SEO: guia completo de Search Engine Optimization para aplicação

Saiba tudo sobre SEO e as melhores práticas a serem implementadas em sua empresa para garantir ranqueamento, visibilidade, conversão e vendas.

24 min de leitura

Ao querer ganhar visibilidade no meio digital e quebrar as barreiras de alcance de vendas, cada vez mais pessoas estão direcionando seus esforços para o SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca).

Nos dias de hoje, em que a internet se tornou o principal canal de pesquisa e descoberta de produtos e serviços, investir em SEO é essencial para se destacar da concorrência e alcançar o público-alvo de forma eficaz.

O SEO permite que um website seja encontrado facilmente nos resultados de busca, aumentando sua visibilidade e atraindo tráfego orgânico qualificado. 

Ao otimizar aspectos técnicos, conteúdo e estrutura de um site, é possível posicionar-se de forma estratégica nas páginas de resultados dos mecanismos de busca. Isso significa mais cliques, mais visitantes e, consequentemente, mais oportunidades de conversão e vendas.

Para aplicar uma estratégia SEO de sucesso em sua empresa, continue a leitura: 

CTA SEO

O que é SEO e por que é importante para o seu site?

Search Engine Optimization (SEO), ou, em português, “otimização para motores de busca”, define, por meio dos seus “algoritmos”, os sites que conseguem entregar os melhores conteúdos e com melhor velocidade para cada pesquisa. 

🧠 Veja como um CMS pode te ajudar nisso: Guia HubSpot CMS Hub: poderoso no desenvolvimento de sites

Ou seja, os buscadores, como o Google, rastreiam os seus materiais e entregam aos usuários que realizaram as pesquisas, os conteúdos que acharem melhores para responder à pergunta em questão.

Sendo assim, SEO é entender como os algoritmos realizam essa pesquisa e de que maneira o domínio pode ser destacado para ser encontrado mais facilmente pelos buscadores

Diante disso, muitas “técnicas” e “regras” de SEO são consideradas na produção de conteúdo para web, como textos blog, bem como no desenvolvimento de sites.

Mas, não é sobre produzir um site ou conteúdos para agradar esses robôs, mas sim os usuários. Afinal, é para melhorar a experiência deles que os algoritmos foram criados. 

Além disso, o SEO é crucial em estratégias online para: 

  • Aumento de tráfego qualificado: ao otimizar o site para palavras-chave relevantes e de alto volume de pesquisa, o SEO ajuda a atrair mais visitantes qualificados para o site. Esses visitantes têm maior probabilidade de se converterem em clientes, gerando receita direta.
  • Maior taxa de conversão: com uma estratégia de SEO bem executada, o site pode ser otimizado para uma experiência do usuário aprimorada, com carregamento rápido, navegação fácil e conteúdo relevante. Isso resulta em uma taxa de conversão mais alta, transformando os visitantes em leads ou clientes pagantes.
  • Redução dos custos de aquisição de clientes: o SEO orgânico é uma estratégia de longo prazo que, quando bem implementada, pode reduzir os custos de aquisição de clientes em comparação com outras estratégias de marketing, como anúncios pagos. Ao classificar bem nos resultados de busca, as empresas podem atrair tráfego gratuito e qualificado, reduzindo a dependência de campanhas pagas.
  • Fortalecimento da marca: uma presença online forte e bem otimizada por SEO ajuda a construir a reputação e a autoridade da marca. Isso gera confiança nos consumidores e pode levar a uma maior fidelidade à marca, o que se traduz em clientes recorrentes e aumento da receita.
  • Explorar oportunidades de nicho: com estratégias de SEO específicas, é possível direcionar nichos de mercado menos competitivos, onde as chances de classificação são maiores. Ao se posicionar como líder em um nicho específico, as empresas podem atrair clientes altamente direcionados e segmentados, o que pode levar a uma maior taxa de conversão e receita.
  • Expansão geográfica: o SEO também permite que as empresas ampliem sua presença geográfica. Com técnicas de otimização local, as empresas podem direcionar clientes em uma área geográfica específica. Isso é particularmente útil para negócios locais ou empresas com operações em várias regiões.
  • Insights de mercado: o SEO envolve análise de dados e monitoramento de métricas, fornecendo insights valiosos sobre o comportamento dos usuários, preferências de pesquisa, concorrência e tendências de mercado.

    Essas informações podem ser usadas para ajustar estratégias de marketing, identificar oportunidades de negócios e tomar decisões estratégicas informadas, que podem levar a um aumento de receita.
Algoritmo SEO

Como funciona o algoritmo do Google no SEO?

Já parou para pensar em como o Google organiza bilhares de páginas da web e outros tipos de conteúdo em sua SERP (Search Engine Results Page — Página de Resultados dos Motores de Busca)? 

Para encontrar as informações mais relevantes e de maior qualidade para sua pesquisa, o Google conta com algoritmos, responsáveis por oferecer os conteúdos mais úteis em frações de segundos para os usuários. 

Isso tudo, por meio de uma série de fatores e sinais que dependem, principalmente, do tipo de conteúdo pesquisado. 

Portanto, entender como funciona o algoritmo do Google é fundamental para ranquear seu site e demais conteúdos na primeira página da SERP, aumentando em grande proporção a sua aquisição de clientes pela “autoridade” concedida aos primeiros colocados. 

Assim, separamos ao longo deste artigo as principais informações sobre como o algoritmo do Google funciona, incluindo suas principais atualizações em 2022 e os cuidados fundamentais que devem ser tomados para não sofrer com elas.

CTA SEO

O que é o algoritmo do Google? 

Em um breve resumo, um algoritmo pode ser descrito como uma lista de regras ou um procedimento que deve ser seguido para resolver algum problema ou realizar cálculos. 

Portanto, o algoritmo do Google é definido como uma lista de fatores e sinais que o próprio buscador usa para resolver o problema de qual ordem classificar as páginas da web em cada pesquisa feita

Sendo assim, quando as pessoas querem entender como funciona o algoritmo do Google, o que elas realmente querem é saber como o Google decide onde seu site será classificado nos resultados de pesquisa

Assim, ao compreender como isso tudo funciona, é possível incrementar suas estratégias de marketing e direcionar não só o seu site, mas toda sua estratégia de conteúdo no Google para conseguir o melhor ranqueamento  possível. 

🧠 Aprofunde seu conhecimento em estratégias Inbound: Como maximizar suas estratégias de Inbound Marketing para vender mais que seus concorrentes? 

Algoritmo do Google

Como funciona o algoritmo do Google? 

Por meio de quais cálculos o Google decide onde classificar seu site nas SERPs e quanto cada fator influencia em sua classificação? 

A resposta é clara: ninguém sabe.  

Mas, acredite, é melhor assim. Afinal, isso tornaria o processo muito fácil de ser explorado, como era com as táticas de black hat anteriormente, que comprometiam os resultados de outras marcas que queriam classificar conteúdos de forma ética, ou até mesmo para usuários que desejam acessar qualquer conteúdo útil. 

Portanto, não sabemos como o algoritmo do Google funciona exatamente, mas, por outro lado, temos o conhecimento necessário para saber que o buscador leva muitos fatores em consideração para classificar seu site e suas páginas. O que inclui: 

  • Significado da pesquisa, intenção do usuário e relevância
  • Qualidade do conteúdo
  • Experiência do usuário
  • Contexto
  • Entre outros

A seguir, vejamos cada um deles de forma mais detalhada: 

Significado, intenção do usuário e relevância 

Com toda certeza, um dos fatores com maior peso na classificação das páginas da SERP é o significado e a intenção por trás da pesquisa do usuário. Ou seja, após o algoritmo do Google compreender o que o usuário está procurando, ele determina a relevância da sua página para aquela busca. 

🧠 Aprenda ainda mais: Guia de métricas de marketing digital: principais indicadores

Assim, a parte mais básica desta análise também considera o idioma em que o conteúdo está escrito e a localização do usuário, que pode ter maior ou menor relevância, dependendo da pesquisa feita.

Um exemplo é que, caso uma pessoa procure por “pizzaria” no Google, a SERP concentrará nos primeiros resultados um mapa e breves resumos das pizzarias mais próximas da sua localização.   

print google

Além disso, o Google também considerará os sinônimos das palavras usadas na pesquisa, fazendo com que você não precise otimizar suas páginas para cada variação de palavra-chave, já que o buscador entende os significados em comum das palavras “excluir” e “remover”, por exemplo. 

Por fim, caso a consulta for oportuna e exija informações atualizadas, como em notícias, o algoritmo tende a preferir conteúdos mais recentes. 

Qualidade do conteúdo  

O próprio Google fornece diversas diretrizes detalhadas sobre quais conteúdos são mais favoráveis. Vejamos:

  • Informações originais, pesquisas, relatórios e análises;
  • Descrições de tópicos específicos ou mais abrangentes;
  • Cabeçalhos descritivos e títulos de página sem clickbait;
  • Conteúdo escrito por especialistas;
  • Informações confiáveis, verdadeiras e com origem clara;
  • Conteúdo sem erros ortográficos ou gramaticais;
  • Páginas responsivas (que se adaptam a qualquer dispositivo);
  • Conteúdo que agregue valor ao usuário;
  • Conteúdos criados de humanos para humanos e não visando apenas a classificação. 

Para entender melhor como criar conteúdos úteis para seus usuários, você pode acessar as diretrizes do Google aqui, que também incluem os 3 pilares da avaliação EAT — Experiência, Autoridade e Confiabilidade — no caso de conteúdos que podem afetar a saúde, a segurança, a felicidade ou a estabilidade financeira de um usuário. 

Assim, o EAT é ainda mais vital para esses assuntos, visto que a desinformação pode causar estragos na vida desses usuários. Portanto, há chances do conteúdo nem classificar nesses assuntos, a menos que seja escrito por um especialista relevante.  

SEO: um guia completo de aplicação para sua empresa | Aconcaia

Experiência do usuário

De forma clara, é visto que um dos principais objetivos do Google é oferecer uma excelente experiência do usuário no navegador. Diante disso, é necessário que o seu site carregue rapidamente e seja compatível com diferentes navegadores, tamanhos de tela e dispositivos, incluindo desktop, tablets e smartphones.

O Google também confirmou que o Core Web Vitals é um dos seus grandes fatores de classificação, por isso, é de grande importância otimizar seu site para eles. 

Além disso, conte com designers experientes em UX e desenvolvedores qualificados para a criação do seu site. 

🧠 Saiba como deixar seu site ainda mais qualificado: Como melhorar a criação e a performance de sites para empresas

Contexto  

Outro ponto importante é o contexto da pesquisa. Porém, este fator é mais guiado pelo próprio usuário que realizou a pesquisa do que pelo seu site. 

Ou seja, caso eu pesquise por “Game of Thrones Daenerys”, o Google me diz que quem interpreta a personagem é Emilia Clarke. Assim, caso eu comece a digitar “Emilia Clarke” na barra de pesquisas, o buscador sugerirá o nome da atriz após digitar apenas uma letra.  

SEO: um guia completo de aplicação para sua empresa | Aconcaia
SEO: um guia completo de aplicação para sua empresa | Aconcaia

Esse é um puro exemplo de contexto usado pelos algoritmos, já que o Google usa das minhas pesquisas anteriores para aprimorar ainda mais minha experiência, o que pode levar a outros resultados para pessoas que procuram por conteúdos semelhantes. 

Atualizações do Google

Principais atualizações do Google para os algoritmos de busca em 2022

No passado, o Google tinha apenas algumas atualizações por ano em seu algoritmo, já agora, pequenas atualizações são realizadas constantemente — a maioria não é informada pelo buscador, pois não representam impacto significativos nas SERPs, enquanto algumas outras são grandes atualizações que nos fazem rever tudo o que já publicamos e criamos. 

Assim, nem sempre é fácil organizar e planejar suas otimizações, principalmente pela natureza variável do algoritmo SEO. Mas, ao manter-se atualizado nas últimas notícias e atualizações, você estará ciente das grandes mudanças planejadas.

Confira a seguir as principais atualizações do algoritmo Google do ano passado (2022): 

Atualização de link de spam14 de dezembro de 2022 Esta atualização tinha como alvo os links de spam, procurando neutralizar qualquer crédito promovido por meio deles. 
Atualização de conteúdo útil5 de dezembro de 2022 Trouxe novos fatores ao algoritmo e trouxe a atualização de conteúdo útil globalmente em todos os idiomas.
Atualização de spam19 de outubro de 2022 Melhorias mais recentes no buscador que detectam spam nas pesquisas. O Google não informou se será focado em links, conteúdos ou outras formas de spam. 
Atualização avaliação de produtos20 de setembro de 2022 A 2ª atualização de avaliação de produtos do ano e a quinta no geral. Lançada antes da conclusão da atualização principal de setembro, com o objetivo de recompensar as análises de produtos em inglês que são úteis para os pesquisadores. 
Atualização principal12 de setembro de 2022 A 2ª atualização principal do ano foi lançada apenas 3 dias depois do término do lançamento da última atualização de conteúdo útil. Mas, era menos significativa do que as atualizações principais anteriores. 
Atualização de conteúdo útil25 de agosto de 2022 O Google forneceu uma lista com 15 perguntas a serem feitas sobre suas análises de conteúdo para garantir que seu site esteja criando conteúdos para humanos e não para os algoritmos. Teve um impacto geral em sites com conteúdos duplicados, desatualizados e de baixo valor. 
Atualização das avaliações do produto27 de julho de 2022 Uma atualização que buscava recompensar análises de produtos de alta qualidade. Mas, não foi tão difundida e teve pouca volatilidade de classificação em comparação com as atualizações anteriores de avaliação de produtos. 
Atualização principal25 de maio de 2022 Primeira atualização ampla do algoritmo central de 2022 e a primeira em mais de 6 meses. Aqui, foram implementadas grandes mudanças na forma de classificação dos conteúdos. 
Atualização de avaliações de produtos23 de março de 2022 Esta atualização visa ajudar o Google a identificar análises de produtos de alta qualidade e recompensá-los com melhores classificações. 
Atualização da experiência na página para computadores22 de fevereiro de 2022 Incluiu todos os sinais da atualização da experiência na página para dispositivos móveis, só que para desktop. 

🧠Aprofunde seu conhecimento: Google Product Reviews Update Fevereiro 2023: o que é a nova atualização e como preparar-se 

Cuidados tomados para não perder ranqueamento  com atualizações nos algoritmos 

Mesmo que não entendamos diretamente como o algoritmo do Google funciona, é necessário contar com algumas ações para evitar sofrer com a perda de ranqueamento  das suas páginas no caso de atualizações mais severas: 

  • Conhecer as diretrizes de conteúdo e o funcionamento do algoritmo de SEO.

  • Otimizar seus conteúdos com palavras-chave e tópicos com a intenção do usuário em mente.

  • Otimizar seu site para o Google Core Web Vitals.

  • Garantir o pleno funcionamento do site em todos os navegadores, tamanhos de tela e dispositivos.

  • Criar conteúdos atualizados com notícias e conselhos do Google e seus colaboradores.

  • Monitorar regularmente seu desempenho de SEO em plataformas como o Semrush para identificar quaisquer problemas previamente.

Por fim, contar com a ajuda de especialistas no acompanhamento e com ações de alta performance, tanto no desenvolvimento do seu site quanto na elaboração de sua estratégia de marketing de conteúdo, também é fundamental para destacar-se da concorrência com grandes resultados. 

Ranqueamento no Google: o que levar em conta para chegar no topo?

SEO: um guia completo de aplicação para sua empresa | Aconcaia

SEO e a busca no Google

Existem alguns fatores que têm maior importância neste processo, e eles são as seguintes:

  • Page Authority/Pagerank
  • Autoridade do domínio
  • Link building
  • Conteúdo original e de qualidade
  • Tamanho do conteúdo
  • Palavra-chave 
  • Tempo de permanência na página
  • Velocidade de carregamento da página
  • Design responsivo

🧠 Entenda mais sobre este assunto: KPIs de SEO: indicadores que precisam ser acompanhados para garantir excelentes resultados

Entenda como cada um dos fatores funciona na prática:

Page Authority/Pagerank

O Pagerank é uma métrica que representa uma “nota” de 0 a 10 para a autoridade de uma página, em relação a uma palavra-chave e a qualidade e quantidade de links que a página possui. 

Vale lembrar que quanto mais pessoas estiverem utilizando estas palavras chaves, mais difícil é alcançar um bom ranqueamento. 

Autoridade do domínio

Assim como no Page Authority, a autoridade de domínio é estabelecida com uma nota de 1 a 100. Quanto maior ela for, mais autoridade recebe o seu domínio

O domínio do seu site é a expressão que se encontra no seu link, e que carrega o nome da sua empresa. Isso é avaliado pelo Google, levando em conta o volume de buscas pela sua empresa no site. 

Link building

Se refere a construção de links relevantes em outros blogs, que são direcionados para seu site ou blog. 

No Google, isso significa relevância nos seus conteúdos, o que automaticamente aumenta a possibilidade de uma boa localização no ranqueamento do Google. 

Conteúdo original e de qualidade

Copiar o conteúdo de outro site ou blog, pode penalizar o ranqueamento do seu site ou conteúdo. Por isso, ele deve ser muito bem estruturado e original. 

Para isso, é preciso buscar referências de conteúdos, e construir o texto de acordo com as palavras chaves. 

Tamanho do conteúdo

O Google compreende que quanto maior for a gama de informações contidas no texto, maior será a possibilidade de ele ter informações relevantes para o público. 

Não estamos falando apenas de um texto longo (de mil palavras ou mais). É importante que além de ser um texto longo, ele tenha informações ricas e relevantes para a busca do público.

Exemplos de palavras-chave

Palavra-chave 

A palavra-chave principal para o seu texto deve estar no conteúdo, repetidas vezes, mas de forma natural. Contudo, é muito importante que ela também esteja no título. 

Aliás, vale destacar que o título da página é um elemento extremamente importante no ranqueamento de SEO

A palavra-chave, ou as palavras-chave, devem estar em espaços de destaque, como no título, início e fim do texto, e nos subtítulos que irão compor seu conteúdo.  

Tempo de permanência na página

Uma vez que seu site ou blog esteja na internet, o Google estará avaliando ele. E assim como ele sabe se a construção de links é rica, e o volume de buscas de palavras chave, ele também saberá avaliar quanto tempo as pessoas permanecem em uma página.

E essa métrica é bastante simples de compreender: quanto maior o tempo de permanência, melhor ranqueada é a página. 

Velocidade de carregamento da página

Quantas vezes você desistiu de acessar uma página porque ela demorou para carregar? Garanto que muitas. 

O Google, assim como qualquer empresa, quer entregar para o seu usuário uma boa experiência. Por isso mesmo, para ranquear bem no site, é preciso ter velocidade no carregamento das páginas

🧠 Entenda como criar seu site: Criação e performance de sites para empresas: o mundo oculto da programação

É importante que seu site, blog ou qualquer outra página do seu domínio, leve no máximo 2 segundos para ser carregado por completo. 

Design responsivo

Lembra quando eu disse que o Google preza muito pela experiência do usuário? A verdade é que mais da metade das pesquisas no Google são feitas por dispositivos móveis. Portanto, se seu design for responsivo e se adaptar facilmente ao mobile, vocês estarão garantindo mais pontos para sua posição no ranqueamento. 

Além do mais, isso ajuda muito na velocidade de carregamento da página.

SEO: um guia completo de aplicação para sua empresa | Aconcaia

O fator ranqueamento do Google dentro de uma estratégia de Inbound Marketing

O Inbound Marketing está diretamente ligado a sites de busca, principalmente ao Google, afinal, ele é o que tem a maioria das buscas do mercado. 

O que isso significa? Que todos os pontos citados acima, são considerados na hora de construir uma estratégia de Inbound Marketing.

Após um estudo profundo e dinâmico do público alvo, das palavras-chave relevantes para o mercado da empresa, e dos produtos e serviços oferecidos por esse negócios, é preciso compreender a jornada de compra do cliente

Quais são as dores desse público? Quais os desejos dele? Quais caminhos ele toma para tomar a decisão?

Tendo todas estas respostas em mãos, é hora de estruturar a estratégia, construindo o site, o blog e todas as outras landing pages (páginas). 

Quando todo o conteúdo relacionado a sua empresa no ambiente digital é construído levando em conta os fatores de ranqueamento do Google, a probabilidade de sua empresa ir parar nas primeiras páginas do site, e ser encontrada pelo seu público aumenta gigantescamente.

Mas é preciso ter uma questão em mente: Uma vez que sejam tantos fatores analisados pelo Google para que sua página seja bem ranqueada, os bons resultados não são alcançados de um dia para o outro.

Como escolher as palavras-chave corretas para o seu site?

As palavras-chave são simplesmente fundamentais. São elas que fazem seus clientes darem o primeiro passo para entrar em seu funil de vendas.

Afinal, na hora de tirar uma dúvida ou comprar um produto ou serviço na internet, o cliente geralmente vai digitar o que procura no Google, não é? Então o objetivo das palavras-chave é fazer com que sua marca apareça nessa busca e atraia a atenção do cliente. 

Em outras palavras, elas são as responsáveis pela ponte existente entre o que seu público-alvo procura e o produto/serviço que a sua empresa tem a oferecer. Assim, ela é uma das principais técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para que sua marca tenha um bom ranqueamento no Google.

Portanto, é preciso entender como você pode definir essas palavras para alavancar as estratégias do seu marketing digital

A importância das palavras-chave no marketing digital 

Palavras-chave são termos de uma ou mais palavras que representam o assunto de um conteúdo ou página da internet, ou seja, elas “dão a ideia”, uma “base” sobre o que se trata aquele conteúdo. 

Quando uma pesquisa é realizada, a procura usando palavras específicas torna a sua resposta mais acertada. Por isso, as suas palavras-chave devem, de certa forma, prever o que o cliente vai pesquisar.

Assim, a função da palavra-chave no marketing digital é a de guiar a otimização de um site ou página e gerar mais leads por meio da busca orgânica. Elas são a chave para que a sua página obtenha um bom ranqueamento no Google. 

Assim, é preciso levar em consideração alguns fatores essenciais para que suas palavras-chave sejam realmente efetivas para ajudar seus possíveis clientes a encontrarem seus conteúdos.  Só assim você vai conseguir atrair a atenção deles, levá-los ao seu funil de vendas e transformá-los em leads para sua estratégia de Inbound Marketing.

Como fazer a definição das palavras-chave?

SEO: um guia completo de aplicação para sua empresa | Aconcaia

Após esclarecida a sua importância, a próxima etapa está em: como definir as palavras-chave do seu site e redes sociais?

Como vimos, as palavras-chave funcionam como elo entre o problema do cliente e a solução que a sua empresa oferece.

Um mesmo problema pode ser pesquisado de diversas maneiras. Por esse motivo, conhecer quem realiza essas pesquisas faz com que a comunicação seja mais acertada e te ajuda a ranquear melhor nas pesquisas do Google.

Quando você entende quais os termos e palavras mais usados pelo seu público, você pode focar a sua estratégia de marketing digital conforme o tipo de pesquisa que o seu público-alvo realiza. 

Para isso, contar com ferramentas para análise de comparação dos volumes de busca dos termos, como o Google Trends, permite com que você entenda como o seu público se refere ao produto/serviço que você oferece. 

Com essas informações você pode selecionar quais termos e palavras são mais efetivos e relevantes para criar o seu conteúdo.

Lista de palavras

Já ficou mais do que claro que conhecer o seu público é o principal quesito dentro do marketing digital. E na hora de criar a lista de palavras-chave não é diferente. 

Para conseguir uma lista que seja efetiva dentro do marketing é preciso saber quem é o seu nicho. 

Depois de determinado o nicho da sua empresa, é preciso conhecer os subnichos, ou seja, as categorias do seu nicho e vincular para cada um deles em torno de 10 palavras ou mais. 

Para obter mais palavras-chaves você pode contar com ferramentas gratuitas para auxiliar a gerar mais ideias. 

O Google ADS, o Ubersuggest e o Semrush são alguns exemplos de ferramentas que podem ajudar no processo de criação de palavras-chave, a partir dos termos que têm mais busca para o seu tipo de produto ou serviço.

Na hora de selecionar as palavras-chave, é preciso focar também nas suas características. É importante avaliar as palavras a partir de 3 atributos principais. São eles: volume de busca, dificuldade de ranqueamento e intenção de compra. 

Volume de busca

O volume de busca representa a quantidade de vezes que determinado termo é pesquisado. Ou seja, palavras com grande volume de busca são aquelas que mais são procuradas pelo público, por isso, tendem a gerar bastante tráfego e acesso para o site. 

Essa estratégia, contudo, precisa ser avaliada de acordo com o objetivo esperado e suas possibilidades de investimento. Afinal, palavras com alto volume de busca costumam também ser usadas por um número grande de empresas. Isso pode fazer com que você tenha mais dificuldade de ranqueamento no Google (como veremos a seguir).

Além disso, considere que palavras-chave pouco segmentadas também costumam ter um alto volume de busca, mas vão acabar atraindo um público que não é o ideal para a sua marca. Por isso, o ideal é buscar palavras com alto volume de buscas, mas bem segmentadas para atingir o público certo.

Dificuldade de ranqueamento

O SEO precisa ser pensado pelo tempo/esforço. Isso quer dizer que é preciso analisar o quão difícil será para se manter em destaque na página do Google com determinadas palavras-chave. Para tal, é preciso avaliar o custo-benefício dessas palavras.

Por isso, vale a pena contar com ferramentas que indiquem o volume de buscas, a concorrência e a dificuldade de ranqueamento das palavras. Aqui estão alguns exemplos de ferramentas pagas que vale a pena conferir: 

  • MOZ: essa ferramenta analisa a dificuldade de ranqueamento através de uma métrica que avalia o potencial dos termos no SEO.

  • SEMrush: é outra ferramenta que avalia as palavras-chave.

  • Buzzstream: essa ferramenta oferece várias funcionalidades quando o assunto é construção de links. 

Nem sempre ter um alcance amplo e uma gama grande de palavras expressa maior conversão e venda. Às vezes, ter um volume de buscas um pouco menor pode significar alcançar um excelente ranqueamento com um público-alvo mais segmentado, que realmente está interessado em concretizar a compra do seu serviço/produto. 

Por exemplo: a procura por um tema mais genérico terá consequentemente uma quantidade de respostas também mais genérica. E a mesma lógica é aplicada para o inverso — quanto mais específica a procura feita pelo seu público, maior as chances de efetivar a compra.

Essa é a base da long tail e da short tail. Geralmente a long tail  é composta por mais palavras e termos específicos. Isso resulta em um menor volume de busca, contudo, o público-alvo atingido apresenta um maior interesse de compra e por isso é mais acertado. Além disso, a competição é menor, o que facilita o seu ranqueamento.

Por outro lado, as palavras short tail — que apresentam menos palavras e são mais amplas — revelam um maior alcance de pessoas, mas normalmente menos efetividade na conversão do público em clientes. 

Vale ressaltar que as estratégias precisam ser pensadas e planejadas em cima do objetivo final que a sua empresa procura obter.

Intenção de compra

Outra dica importante na hora de definir suas palavras-chave é pensar na intenção de compra de quem realiza buscas a partir desses termos.

Se você quer segmentar seu marketing digital para obter mais conversões e vendas, é interessante que as palavras-chave que levem ao seu produto ou serviço demonstrem intenção de compra.

Por exemplo, considere que você está vendendo um software de gestão para escolas. Vamos pensar em duas palavras-chave diferentes: 

  • como fazer gestão escolar 
  • preço software gestão escolar

A primeira palavra-chave é mais ampla e atrai um público maior. Ela é muito boa para captar leads com um conteúdo de topo de funil, que serve mais para informar e nutrir seus clientes, começando a gerar interesse pela sua marca.

Por outro lado, o segundo termo demonstra clara intenção de compra. Pessoas que buscam essa palavra-chave têm muito mais chance de se tornarem seus clientes, porque estão, de fato, buscando comprar um sistema.

As duas estratégias são muito válidas para uma estratégia de marketing digital, mas é preciso conhecê-las e saber qual o seu objetivo na hora de definir as palavras-chave.

Como otimizar o conteúdo do site para SEO em empresas de software?

Mais do que produzir conteúdo, você vai precisar investir em técnicas de SEO para garantir que seu trabalho seja encontrado pelo seu potencial cliente. Veja algumas dicas de boas práticas de SEO para empresas de software (SaaS):

Defina seus objetivos para marketing de conteúdo SaaS

Este é o primeiro passo para fazer um conteúdo para SaaS que ranqueia bem no Google. Afinal, se você não souber ao certo quais são as metas com a produção de conteúdo, sua equipe não vai conseguir trabalhar de maneira alinhada.

Eu sei que nenhuma empresa recusaria as visitas de busca orgânica trazidas por estar com seu blog no topo do Google. Mas o tráfego é apenas uma maneira de medir o sucesso de um conteúdo. 

🧠 Por que ter um blog? Os benefícios dessa ferramenta no Inbound Marketing para o seu negócio 

Para definir os objetivos, você vai ter que ir além de determinar quanto tráfego deseja receber. A pergunta a ser respondida é:

Qual o papel que o marketing de conteúdo desempenha na estrutura e nos processos da sua empresa SaaS?

Veja alguns exemplos de objetivos que você pode assumir para sua produção de conteúdo SaaS:

  • Aumentar a autoridade da marca entre os leads
  • Desenvolver um relacionamento com seu público para fortalecer seu negócio
  • Criar uma lista de contatos
  • Aumentar o fluxo de entrada de leads mensais para sua equipe de vendas
  • Incentivar a defesa da marca e a fidelidade do cliente

Lembre-se que esses objetivos não precisam ser fixados. Você pode determinar o primeiro semestre, por exemplo, para aumentar o número de visitas de pesquisa orgânica que você recebe a cada mês.

Depois, pode focar em aumentar sua lista de contatos por e-mail e telefone, permitindo que você fale com um público maior todos os meses. Em síntese, é fundamental que sua produção de conteúdo esteja alinhada com seus objetivos estratégicos.

SEO: um guia completo de aplicação para sua empresa | Aconcaia

Desenvolva uma boa estratégia de palavras-chave

Você pode até produzir conteúdo sem a pesquisa inicial de palavras-chave, mas dificilmente vai conseguir um texto que ranqueia bem no Google. 

A pesquisa de palavras-chave eficaz informa o que as pessoas estão procurando e, por consequência, o que o Google vai colocar nos topos da rede de pesquisa. Afinal, esse é o grande objetivo dele: oferecer a melhor experiência para seus usuários. 

Então, na produção de conteúdo focado em SEO, o maior intuito é justamente esse: provar para o Google que você está entregando exatamente o que o cliente dele precisa.  

Veja algumas dicas para desenvolver uma boa estratégia de palavras-chave:

  • Conte com ferramentas que te ajudam a criar uma rede de palavras-chave. Um exemplo é o Planejador de Palavras-Chave do Google AdWords. Com essa ferramenta, você tem acesso a informações valiosas, como a frequência que os leads iniciam uma pesquisa por palavras específicas. 
  • Para pesquisas competitivas, use o Semrush. A plataforma permite utilização de filtros para obter palavras-chave baseadas em perguntas, além de organizá-las por contagem de palavras, volume de pesquisa, dificuldade, CPC, densidade competitiva e vários outros fatores.

Depois de fazer essas pesquisas, você vai precisar reduzir suas opções de palavras-chave para aquelas que respondem melhor à busca do seu ICP. Avalie se elas são:

  • Relevantes para seu negócio
  • De alto volume 
  • De dificuldade baixa a média

Você pode encontrar todas essas análises nas ferramentas mencionadas acima. E lembre-se: não adianta lotar seu texto de palavras-chave que não têm relação com o seu ICP. A palavra-chave deve estar intimamente relacionada à sua oferta comercial. Caso contrário, você pode desperdiçar esforços na produção de conteúdo SaaS.

Analise a intenção de pesquisa antes de escrever

O próximo passo para escrever conteúdo para SaaS que ranqueie é analisar a intenção de busca no Google para as palavras-chave alvo. 

Além de descobrir as palavras-chave, você precisa analisar as páginas mais bem classificadas para descobrir que tipo de conteúdo está sendo entregue para essa consulta de pesquisa. 

Um exemplo rápido:

Você vende um software de rastreamento para empresas com veículos. E, acessando o Semrush, vê que “rastreamento” é uma palavra-chave com volume de busca consideravelmente bom.

SEO: um guia completo de aplicação para sua empresa | Aconcaia

Mas será mesmo que a intenção de pesquisa de quem busca por “rastreamento” no Google é encontrar um software com essa funcionalidade? Veja a informação que o site nos oferece:

SEO: um guia completo de aplicação para sua empresa | Aconcaia

Esse resultado, que considera as variações de pesquisa dos usuários, nos mostra que, na verdade, a intenção de pesquisa é muito mais voltada para rastrear objetos que estão em transporte do que o rastreio de veículos próprios/empresariais. 

E, ainda, se você pesquisar no Google por essa palavra-chave, vai notar que os resultados da primeira página também têm essa finalidade.

É por isso que você precisa considerar, além das palavras-chave, também a intenção de pesquisa do seu cliente potencial. 

Se a palavra com melhor volume de busca não corresponde com a intenção de pesquisa que você está buscando, tente outras possibilidades. 

Lembre-se também da premissa das palavras-chave: quanto mais específica, mais fácil será de encontrar o lead certo para sua empresa SaaS.

títulos SEO

Use as tags de título para enfatizar o conteúdo importante

Escrever um conteúdo para empresas de software que seja classificado no Google depende muito também de como você organiza os títulos dentro dele

É importante criar uma estrutura hierárquica no texto para que os rastreadores do mecanismo de pesquisa avaliem-o com mais facilidade, além de melhorar a experiência dos leitores.

Para conseguir extrair o máximo de valor dos seus títulos, siga as seguintes dicas:

  • Inclua apenas um título com a formatação H1 na página.
  • Divida as principais seções da página em H2.
  • Inclua suas palavras-chave de destino em uma tag H2 quando puder — mas cuidado para não exagerar.
  • Use tags H3 para dividir subseções de conteúdo em uma tag H2.

Priorize a qualidade acima de todo o resto

Como você viu, o Google é uma empresa, com objetivos semelhantes aos de qualquer outra. Assim como você, ele quer oferecer uma boa experiência para seus clientes e fidelizá-los. 

Por isso, SEO não é sobre lotar seu texto de palavras-chave e esperar que ele tenha um bom ranqueamento. Afinal, o intuito é escrever para seres humanos, não para um algoritmo. 

Então, não se engane: para ser bem classificado no Google, seu conteúdo precisa ter, acima de tudo, qualidade. 

Mas o que é qualidade aos olhos dos rastreadores? Em primeiro momento, eu diria que relevância, tempo de carregamento, backlinks e domínios de referência, apenas para começar.

E, no que diz respeito à escrita, se você quer se classificar, também precisa entregar o que o Google procura:

  • Conteúdo abrangente e aprofundado
  • Gramática e ortografia corretas
  • Resposta à intenção do usuário
  • Constante melhoria de conteúdos antigos
  • Originalidade
  • Links de autoridade
  • Legibilidade satisfatória

De forma bem generalizada, esses fatores são o mínimo que o Google espera do seu conteúdo. 

Quanto ao tamanho do texto, embora não seja um fator de classificação, é importante para que ele seja mais aprofundado do que os demais. Até porque um conteúdo longo terá maior chance de entregar mais informações desenvolvidas ao usuário.

SEO: um guia completo de aplicação para sua empresa | Aconcaia

Por que as empresas de SaaS devem investir em SEO

A grande maioria das empresas de software precisam de um número grande de leads e contatos todos os meses. Com o SEO, de forma bastante econômica você consegue gerar um enorme número de visitantes e preencher seu funil. 

🧠 Aprofunde seu conhecimento: Funil de vendas vs. flywheel: como transformar a jornada do seu cliente em cíclica e levar sua empresa para o próximo nível?

Além disso, o SEO para SaaS é uma ferramenta altamente sustentável. Isso porque um blog otimizado para os mecanismos de pesquisa tende a ter cada vez mais tráfego todos os meses. 

Quanto mais você publicar novos conteúdos, atualizar e otimizar os antigos e investir nas palavras-chave, mais vai conseguir aumentar a atração de leads. A ideia é que o crescimento do tráfego seja exponencial.

Outro ponto que enfatiza o SEO como uma estratégia sustentável é que, embora escrever e publicar um texto otimizado para pesquisa tenha um custo, assim que o artigo for publicado, ele continuará atraindo tráfego. 

Já o tráfego pago, pelo contrário, precisa de investimentos constantes para atrair leads novos para sua base. 

Além disso, se você quer um ROI escalável sob os investimentos com marketing digital, precisa do SEO. Isso porque a aquisição de novos contatos é bastante previsível, uma vez que tende a crescer constantemente. 

🧠 Veja como aumentar suas vendas: Estratégias de marketing com foco no tráfego orgânico: veja como explorar para vender mais

Importância de manter-se atualizado nas estratégias de SEO

A otimização de mecanismos de pesquisa é um investimento constante que sua empresa SaaS precisa fazer, já que esse campo está em constante mudança e o Google está sofisticando cada vez mais seu algoritmo. 

Por isso, para estabelecer uma estratégia sólida de SEO para SaaS, você precisa sempre manter os padrões mais altos de conteúdo, pesquisar palavras-chave, concorrência e monitorar frequentemente seu tráfego. 

Para ter certeza que, depois de implementar essas estratégias, vai ter os resultados esperados, minha dica é trabalhar com análise de dados.

CTA

Como melhorar a estrutura do seu site para SEO?

Conhecido como SEO Técnico, a estruturação e otimização do seu site para os mecanismos de busca também é algo crucial para a obtenção de resultados. 

Dito isso, para te ajudar a elevar a performance do seu site nos mecanismos de busca, separamos algumas boas práticas de SEO Técnico que vão te ajudar. Veja só: 

Como melhorar a navegabilidade do seu site?

Para melhorar a navegabilidade do seu site por meio do SEO Técnico, é essencial focar em algumas áreas-chave. Aqui estão algumas estratégias que você pode implementar:

  • Otimização da estrutura de URLs: certifique-se de que as URLs do seu site sejam amigáveis para os mecanismos de busca e fáceis de entender para os usuários. Utilize palavras-chave relevantes e evite URLs longas e confusas. Uma estrutura de URL clara e organizada facilita a navegação tanto para os visitantes quanto para os motores de busca.
  • Criação de uma hierarquia de cabeçalhos: use corretamente as tags de cabeçalho (H1, H2, H3, etc.) para estruturar o conteúdo do seu site. Isso ajuda os motores de busca a entenderem a hierarquia das informações e também melhora a experiência do usuário ao fornecer uma leitura mais fácil e organizada.
  • Implementação de breadcrumbs: os breadcrumbs são links de navegação exibidos no topo ou no rodapé das páginas, mostrando a hierarquia do conteúdo do site.

    Eles permitem que os usuários voltem facilmente a páginas anteriores ou naveguem diretamente para categorias específicas. Além disso, os breadcrumbs fornecem uma estrutura clara para os motores de busca indexarem seu site.
  • Melhoria da usabilidade em dispositivos móveis: com o aumento do uso de dispositivos móveis para acessar a web, é crucial garantir que seu site seja responsivo e ofereça uma ótima experiência em telas menores. Certifique-se de que seu design seja adaptável e que os elementos interativos sejam fáceis de clicar e navegar em dispositivos móveis.
  • Integração de um mecanismo de pesquisa interno: um mecanismo de pesquisa interno permite que os usuários encontrem rapidamente o conteúdo desejado dentro do seu site. Certifique-se de que o mecanismo de pesquisa seja eficiente, retornando resultados relevantes e exibindo-os de maneira clara. Isso ajuda os visitantes a navegar facilmente pelo seu site e encontrar as informações que procuram.

Ao implementar essas estratégias de SEO Técnico, você estará aprimorando a navegabilidade do seu site, proporcionando uma experiência mais agradável aos usuários e facilitando a descoberta de conteúdo relevante. 

🧠 Avance ainda mais seu conhecimento sobre SEO Técnico: Melhore a criação e a performance de sites para empresas

Como otimizar a velocidade do seu site? 

A velocidade de carregamento do seu site desempenha um papel crucial na experiência do usuário e no ranking nos mecanismos de busca com SEO. 

Portanto, um site lento pode resultar em altas taxas de rejeição, prejudicando a visibilidade e a eficácia geral da sua presença online. 

Felizmente, o SEO Técnico oferece uma série de estratégias para otimizar a velocidade do seu site. Aqui estão algumas práticas recomendadas:

  • Compressão de Imagens: imagens não otimizadas são uma das principais causas de carregamento lento. Utilize ferramentas de compressão de imagens para reduzir o tamanho do arquivo sem comprometer significativamente a qualidade. Isso reduzirá o tempo de carregamento da página, proporcionando uma experiência mais rápida aos usuários.
  • Minificação de Código: remova espaços em branco, comentários e caracteres desnecessários do seu código HTML, CSS e JavaScript. A minificação de código reduz o tamanho dos arquivos, permitindo que sejam carregados mais rapidamente pelos navegadores.

    Existem várias ferramentas online que automatizam esse processo e facilitam a implementação dessa técnica.
  • Utilização de Cache: o cache permite que os navegadores armazenem uma versão estática do seu site, reduzindo a quantidade de dados que precisam ser baixados a cada visita. Ao configurar corretamente a cache do seu site, você pode melhorar significativamente o tempo de carregamento para visitantes frequentes.

    Por fim, certifique-se de definir a duração apropriada para o cache de cada tipo de arquivo, equilibrando a velocidade de carregamento com a necessidade de atualizações regulares.
  • Melhoria do Tempo de Resposta do Servidor: um tempo de resposta lento do servidor pode retardar todo o processo de carregamento do seu site. Avalie a velocidade de resposta do seu servidor e, se necessário, considere alternativas, como a migração para um servidor mais rápido ou o uso de serviços de hospedagem em nuvem que oferecem escalabilidade e desempenho aprimorados.
  • Redução de Redirecionamentos: redirecionamentos desnecessários podem aumentar o tempo de carregamento do site. Verifique se há redirecionamentos em excesso em suas páginas e remova aqueles que não são essenciais. Quanto menos redirecionamentos, mais rápido será o carregamento das páginas.

Ao implementar essas estratégias de SEO Técnico, você estará otimizando a velocidade do seu site, proporcionando uma experiência mais rápida e agradável aos visitantes.

Lembre-se de testar regularmente a velocidade do seu site usando ferramentas como o PageSpeed Insights do Google ou o GTmetrix, e faça ajustes contínuos para melhorar o desempenho e a eficiência.

Conheça nosso serviço de criação e desenvolvimento de sites profissionais: 

CTA SEO

Como medir o sucesso do seu SEO: conheça as principais métricas e KPIs

A seguir, acompanhe os principais KPIs de SEO adotados por empresas com estratégias de sucesso: 

Sessões orgânicas

Em primeiro lugar temos as sessões orgânicas, que nada mais são do que os acessos realizados no site por uma mesma pessoa. Ou seja: ela entra em uma página e navega por outras até sair.

Mas, neste caso, o visitante precisa vir organicamente (sem o uso de anúncios) pelos motores de busca, como o Google. 

Por fim, se o número de sessões orgânicas estiver alto, quer dizer que seus conteúdos estão devidamente otimizados para SEO

SEO: um guia completo de aplicação para sua empresa | Aconcaia

Visitantes únicos

Como o próprio nome diz, esse indicador analisa o número de visitantes únicos que acessaram seu site. Diante disso, o principal fator avaliado neste KPI é a capacidade das páginas de atrair usuários. 

Além disso, você também pode cruzar sessões orgânicas com o número de visitantes únicos para descobrir a quantidade de sessões médias por visitante, por exemplo. 

🧠 Leve sua estratégia SEO para o LinkedIn: Descubra os novos recursos de SEO do LinkedIn e eleve sua estratégia de Marketing Digital  

Número de visualizações na página

De modo simples, este KPI indica o número de visualizações em determinada página do seu site ao longo de um certo período. Portanto, é um excelente indicador para analisar conteúdos com maior capacidade de atração

Custo por Lead

CPL (Custo por Lead)

Como o nome sugere, este indicador-chave diz respeito ao custo de aquisição de cada lead por campanha. Ou seja, indica o tamanho do investimento para conseguir cada novo contato na sua empresa. 

COMO CALCULAR O CUSTO POR LEAD? 🤔

Para chegar ao valor correto do seu CPL, é necessário ter um controle de quanto é gasto no Marketing Digital para a captação de leads. Sendo assim, é preciso incluir as despesas com anúncios, hospedagem de hotsites, assinaturas de ferramentas de Inbound Marketing, custo com produção de conteúdo, entre outros. 

Com tudo isso em mãos, a fórmula é muito simples: 

CPL = total de gastos com captação de leads / número de leads captados

Lembrando que é necessário definir o mesmo período para ambas variáveis.

Caso seu CPL esteja muito alto, também vale a pena investir em estratégias de retenção e fidelização de clientes. Para isso, a implantação de um time de Customer Success pode ser um bom primeiro passo. 

Ler mais: Revenue Operations: tudo sobre RevOps e sua implementação

Número de backlinks conquistados

Fazendo parte das técnicas de otimização de conteúdo SEO, os backlinks são recursos importantes para gerar e conquistar autoridade ao seu domínio. Dito isso, este KPI mede a quantidade de novos links externos que seu site conseguiu em um determinado tempo. 

Quantidade de domínios linkando para o seu site

O mesmo site pode ter várias páginas com backlinks para o seu domínio, porém, isso pode não trazer bons resultados em autoridade. 

Sendo assim, esse KPI de SEO mensura a diversidade de domínios que fazem linkagem externa para o seu site.

SEO: um guia completo de aplicação para sua empresa | Aconcaia

Ranking de palavras

Nesse indicador, são analisadas as palavras-chave indexadas ao seu site e em que posição se encontram nas pesquisas. Assim, o ranking de palavras pode ser avaliado para entender se os termos ranqueados estão realmente relacionados ao conteúdo da página em questão, por exemplo. 

Taxa de rejeição

Bem conhecida, a taxa de rejeição é um indicador que mede o número de visitantes que acessam o seu site, mas não realizam nenhuma ação nas páginas, ou seja, não clicaram em nada até sair do endereço. 

É importante salientar que altas taxas de rejeição são de grande prejuízo para o ranqueamento do site e suas páginas nas pesquisas

🧠  Veja como funciona na prática: Case de sucesso Golfleet: criação de site e estratégias de SEO

Duração média de sessão

Já a duração média de sessão, diz respeito ao tempo de navegação do usuário no conteúdo do site. Dito isso, uma boa retenção, ao ser avaliada adequadamente, pode significar um material altamente relevante para seus clientes em potencial. 

Tempo de carregamento da página

Como você já deve saber, a rapidez também é um fator importante no SEO, principalmente quando falamos sobre a velocidade de realização das varreduras de conteúdo pelos buscadores. 

Sendo assim, caso o seu site ou página demore a carregar, nem seus visitantes e nem o Google estarão dispostos a esperar o carregamento. Ou seja, neste caso, há grandes chances da página não ser bem ranqueada.

Por fim, o tempo ideal de carregamento é de 0,5 a 2 segundos de espera

Principais páginas de saída

Com este KPI, é possível compreender onde (em qual página) o visitante desistiu de continuar no seu site. Para um e-commerce, essa informação pode ser crucial para entender o fluxo de compra do usuário

Caso seu site apresente muitas saídas na página de pagamento, pode indicar que algum problema pode estar impossibilitando a compra desses usuários, por exemplo.  

error 404

Erros de rastreamento no site

De modo simples, os erros de rastreamento no site ocorrem quando os usuários tentam acessar links que não existem mais. Assim, a falha pode comprometer a navegabilidade do visitante, fazendo com que ele saia do seu domínio antes da conversão, por exemplo. 

Diante disso, esse KPI de SEO é de grande importância para analisar possíveis falhas que podem comprometer o tempo de permanência dos usuários no seu domínio

Click-Through Rate (CTR)

A CTR, ou taxa de cliques, em português, indica a relação entre cliques e impressões. Portanto, mensura o percentual  de cliques em comparação ao total de exibições do anúncio

Portanto, caso, por exemplo, você conte com uma página de blog com uma grande quantidade de acessos, mas uma baixa taxa de CTR, isso indica que seu SEO está devidamente otimizado e seu conteúdo é verdadeiramente relevante, mas, que também são necessárias algumas mudanças na estruturação do seu texto, para que o leitor se sinta instigado a realizar ações na página. 

Por exemplo, algumas ações nesse caso, incluem: 

  • Mudar as CTAs
  • Otimizar seu link building 
  • Re-estruturar seus subtítulos
  • Entre outras

Número de palavras-chave no topo da SERP

A SERP (Search Engine Results Page), é literalmente a página dos resultados de busca que mostra os resultados das pesquisas. Assim, esse KPI de SEO indica a quantidade de palavras-chave do seu site que ficam entre as dez primeiras respostas nos motores de busca. 

🧠 Aprenda mais: SEO na produção de conteúdo para empresas de software

Ou seja, aqui, quanto mais palavras sua empresa conseguir indexar no top 10 da SERP, mais chances você terá de ser encontrado e ter seu site acessado. 

SEO: um guia completo de aplicação para sua empresa | Aconcaia

Como definir os KPIs para SEO da sua empresa? 

Em um primeiro momento, é importante ter em mente que os KPIs estão conectados diretamente com as metas da empresa. Afinal, eles são responsáveis por medir a performance de cada um dos objetivos.

Mas qualquer dado pode ser considerado um KPI? Bom, tudo depende. Foque em entender quais KPIs são relevantes para o site da sua empresa e seus resultados ao nível de guiar suas escolhas e estratégias. 

Além disso, outro ponto essencial é observar informações que podem ter critérios significativos de comparação. Você pode até criar um parâmetro exclusivamente seu, mas, não conseguirá verificar seu desempenho frente a concorrência. 

Por fim, efetue a coleta, armazenamento, organização e análise da quantidade ideal de KPIs para SEO. Procure sempre ter equilíbrio, não é necessário acompanhar inúmeros indicadores que não tem relevância para sua estratégia ou empresa, poucos dados já podem ser o suficiente para garantir um bom embasamento. 

Quais as melhores ferramentas para análise SEO? 

Seguindo adiante, após definir os KPIs de SEO da sua empresa, é necessário saber como coletá-los e armazená-los

Para isso, existem diversas ferramentas no mercado que possibilitam grandes insights e análises para sua equipe, vejamos as principais: 

🧠 O que escolher?: Equipe de marketing interna ou agência de marketing digital?

Google Search Console

Google Search Console

Conhecido anteriormente como Google Webmaster Tools, o Google Search Console, uma ferramenta gratuita que apresenta como o principal buscador do mundo enxerga seu domínio

Assim, esta ferramenta oferece recursos como relatórios a respeito da usabilidade, segurança, desempenho, linkagem, cobertura de índice e outros fatores. 

Portanto, é o próprio Google indicando a você como ele está lendo seu site e o que pode ser feito para que ele seja localizado com maior rapidez. 

🧠 Aprofunde seu conhecimento: Guia de automação do HubSpot: potencialize o uso da plataforma com as ferramentas dos Fluxos de trabalho. 

GA4

Google Analytics

Outro mecanismo de monitoramento de dados do site, o Google Analytics informa os KPIs como sessões orgânicas, visitantes únicos, pageviews, taxa de conversão, taxa de rejeição, entre outros

Ubersuggest

Ubersuggest

Enquanto as duas ferramentas anteriores apresentam dados mais genéricos do site, o Ubersuggest é feito especialmente para a coleta e análise de KPIs de SEO. Assim, a ferramenta é responsável por levantar informações como: 

  • Palavras-chave orgânicas
  • Backlinks
  • Domain Score
  • Palavras-chave ranqueadas, em volume, posição e tráfego orgânico estimado
  • Entre outros

Além disso, você também conta com sugestões de conteúdos, análises de concorrência e auditoria completa do site em SEO.

SemRush

SemRush 

De modo semelhante ao Ubersuggest, o Semrush também é uma ferramenta com foco em KPIs e métricas de SEO e com recursos muito parecidos com a plataforma anterior. 

Mas, o Semrush é mais caro, mas também mais completo, permitindo análises com seus concorrentes, uma maior quantidade de projetos criados e um número mais expressivo de funcionalidades capazes de levar sua estratégia de SEO ao próximo nível. 

Case de sucesso SEO: veja na prática como funciona uma estratégia SEO de sucesso 

A Golfleet é uma empresa de tecnologia especializada em telemetria para gestão de frotas leves que nasceu no Paraná, em 2007.

Com a missão de fazer com que as empresas frotistas sejam mais seguras, produtivas e econômicas, desenvolveu um software completo para profissionalizar e otimizar essas operações em todo o Brasil.

Até então, quando firmou parceria com a Aconcaia, a Golfleet ainda se chamava GolSat. Porém, o software evoluiu tanto que abraçou a empresa.

Sendo assim, em comemoração aos 15 anos ela deu um passo importante e viu tudo mudar. A Golfleet fez um reposicionamento de marca e além do novo nome, abraçou também uma nova identidade visual.

Análise de cenário da Golfleet

SEO: um guia completo de aplicação para sua empresa | Aconcaia

A Golfleet desejava mais engajamento nas mídias sociais e aumentar o número de seguidores, visando o reconhecimento da marca.

Além disso, o foco comercial da empresa era aumentar o número de qualificação de leads. Uma vez que as vendas eram feitas por prospecção e indicação, mas também por leads que chegavam pelo site.

Foi assim que, por meio de estratégias aprimoradas de SEO, nós realizamos o alinhamento e a condução do projeto.

🧠 Aprenda a anunciar: Como anunciar no Google Ads para gerar mais leads qualificados

Em um primeiro momento, nós analisamos a velocidade e usabilidade do site que a Golfleet já possuía, nas versões desktop e mobile.

Os dados de campo mostraram que a página não foi aprovada na avaliação das principais métricas da web.

Nesse sentido, o site precisava da implementação de técnicas de SEO e outras otimizações para aprimorar a experiência do usuário, promovendo uma comunicação mais clara sobre o software de gestão e as soluções que ele oferece.

Em outra análise, constatamos que a velocidade em que o site carregava os principais elementos também precisava de melhorias.

Um aspecto que também nos chamou a atenção foi que o site não estava focado em conversão, além da falta de CTA’s personalizadas e adequadas em cada dobra de página.

O menu da página principal era focado em elementos institucionais ao invés do que realmente interessava ao cliente, por exemplo.

Além disso, a persona da Golfleet não tinha destaque. Como o propósito da empresa é preservar vidas todos os dias, as características e os diferenciais dos seus produtos merecem evidência.

O site antigo também não comunicava de maneira eficaz a capacidade das suas soluções para os usuários que buscavam isso em seu conteúdo, pois não mencionava estrategicamente suas principais palavras-chave.

Isso pedia novas páginas com foco em textos de apoio que refletissem cada vertical do Golfleet e reforçassem a autoridade da empresa.

O que precisa ser feito com a criação do site novo para a Golfleet

SEO: um guia completo de aplicação para sua empresa | Aconcaia

No quesito UX, o layout do site antigo deixava a desejar e seus elementos não conversavam visualmente. Isso afeta diretamente a experiência do usuário e o percentual de conversão de leads.

🧠 Potencialize sua estratégia Inbound: Gestão de leads frios: aprenda a recuperar potenciais clientes

Além disso, a maioria das palavras-chave identificadas dentro do processo de engage com a Aconcaia não faziam parte do conteúdo do site, o que prejudicava a entrega das páginas como resposta para usuários do Google.

Os pontos de conversão no site eram soltos, o que impedia a possibilidade de mensurar todas as conversões e rastreamento de canais e fontes.

Isso impacta na análise de dados e decisões futuras sobre qual estratégia tem funcionado melhor para a empresa.

As campanhas sempre eram direcionadas para LP ‘s fazendo com que deixássemos de ter esse tráfego indo para o site da Golfleet e interagindo com outras páginas e conteúdos da empresa.

A usabilidade do site na versão mobile apresentava algumas penalizações que prejudicam a experiência do usuário com a marca, produtos e serviços.

Como 34% dos acessos nos últimos 90 dias anteriores à análise foram de smartphones, a necessidade de de um site responsivo se mostrou ainda mais importante.

O blog não estava otimizado, com conteúdo relevante e volume de busca separado por categorias com CTA, focado em fornecer uma experiência de conteúdo mais profunda e relevante.

Sendo assim, nós chegamos a conclusão do que precisaria ser feito:

  • Definição de personas por segmento
  • Definição de palavras-chave
  • Otimização de conteúdo no site alinhado com estratégias de palavras-chave e SEO
  • Estratégia de captação de leads por meio do tráfego orgânico e pago
  • Estratégia de nutrição e segmentação de leads

O que poderia ser melhorado com a otimização do site para a Golfleet

SEO: um guia completo de aplicação para sua empresa | Aconcaia

O objetivo com o novo site era comunicar as capacidades dos softwares e sua credibilidade, porém, a empresa poderia ir ainda mais longe.

Então, nós também compartilhamos o que poderia ser melhorado com a criação do novo site:

  • Usabilidade do site;
  • Conteúdo estratégico e relevante;
  • Apresentação das soluções e segmentos atendidos;
  • Criação de um blog para ganhar relevância, ranqueamento e visitação orgânica;
  • Gerar tráfego orgânico e pago para o site gerando mais oportunidades de negócios;
  • Integração do marketing com o comercial;
  • Agilidade no primeiro contato.

O que a Aconcaia desenvolveu com a Golfleet

Golfleet

O projeto de criação resultou em uma plataforma que reflete a reputação da Golfleet e oferece uma experiência de usuário mais envolvente, assim como uma navegação mais clara.

Olha só o que essa parceria proporcionou:

  • Carregamento rápido: quando os usuários buscam uma informação eles têm uma urgência na resposta, caso contrário, podem buscar em outro endereço.
  • Escaneabilidade do conteúdo: garante que o usuário possa escolher entre a leitura na ordem proposta ou navegar pelas informações em destaque.
  • Visual atrativo: organização das informações necessárias de acordo com um progresso, cores, ícones e imagens dentro de uma estética visual agradável.
  • Layout responsivo: o usuário pode decidir acessar o conteúdo de diferentes dispositivos como smartphones, desktops ou tablets.
  • Conteúdo relevante e objetivo: o foco do storytelling é na dor e na solução que a empresa resolve para o seu cliente.
  • Foco em conversão: conduzindo o visitante ao entendimento das informações necessárias para agir e converter.

O novo site que a Aconcaia criou e otimizou para a Golfleet é um testemunho sólido do valor que a empresa tem para a gestão de frotas leves, o resultado não poderia ser outro além de um case de sucesso.

Quer se tornar um case de sucesso Aconcaia também? Garanta já sua presença digital com nossos especialistas em SEO:

CTA SEO

Continue aprendendo:

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter para ter tudo em seu e-mail!