, selecione a fonte mais recente e a fonte original.

Após isso, adicione as duas propriedades ao relatório junto da contagem de contatos para relatar a fonte original dividida pela fonte mais recente.

Relatório de fonte mais recente da HubSpot para a fonte original e pesquisa paga

Origem de leads no HubSpot: fonte original e fonte mais recente | Fluxo

Entre na ferramenta de relatórios e crie um relatório de objetivo único para contatos, incluindo a fonte mais recente conhecida e a fonte original igual à pesquisa paga em seus filtros. Em seguida, adicione essas duas propriedades à sua guia de dados.

Por fim, inclua a fonte mais recente para o relatório com a contagem de contatos, informando o número de leads com valores diferentes para a fonte mais recente que chegaram originalmente pelo seu site com pesquisa paga.  

Bom, seu você quer contar com a expertise de profissionais qualificados para migrar, implantar ou potencializar o uso de qualquer ferramenta HubSpot, conte com a Aconcaia, Agência Parceira Gold HubSpot: 

CTA

 

Continue aprendendo:

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter para ter tudo em seu e-mail!