Se você é um proprietário de uma empresa, um profissional de marketing ou um curioso em busca de maneiras eficientes para coletar informações valiosas do seu público-alvo, temos uma boa notícia: você está no lugar certo.
É aí que os formulários entram em jogo, impulsionando o crescimento e embasando decisões. Inclusive, uma solução abrangente e de fácil uso para isso é o HubSpot.
Orientaremos você sobre o potencial desse recurso, as funcionalidades que a plataforma líder de CRM e automação de marketing oferece e o processo de criação de formulários personalizados e de alta conversão.
Continue sua leitura e aprenda como capturar leads de qualidade, otimizar suas campanhas e organizar dados sem grandes esforços.
Existe uma série de estratégias que podem ser usadas para reduzir custos, otimizar processos e aumentar a eficiência operacional no mundo empresarial, e uma delas é o uso de formulários.
Afinal, esse recurso é um poderoso aliado na coleta e análise eficaz de dados, uma verdadeira mina de ouro para as organizações.
No caso específico do HubSpot, os formulários desempenham um papel importante na obtenção de informações essenciais sobre visitantes e contatos. Além disso, o processo de criação é bem simples e você pode incorporá-los facilmente no próprio CRM ou em seu site.
Confira outros motivos pelos quais um formulário online de alta conversão é extremamente benéfico:
A principal finalidade dos formulários é coletar informações de contato de pessoas interessadas na sua empresa de maneira automatizada, fácil e eficiente, como:
Isso possibilita estabelecer uma conexão mais direta com seus clientes em potencial. Além disso, é uma excelente oportunidade de obter dados importantes que podem ser úteis na construção de uma base de dados de contatos.
Essas informações podem ser utilizadas posteriormente para nutrir leads, enviar conteúdos relevantes sobre produtos ou serviços e personalizar interações de acordo com suas preferências e necessidades.
Se você conta com o apoio do HubSpot, ainda é possível integrar esses formulários diretamente a um banco de dados. Na prática, isso significa que as informações ficam centralizadas, armazenadas e organizadas de forma automática.
O que não só economiza tempo e esforço, como também elimina a necessidade de alimentar planilhas ou inserir manualmente os dados coletados em um sistema de gerenciamento.
Ler mais: Passo a passo: como criar uma lista de contatos no HubSpot?
Uma outra vantagem de um formulário online, como os que você cria no HubSpot, é a possibilidade de realizar pesquisas e segmentar os seus clientes de forma eficiente.
Por meio desse recurso, você pode incluir perguntas específicas que ajudam a conhecer seu público-alvo de forma mais aprofundada, assim como as suas necessidades.
Um exemplo disso é a personalização dos formulários para coletar dados relevantes sobre os interesses, preferências ou até mesmo desafios enfrentados pelos consumidores.
Ao ter essas informações em mãos, você pode aprimorar as suas estratégias de marketing e vendas, direcionando suas campanhas de maneira mais precisa.
Essa abordagem permite a criação de conteúdo relevante, direto e personalizado, aumentando as taxas de conversão e fidelização.
Ler mais: Lead Scoring: uma metodologia para impulsionar seus resultados de marketing e vendas
Em um mercado altamente competitivo, quem possui mais informações sai na frente. Por isso, conseguir informações relevantes sobre a sua persona é um passo fundamental para criar estratégias precisas.
A melhor parte é que os formulários são uma troca justa com o usuário. De um lado, ele compartilha seus dados de contato, do outro, você fornece materiais relevantes em troca.
Imagine como suas campanhas de e-mail marketing podem se tornar mais eficientes e gerar resultados ainda melhores, por exemplo.
Outra vantagem importante é que os seus esforços para qualificar leads são reduzidos, uma vez que os usuários que preencheram seu formulário já demonstraram interesse pelo seu conteúdo. Nem se compara com estratégias controversas como listas de contatos frios.
Sendo assim, quanto mais atenção você dedicar à otimização dos seus formulários durante o processo de criação, maiores serão as chances de obter mais conversões para sua equipe de vendas.
Ler mais: Qualificação de leads: aumente suas chances de venda com essas práticas
Bom, os formulários não geram resultados imediatos de vendas, mas precisamos lembrar que o Inbound Marketing é uma estratégia focada no longo prazo.
Não é à toa que é muito importante se dedicar a otimização dos formulários, pois eles são apenas o primeiro passo para preparar sua equipe para abordar os contatos com sabedoria.
Se você ainda tem dúvidas sobre como criar formulários que geram alta conversão, siga para o próximo tópico.
Ler mais: HubSpot para Inbound Marketing: como estruturar e potencializar suas estratégias na ferramenta?
Agora estamos prontos para dar um passo além e entender como criar formulários que realmente funcionam para aumentar suas taxas de conversão e vendas.
Em primeiro lugar, é vital que você tenha um propósito claro e saiba exatamente quais são os objetivos que deseja alcançar. Dessa forma, você poderá criar um recurso de forma mais eficiente e direcionada.
Tendo isso em mente, aqui estão algumas das melhores práticas que você deve seguir:
Os tipos de formulários que podem ser utilizados variam de acordo com o contexto e os objetivos específicos da sua estratégia. De todo modo, os mais comuns são:
Portanto, é crucial que você escolha o mais adequado para o seu propósito, por isso é tão importante que você tenha ele definido. Também considere o que você precisa dos usuários e como irá utilizar essas informações.
É muito, mas muito importante que você não fique no caminho e atrapalhe a experiência do usuário com distrações. Falando nisso, o Google penaliza pop-ups chatos que impedem a navegação.
Uma solução é analisar o comportamento de quem acessa seu site, utilizando mapas de calor, para garantir que as ofertas estejam posicionadas estrategicamente e visíveis. Se estiverem muito abaixo, por exemplo, é bem provável que passem despercebidos.
Não é apenas o posicionamento que merece atenção, também é crucial que o layout do seu formulário seja eficiente de verdade. Sendo assim, pense na escolha da cor para as caixas de perguntas (o ideal é seguir o manual da sua marca), no formato da CTA e assim por diante.
Acredite, são os detalhes que importam, especialmente porque você precisa atrair e cativar a atenção do visitante. Se necessário, dê uma olhada no que a concorrência está fazendo e adapte conforme as suas necessidades.
Bom, vamos lá. Se você encontrar um material rico interessante, mas sente que precisa fazer muito esforço para baixá-lo, quais são as chances de você dar continuar?
Ou seja, coloque-se no lugar do seu usuário, é pouco provável que ele tenha disposição para preencher vários campos e responder uma série de outras perguntas. Mas pense também nas informações que você realmente precisa.
Você pretende visitar ou ligar para um contato? Se não, o endereço e o número de telefone são dados dispensáveis. De modo geral, nome, sobrenome, endereço de e-mail e cargo na empresa já são mais do que suficientes para iniciar um fluxo de nutrição segmentado.
Não deseja que seus formulários se tornem uma dor de cabeça no futuro? Então, é preciso tomar precauções com o armazenamento e o tratamento de dados e as informações pessoais coletadas.
Os usuários confiam em sua empresa e é sua responsabilidade retribuir essa confiança sem expor ou perder esses dados.
Para isso, você precisa ficar de mãos dadas com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e investir em transparência. Não é à toa que os formulários vêm acompanhados daquela mensagem de consentimento e um link para a política de privacidade.
Seu formulário está no ar? Legal, mas o seu trabalho está longe de terminar. Após as etapas de criação e publicação, é fundamental realizar testes para garantir que tudo esteja funcionando conforme o esperado.
Atenção aos detalhes é crucial porque proporciona uma ótima experiência do usuário, com campos validados corretamente, instruções claras e formatação adequada.
Depois, monitore e analise os resultados com o passar do tempo. Para isso, se baseie em indicadores como taxa de conversão, tempo médio de preenchimento e quantidade de respostas obtidas.
Essas métricas fornecem insights valiosos sobre a eficácia dos formulários e possíveis oportunidades de melhoria. Caso necessário, faça ajustes e otimizações, ou até mesmo considere testar variações do formulário para descobrir qual versão gera melhores resultados.
Pronto, agora que você está munido de informações sobre a criação de formulários de alta conversão, vamos explicar como criar os recursos no HubSpot.
Criar um formulário no HubSpot é uma tarefa simples e rápida. Com essa ferramenta poderosa, você pode coletar informações valiosas dos seus leads e clientes de forma prática e automatizada. Os primeiros passos são:
O recurso de formulários está disponível para todos os produtos e planos de assinaturas do HubSpot.
Ler mais: Planos e preços HubSpot: guia com comparações e dicas para fazer a melhor escolha
O próximo passo é adicionar ou editar campos de formulário para coletar os dados que você deseja dos contatos e visitantes do seu site. Também é possível adicionar texto personalizável, criar cabeçalhos ou adicionar espaçamento.
Para adicionar um campo de formulário:
Para criar uma nova propriedade e usá-la como campo de formulário:
Clique e solte os campos na visualização do formulário à direita para incluí-los no formulário. Os campos podem ser colocados acima, abaixo ou próximos a outros campos, a organização e a personalização ficam por sua conta.
Mas o que acontece depois que um formulário é enviado? Também é possível definir as configurações de envio, notificações do usuário, idioma do formulário, mensagens de erro e muito mais na guia Opções.
Vale ressaltar que algumas opções podem não ser exibidas, dependendo da sua assinatura do HubSpot.
Selecione o que será exibido após o envio de um formulário (essa opção define a ação de formulários incorporados em páginas não HubSpot ou compartilhados como páginas independentes somente, não define nem altera a ação dos formulários adicionados às páginas do CRM).
Clique no menu suspenso Definir fase do ciclo de vida para e, em seguida, selecione uma fase do ciclo de vida. Assim que os visitantes enviam o formulário, quaisquer registros novos ou existentes serão definidos para a fase do ciclo de vida selecionada.
Marque a caixa de seleção Enviar notificações por e-mail de envio para o proprietário do contato para enviar automaticamente uma notificação ao proprietário do contato. Se um contato não tiver um proprietário, as notificações não serão enviadas.
Clique no menu suspenso para selecionar as equipes ou indivíduos aos quais enviar por padrão notificações de e-mail sobre os envios, independentemente da propriedade de contato.
Nesse caso, os destinatários definidos aqui serão substituídos pelos destinatários definidos nas opções do formulário nas páginas do HubSpot.
Selecione o idioma dos rótulos de campo padrão e erros exibidos aos visitantes quando o formulário for preenchido incorretamente.
Clique no menu suspenso Campanha e selecione uma existente. Para criar uma nova campanha, selecione Criar campanha.
Selecione essa opção para criar um novo contato sempre que um usuário enviar um endereço de e-mail exclusivo. Se o endereço de e-mail enviado corresponder a um registro de contato existente no seu banco de dados, os detalhes no registro serão atualizados.
Caso sua conta do HubSpot tenha acesso a contatos de marketing, você poderá definir automaticamente quaisquer contatos criados a partir desse formulário como marketing, incluindo contatos novos e existentes.
Selecione essa opção para permitir que os visitantes removam qualquer campo preenchido previamente no formulário e criem um novo contato no envio.
Quando ativado, os visitantes do seu site podem clicar em Não é você? Clique aqui para redefinir o formulário. Isso também desativará o rastreamento de cookies no envio de formulário, o que impedirá a substituição de qualquer cookie.
Vamos supor que um contato já visitou seu site e enviou um formulário e o HubSpot foi capaz de armazenar e rastrear seus cookies. Nesse caso, qualquer valor de campo conhecido poderá ser preenchido previamente no formulário, uma vez que essa opção está ativada por padrão.
Já na guia Estilo e prévia é possível personalizar o estilo do seu formulário no HubSpot. Com isso, uma pré-visualização aparecerá no painel direito, conforme você ajusta os estilos ou testa os recursos de acordo com a sua preferência.
As opções que você pode escolher para personalizar o seu formulário são:
Ler mais: Guia HubSpot CMS Hub: flexível no marketing e poderoso no desenvolvimento de sites
Também é possível utilizar recursos de automação simples, como enviar um e-mail de acompanhamento aos contatos ou notificações internas por e-mail com seus formulários. Assim como utilizar o envio de formulário com um gatilho em um fluxo de trabalho simples.
Chegou o momento aguardado. No canto superior direito, clique em Publicar para colocar seu formulário online no ar e disponibilizar seu uso nas páginas do HubSpot. Além disso, você também pode incorporar seu formulário em um site externo ou compartilhar como uma página independente.
A criação e a publicação de formulários no HubSpot é uma tarefa fácil, que ficou ainda mais simples após a leitura deste guia. No entanto, para aproveitar ao máximo esse e outros recursos, o ideal é contar com o auxílio de uma agência especializada no serviço.
Isso porque o HubSpot é uma plataforma complexa, com diversas funcionalidades, e é essencial que seja configurado corretamente desde o início.
Somos uma agência parceira Gold do HubSpot que possui a expertise necessária para um processo suave de migração, implantação ou sustentação do CRM, que seja feito de forma eficiente e adequado às necessidades da sua empresa.
Também podemos oferecer suporte contínuo, ajudando a sua equipe a utilizar todo o potencial do HubSpot de maneira estratégica e eficaz. Portanto, não hesite em contar com a Aconcaia para integrar essa poderosa ferramenta na sua operação.