Criação de formulários no HubSpot: um passo a passo descomplicado

Saiba mais sobre esse recurso e entenda por que o HubSpot é a ferramenta ideal para criação de formulários personalizados e de alta conversão.

8 min de leitura

Se você é um proprietário de uma empresa, um profissional de marketing ou um curioso em busca de maneiras eficientes para coletar informações valiosas do seu público-alvo, temos uma boa notícia: você está no lugar certo.

É aí que os formulários entram em jogo, impulsionando o crescimento e embasando decisões. Inclusive, uma solução abrangente e de fácil uso para isso é o HubSpot.

Orientaremos você sobre o potencial desse recurso, as funcionalidades que a plataforma líder de CRM e automação de marketing oferece e o processo de criação de formulários personalizados e de alta conversão.

Continue sua leitura e aprenda como capturar leads de qualidade, otimizar suas campanhas e organizar dados sem grandes esforços.

CTA

Por que usar um formulário online?

Existe uma série de estratégias que podem ser usadas para reduzir custos, otimizar processos e aumentar a eficiência operacional no mundo empresarial, e uma delas é o uso de formulários.

Afinal, esse recurso é um poderoso aliado na coleta e análise eficaz de dados, uma verdadeira mina de ouro para as organizações.

No caso específico do HubSpot, os formulários desempenham um papel importante na obtenção de informações essenciais sobre visitantes e contatos. Além disso, o processo de criação é bem simples e você pode incorporá-los facilmente no próprio CRM ou em seu site.

Confira outros motivos pelos quais um formulário online de alta conversão é extremamente benéfico:

Coleta de informações de contato

A principal finalidade dos formulários é coletar informações de contato de pessoas interessadas na sua empresa de maneira automatizada, fácil e eficiente, como:

  • Nome
  • Endereço de e-mail
  • Número de telefone
  • Contato da empresa

Isso possibilita estabelecer uma conexão mais direta com seus clientes em potencial. Além disso, é uma excelente oportunidade de obter dados importantes que podem ser úteis na construção de uma base de dados de contatos.

Essas informações podem ser utilizadas posteriormente para nutrir leads, enviar conteúdos relevantes sobre produtos ou serviços e personalizar interações de acordo com suas preferências e necessidades.

Se você conta com o apoio do HubSpot, ainda é possível integrar esses formulários diretamente a um banco de dados. Na prática, isso significa que as informações ficam centralizadas, armazenadas e organizadas de forma automática.

O que não só economiza tempo e esforço, como também elimina a necessidade de alimentar planilhas ou inserir manualmente os dados coletados em um sistema de gerenciamento.

Ler mais: Passo a passo: como criar uma lista de contatos no HubSpot?

Pesquisa de clientes

Uma outra vantagem de um formulário online, como os que você cria no HubSpot, é a possibilidade de realizar pesquisas e segmentar os seus clientes de forma eficiente.

Por meio desse recurso, você pode incluir perguntas específicas que ajudam a conhecer seu público-alvo de forma mais aprofundada, assim como as suas necessidades.

Um exemplo disso é a personalização dos formulários para coletar dados relevantes sobre os interesses, preferências ou até mesmo desafios enfrentados pelos consumidores.

Ao ter essas informações em mãos, você pode aprimorar as suas estratégias de marketing e vendas, direcionando suas campanhas de maneira mais precisa.

Essa abordagem permite a criação de conteúdo relevante, direto e personalizado, aumentando as taxas de conversão e fidelização.

Ler mais: Lead Scoring: uma metodologia para impulsionar seus resultados de marketing e vendas

Mais detalhes sobre a sua persona

Em um mercado altamente competitivo, quem possui mais informações sai na frente. Por isso, conseguir informações relevantes sobre a sua persona é um passo fundamental para criar estratégias precisas.

A melhor parte é que os formulários são uma troca justa com o usuário. De um lado, ele compartilha seus dados de contato, do outro, você fornece materiais relevantes em troca.

Imagine como suas campanhas de e-mail marketing podem se tornar mais eficientes e gerar resultados ainda melhores, por exemplo.

Aumento de leads qualificados

Outra vantagem importante é que os seus esforços para qualificar leads são reduzidos, uma vez que os usuários que preencheram seu formulário já demonstraram interesse pelo seu conteúdo. Nem se compara com estratégias controversas como listas de contatos frios.

Sendo assim, quanto mais atenção você dedicar à otimização dos seus formulários durante o processo de criação, maiores serão as chances de obter mais conversões para sua equipe de vendas.

Ler mais: Qualificação de leads: aumente suas chances de venda com essas práticas

Elevação de vendas

Bom, os formulários não geram resultados imediatos de vendas, mas precisamos lembrar que o Inbound Marketing é uma estratégia focada no longo prazo.

Não é à toa que é muito importante se dedicar a otimização dos formulários, pois eles são apenas o primeiro passo para preparar sua equipe para abordar os contatos com sabedoria.

Se você ainda tem dúvidas sobre como criar formulários que geram alta conversão, siga para o próximo tópico.

Ler mais: HubSpot para Inbound Marketing: como estruturar e potencializar suas estratégias na ferramenta?

Passo a passo para criação de formulários no HubSpot | Aconcaia

Como elaborar um formulário de alta conversão?

Agora estamos prontos para dar um passo além e entender como criar formulários que realmente funcionam para aumentar suas taxas de conversão e vendas.

Em primeiro lugar, é vital que você tenha um propósito claro e saiba exatamente quais são os objetivos que deseja alcançar. Dessa forma, você poderá criar um recurso de forma mais eficiente e direcionada.

Tendo isso em mente, aqui estão algumas das melhores práticas que você deve seguir:

Escolha com sabedoria o tipo de formulário

Os tipos de formulários que podem ser utilizados variam de acordo com o contexto e os objetivos específicos da sua estratégia. De todo modo, os mais comuns são:

  • Formulários de contato
  • Formulários de inscrição
  • Formulários de registro
  • Pesquisas de mercado
  • Pesquisas de satisfação

Portanto, é crucial que você escolha o mais adequado para o seu propósito, por isso é tão importante que você tenha ele definido. Também considere o que você precisa dos usuários e como irá utilizar essas informações.

Tenha cuidado com a posição

É muito, mas muito importante que você não fique no caminho e atrapalhe a experiência do usuário com distrações. Falando nisso, o Google penaliza pop-ups chatos que impedem a navegação.

Uma solução é analisar o comportamento de quem acessa seu site, utilizando mapas de calor, para garantir que as ofertas estejam posicionadas estrategicamente e visíveis. Se estiverem muito abaixo, por exemplo, é bem provável que passem despercebidos.

Dê atenção para o design

Não é apenas o posicionamento que merece atenção, também é crucial que o layout do seu formulário seja eficiente de verdade. Sendo assim, pense na escolha da cor para as caixas de perguntas (o ideal é seguir o manual da sua marca), no formato da CTA e assim por diante.

Acredite, são os detalhes que importam, especialmente porque você precisa atrair e cativar a atenção do visitante. Se necessário, dê uma olhada no que a concorrência está fazendo e adapte conforme as suas necessidades.

Você não precisa de campos e mais campos

Bom, vamos lá. Se você encontrar um material rico interessante, mas sente que precisa fazer muito esforço para baixá-lo, quais são as chances de você dar continuar?

Ou seja, coloque-se no lugar do seu usuário, é pouco provável que ele tenha disposição para preencher vários campos e responder uma série de outras perguntas. Mas pense também nas informações que você realmente precisa.

Você pretende visitar ou ligar para um contato? Se não, o endereço e o número de telefone são dados dispensáveis. De modo geral, nome, sobrenome, endereço de e-mail e cargo na empresa já são mais do que suficientes para iniciar um fluxo de nutrição segmentado.

Fique atento ao armazenamento de dados

Não deseja que seus formulários se tornem uma dor de cabeça no futuro? Então, é preciso tomar precauções com o armazenamento e o tratamento de dados e as informações pessoais coletadas.

Os usuários confiam em sua empresa e é sua responsabilidade retribuir essa confiança sem expor ou perder esses dados.

Para isso, você precisa ficar de mãos dadas com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e investir em transparência. Não é à toa que os formulários vêm acompanhados daquela mensagem de consentimento e um link para a política de privacidade.

Não se esqueça dos testes e da análise de resultados

Seu formulário está no ar? Legal, mas o seu trabalho está longe de terminar. Após as etapas de criação e publicação, é fundamental realizar testes para garantir que tudo esteja funcionando conforme o esperado.

Atenção aos detalhes é crucial porque proporciona uma ótima experiência do usuário, com campos validados corretamente, instruções claras e formatação adequada.

Depois, monitore e analise os resultados com o passar do tempo. Para isso, se baseie em indicadores como taxa de conversão, tempo médio de preenchimento e quantidade de respostas obtidas.

Essas métricas fornecem insights valiosos sobre a eficácia dos formulários e possíveis oportunidades de melhoria. Caso necessário, faça ajustes e otimizações, ou até mesmo considere testar variações do formulário para descobrir qual versão gera melhores resultados.

Pronto, agora que você está munido de informações sobre a criação de formulários de alta conversão, vamos explicar como criar os recursos no HubSpot.

Passo a passo para criação de formulários no HubSpot | Aconcaia

Como criar um formulário no HubSpot?

Criar um formulário no HubSpot é uma tarefa simples e rápida. Com essa ferramenta poderosa, você pode coletar informações valiosas dos seus leads e clientes de forma prática e automatizada. Os primeiros passos são:

  1. Entre em sua conta HubSpot e navegue até Marketing > Captura de Leads > Formulários
  2. Clique em Criar formulário no canto superior direito
  3. Associe o formulário a uma unidade de negócios, se necessário (somente complemento de Unidades de negócios)
    1. Clique no menu suspenso Selecione uma unidade de negócios
    2. Selecione a unidade de negócios com a qual você deseja associar este formulário
  4. Selecione o tipo de formulário
  5. Clique em Próximo no canto superior direito
  6. Selecione Modelo em branco para começar um formulário do zero, no painel esquerdo, ou Modelo predefinido para começar com um formulário com campos pré-selecionados em casos de uso específico
  7. Clique em Iniciar no canto superior direito
  8. Clique no ícone de lápis ✎ para editar o nome do formulário

O recurso de formulários está disponível para todos os produtos e planos de assinaturas do HubSpot.

Ler mais: Planos e preços HubSpot: guia com comparações e dicas para fazer a melhor escolha

CTA

Adicionar e editar campos

O próximo passo é adicionar ou editar campos de formulário para coletar os dados que você deseja dos contatos e visitantes do seu site. Também é possível adicionar texto personalizável, criar cabeçalhos ou adicionar espaçamento.

Para adicionar um campo de formulário:

  • Use a barra de pesquisa no painel esquerdo para pesquisar um campo existente ou navegar pelos grupos de propriedades.

Para criar uma nova propriedade e usá-la como campo de formulário:

  • Clique em Criar nova
  • Configure o campo do formulário no painel direito:
    • Tipo de objeto: selecione um tipo de objeto e adicione campos de Contato, Empresa e Objeto personalizado.
    • Grupo: selecione um grupo de propriedades.
    • Rótulo: insira um texto para nomear a propriedade.
    • Descrição (opcional): insira um texto para descrever a propriedade ou deixe em branco.
  • Clique em Próximo
  • Revise em as opções de propriedade e clique em Criar

Clique e solte os campos na visualização do formulário à direita para incluí-los no formulário. Os campos podem ser colocados acima, abaixo ou próximos a outros campos, a organização e a personalização ficam por sua conta.

Ler mais: Guia de automação do HubSpot: potencialize o uso da plataforma com as ferramentas dos fluxos de trabalho

CTA

Personalizar as opções

Mas o que acontece depois que um formulário é enviado? Também é possível definir as configurações de envio, notificações do usuário, idioma do formulário, mensagens de erro e muito mais na guia Opções.

Vale ressaltar que algumas opções podem não ser exibidas, dependendo da sua assinatura do HubSpot.

Próximos passos após o visitante enviar esse formulário

Selecione o que será exibido após o envio de um formulário (essa opção define a ação de formulários incorporados em páginas não HubSpot ou compartilhados como páginas independentes somente, não define nem altera a ação dos formulários adicionados às páginas do CRM).

  • Exibir uma mensagem de agradecimento: configure uma mensagem de agradecimento para aparecer após o envio do formulário.
  • Redirecionar para outra página: leve os visitantes para uma página diferente após o envio do formulário, publicada no HubSpot ou uma URL externa.
  • Redirecionar para uma página de agendamento de Reuniões: convide os visitantes para marcar uma conversa, todos os campos de formulário enviados serão preenchidos automaticamente.

Definição da fase de ciclo de vida quando um contato ou empresa é criado

Clique no menu suspenso Definir fase do ciclo de vida para e, em seguida, selecione uma fase do ciclo de vida. Assim que os visitantes enviam o formulário, quaisquer registros novos ou existentes serão definidos para a fase do ciclo de vida selecionada.

  • Não é possível retroceder a fase do ciclo de vida de um registro. Se um contato ou empresa existente com uma fase do ciclo de vida posterior enviar um formulário, a fase do ciclo de vida não será atualizada.
  • A fase do ciclo de vida definida em um formulário do HubSpot substituirá a fase do ciclo de vida padrão das suas configurações.

Opções de acompanhamento

Marque a caixa de seleção Enviar notificações por e-mail de envio para o proprietário do contato para enviar automaticamente uma notificação ao proprietário do contato. Se um contato não tiver um proprietário, as notificações não serão enviadas.

Notificações de envio de formulário

Clique no menu suspenso para selecionar as equipes ou indivíduos aos quais enviar por padrão notificações de e-mail sobre os envios, independentemente da propriedade de contato.

Nesse caso, os destinatários definidos aqui serão substituídos pelos destinatários definidos nas opções do formulário nas páginas do HubSpot.

Idioma do formulário e da mensagem de erro

Selecione o idioma dos rótulos de campo padrão e erros exibidos aos visitantes quando o formulário for preenchido incorretamente.

CTA-fundo-todo-potencial-hubspot

Associação do formulário a uma campanha no HubSpot

Clique no menu suspenso Campanha e selecione uma existente. Para criar uma nova campanha, selecione Criar campanha.

Registro de contato para um novo endereço de e-mail

Selecione essa opção para criar um novo contato sempre que um usuário enviar um endereço de e-mail exclusivo. Se o endereço de e-mail enviado corresponder a um registro de contato existente no seu banco de dados, os detalhes no registro serão atualizados.

  • Se essa opção estiver desativada: primeiro, o HubSpot tentará associar o envio a um contato existente com o endereço de e-mail enviado. Caso não exista nenhum, o HubSpot reconhecerá e atualizará seus contatos com base nos cookies em seus navegadores. Se o mesmo formulário for enviado várias vezes no mesmo dispositivo, isso pode resultar na substituição dos contatos.
  • Se essa opção estiver ativada: quando um contato enviar o formulário usando um e-mail diferente em um navegador onde já exista um cookie, as visualizações não serão rastreadas. A opção Preencher previamente os campos de contato com valores conhecidos também será desativada automaticamente.

Definição de contatos criados como contatos de marketing

Caso sua conta do HubSpot tenha acesso a contatos de marketing, você poderá definir automaticamente quaisquer contatos criados a partir desse formulário como marketing, incluindo contatos novos e existentes.

Inclusão de link para redefinição do formulário

Selecione essa opção para permitir que os visitantes removam qualquer campo preenchido previamente no formulário e criem um novo contato no envio.

Quando ativado, os visitantes do seu site podem clicar em Não é você? Clique aqui para redefinir o formulário. Isso também desativará o rastreamento de cookies no envio de formulário, o que impedirá a substituição de qualquer cookie.

Preenchimento prévio dos campos com os valores conhecidos

Vamos supor que um contato já visitou seu site e enviou um formulário e o HubSpot foi capaz de armazenar e rastrear seus cookies. Nesse caso, qualquer valor de campo conhecido poderá ser preenchido previamente no formulário, uma vez que essa opção está ativada por padrão.

Passo a passo para criação de formulários no HubSpot | Aconcaia

Estilizar e pré-visualizar o formulário

Já na guia Estilo e prévia é possível personalizar o estilo do seu formulário no HubSpot. Com isso, uma pré-visualização aparecerá no painel direito, conforme você ajusta os estilos ou testa os recursos de acordo com a sua preferência.

As opções que você pode escolher para personalizar o seu formulário são:

  • Formulário HTML bruto: os assinantes do Marketing Hub ou CMS Hub (Professional ou Enterprise) contam com esse recurso para renderização do formulário como um elemento HTML bruto ao invés de um iframe.
      • Qualquer estilo no HubSpot configurado na guia Estilo será removido.
      • O formulário deve ser estilizado com CSS na sua folha de estilo externa.
  • Opções de entrada: selecione um dos quatro temas disponíveis para os estilos de campos e botões.
  • Estilo: personalize a largura do campo, as fontes e as cores do formulário.
  • Teste: saiba como os campos progressivos ou dependentes do seu formulário serão exibidos para o usuário final.

Ler mais: Guia HubSpot CMS Hub: flexível no marketing e poderoso no desenvolvimento de sites

CTA

Utilizar automações com o formulário

Também é possível utilizar recursos de automação simples, como enviar um e-mail de acompanhamento aos contatos ou notificações internas por e-mail com seus formulários. Assim como utilizar o envio de formulário com um gatilho em um fluxo de trabalho simples.

  • Clique na guia Automações para configurar o que acontece depois que o formulário é preenchido e enviado.
    • Na seção Escolha o que acontece depois que um formulário é enviado: personalize as configurações do seu formulário de acordo com suas necessidades.
    • Na seção Criar um fluxo de trabalho simples: automatize as ações de acompanhamento, como o envio de um e-mail ou a definição de uma propriedade de contato.

Passo a passo para criação de formulários no HubSpot | Aconcaia

Publicar seu formulário

Chegou o momento aguardado. No canto superior direito, clique em Publicar para colocar seu formulário online no ar e disponibilizar seu uso nas páginas do HubSpot. Além disso, você também pode incorporar seu formulário em um site externo ou compartilhar como uma página independente.

A criação e a publicação de formulários no HubSpot é uma tarefa fácil, que ficou ainda mais simples após a leitura deste guia. No entanto, para aproveitar ao máximo esse e outros recursos, o ideal é contar com o auxílio de uma agência especializada no serviço.

Isso porque o HubSpot é uma plataforma complexa, com diversas funcionalidades, e é essencial que seja configurado corretamente desde o início.

Somos uma agência parceira Gold do HubSpot que possui a expertise necessária para um processo suave de migração, implantação ou sustentação do CRM, que seja feito de forma eficiente e adequado às necessidades da sua empresa.

Também podemos oferecer suporte contínuo, ajudando a sua equipe a utilizar todo o potencial do HubSpot de maneira estratégica e eficaz. Portanto, não hesite em contar com a Aconcaia para integrar essa poderosa ferramenta na sua operação.

CTA-fundo-177-empresas-vendas-hubspot

 

Continue aprendendo:

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter para ter tudo em seu e-mail!