Não é novidade para ninguém que, para trazer visitantes para dentro de casa, primeiro você precisa levá-los à porta da frente.
Mas, afinal, como é que se faz isso na internet? Como levar seu potencial cliente para a “porta da frente” — seu site — e receber a visita dele?
A resposta é SEO: a ferramenta que tem o potencial de ser uma das mais poderosas e colocar seu produto no topo dos mecanismos de pesquisa.
Para levar muitos novos visitantes à sua porta de entrada, você vai precisar gerar conteúdo focado na sua especialidade e otimizado com SEO para SaaS.
Essa é uma das melhores formas de fazer com que os leads se interessem pelo seu produto.
Leia também: Saiba como vender software como serviço usando Inbound Marketing em empresas SaaS
Mas aí é que entra a dúvida de muitos gestores de empresas SaaS. Originalidade? Novidade? Relevância? O que se espera de um conteúdo criado para canais de comunicação de empresas de software?
A boa notícia é que você está no lugar certo. Neste texto, vai encontrar um guia de SEO para SaaS e como produzir conteúdo focado em conversão para esse nicho. Olha só tudo que preparamos para você:
Cenário da produção de conteúdo em empresas de software
Você já deve ter percebido que a maneira como as empresas de tecnologia e software corporativos precisam conduzir o marketing digital está evoluindo.
Nesse segmento, o ciclo de vendas é mais longo, o cliente não quer se sentir pressionado e quanto menos “jeito de vendedor” você tiver, melhores serão suas chances.
Além disso, outro fator que entra em questão é o aumento da competição por atenção nos canais digitais.
As empresas de tecnologia do setor B2B precisam alcançar os tomadores de decisão exatos e nos canais certos se quiserem melhorar seus fechamentos de vendas.
Leia também: O e-mail marketing ainda funciona: veja o porquê
É aí que entra a produção de conteúdo para SaaS. Com um conteúdo bem estruturado, a capacidade de se conectar com esses tomadores de decisão aumenta, uma vez que você vai estar produzindo exatamente o tipo de conteúdo que eles procuram na internet.
O intuito da produção de conteúdo para SaaS hoje é bem claro: você precisa criar autoridade, mostrar que entende os desafios que seu público-alvo enfrenta e que tem uma solução exclusiva que pode fornecer ROI.
Veja alguns dados da DemandMetric que comprovam que o cenário da produção de conteúdo está em alta e pode potencializar empresas SaaS:
- O marketing de conteúdo pode gerar 3 vezes mais leads do que os métodos tradicionais de marketing e custa 62% menos.
- Sites que focam em marketing de conteúdo podem receber 6 vezes mais conversões orgânicas do que aqueles que usam outras estratégias.
- Mais de 46% dos profissionais de marketing B2B afirmam que o Inbound Marketing produz um ROI mais alto do que o Outbound Marketing.
Leia também: Como anunciar no Google Ads para gerar mais leads qualificados
Ou seja, não restam dúvidas de que o cenário é muito favorável para empresas que pretendem investir em produção de conteúdo SaaS. Entretanto, não basta apenas produzir materiais, você também precisa conhecer estratégias para que seu cliente encontre sua “porta de entrada”.
Por que a produção de conteúdo SaaS é diferente
Para a maioria das empresas, entregar um produto gratuitamente é algo impensável. No entanto, no mundo SaaS, oferecer um teste grátis não é mais uma estratégia de marketing, mas sim uma expectativa do cliente.
Pense comigo:
Quando um cliente está pensando em comprar um produto tradicional, como uma moto custom, por exemplo, ele lê avaliações, visita uma loja para vê-la pessoalmente, conversa com os vendedores e ainda faz um test-drive.
Já o cliente que quer comprar um software se sente muito menos seguro nesse processo, uma vez que só poderá usá-lo “no mundo real” depois de ter feito a compra.
É por isso que oferecer um período de teste gratuito para seu software é uma das coisas mais básicas que você pode fazer pelo seu potencial cliente.
Além disso, outra diferença que impacta no marketing é que as empresas SaaS contam com um ciclo de vendas mais longo. Afinal, é um serviço por assinatura e o cliente quer ter certeza de que está adquirindo o melhor. E, além de tudo, ele pode testar uma variedade de opções antes de fechar com a sua.
Mas, afinal, o que isso significa para a produção de conteúdo de empresas SaaS de hoje? É simples: seu consumidor e ciclo de vendas são diferentes dos outros, por isso, seu conteúdo também precisa ser.
Leia também: Case de sucesso Sponte: implementação HubSpot em 45 dias
Cada conteúdo publicado em um blog de empresa SaaS tem que ser esquematizado com base em como seu cliente potencial se comporta antes e depois de fazer uma compra.
A boa notícia é que nem tudo vai ser distinto. Comercializar o SaaS também depende de muitas habilidades exigidas no marketing comum. Mas você vai precisar se preparar para assumir diversos novos desafios de produzir conteúdo para SaaS, entre eles:
- Clientes mais exigentes
- Alta taxa de rotatividade
- Competitividade pelo tráfego orgânico
- Educar clientes sobre os benefícios de um SaaS
- Medir a efetividade das estratégias
- Trabalhar com um SEO efetivo
SaaS SEO: principais dicas para escrever um texto que ranqueia bem no Google
Mais do que produzir conteúdo, você vai precisar investir em técnicas de SEO para garantir que seu trabalho seja encontrado pelo seu potencial cliente. Veja algumas dicas de boas práticas de SEO SaaS:
Defina seus objetivos para marketing de conteúdo SaaS
Este é o primeiro passo para fazer um conteúdo para SaaS que ranqueia bem no Google. Afinal, se você não souber ao certo quais são as metas com a produção de conteúdo, sua equipe não vai conseguir trabalhar de maneira alinhada.
Eu sei que nenhuma empresa recusaria as visitas de busca orgânica trazidas por estar com seu blog no topo do Google. Mas o tráfego é apenas uma maneira de medir o sucesso de um conteúdo.
Para definir os objetivos, você vai ter que ir além de determinar quanto tráfego deseja receber. A pergunta a ser respondida é:
Qual o papel que o marketing de conteúdo desempenha na estrutura e nos processos da sua empresa SaaS?
Veja alguns exemplos de objetivos que você pode assumir para sua produção de conteúdo SaaS:
- Aumentar a autoridade da marca entre os leads
- Desenvolver um relacionamento com seu público para fortalecer seu negócio
- Criar uma lista de contatos
- Aumentar o fluxo de entrada de leads mensais para sua equipe de vendas
- Incentivar a defesa da marca e a fidelidade do cliente
Lembre-se que esses objetivos não precisam ser fixados. Você pode determinar o primeiro semestre, por exemplo, para aumentar o número de visitas de pesquisa orgânica que você recebe a cada mês.
Leia mais: LGPD e marketing digital: como adequar suas estratégias com a lei?
Depois, pode focar em aumentar sua lista de contatos por e-mail e telefone, permitindo que você fale com um público maior todos os meses. Em síntese, é fundamental que sua produção de conteúdo esteja alinhada com seus objetivos estratégicos.
Desenvolva uma boa estratégia de palavras-chave
Você pode até produzir conteúdo sem a pesquisa inicial de palavras-chave, mas dificilmente vai conseguir um texto que ranqueia bem no Google.
A pesquisa de palavras-chave eficaz informa o que as pessoas estão procurando e, por consequência, o que o Google vai colocar nos topos da rede de pesquisa. Afinal, esse é o grande objetivo dele: oferecer a melhor experiência para seus usuários.
Então, na produção de conteúdo focado em SEO, o maior intuito é justamente esse: provar para o Google que você está entregando exatamente o que o cliente dele precisa.
Veja algumas dicas para desenvolver uma boa estratégia de palavras-chave:
- Conte com ferramentas que te ajudam a criar uma rede de palavras-chave. Um exemplo é o Planejador de Palavras-Chave do Google AdWords. Com essa ferramenta, você tem acesso a informações valiosas, como a frequência que os leads iniciam uma pesquisa por palavras específicas.
- Para pesquisas competitivas, use o Semrush. A plataforma permite utilização de filtros para obter palavras-chave baseadas em perguntas, além de organizá-las por contagem de palavras, volume de pesquisa, dificuldade, CPC, densidade competitiva e vários outros fatores.
Depois de fazer essas pesquisas, você vai precisar reduzir suas opções de palavras-chave para aquelas que respondem melhor à busca do seu ICP. Avalie se elas são:
- Relevantes para seu negócio
- De alto volume
- De dificuldade baixa a média
Você pode encontrar todas essas análises nas ferramentas mencionadas acima. E lembre-se: não adianta lotar seu texto de palavras-chave que não têm relação com o seu ICP. A palavra-chave deve estar intimamente relacionada à sua oferta comercial. Caso contrário, você pode desperdiçar esforços na produção de conteúdo SaaS.
Ler mais: Como definir ICP e persona em empresas B2B
Analise a intenção de pesquisa antes de escrever
O próximo passo para escrever conteúdo para SaaS que ranqueie é analisar a intenção de busca no Google para as palavras-chave alvo.
Além de descobrir as palavras-chave, você precisa analisar as páginas mais bem classificadas para descobrir que tipo de conteúdo está sendo entregue para essa consulta de pesquisa.
Um exemplo rápido:
Você vende um software de rastreamento para empresas com veículos. E, acessando o Semrush, vê que “rastreamento” é uma palavra-chave com volume de busca consideravelmente bom.
Mas será mesmo que a intenção de pesquisa de quem busca por “rastreamento” no Google é encontrar um software com essa funcionalidade? Veja a informação que o site nos oferece:
Esse resultado, que considera as variações de pesquisa dos usuários, nos mostra que, na verdade, a intenção de pesquisa é muito mais voltada para rastrear objetos que estão em transporte do que o rastreio de veículos próprios/empresariais.
E, ainda, se você pesquisar no Google por essa palavra-chave, vai notar que os resultados da primeira página também têm essa finalidade.
É por isso que você precisa considerar, além das palavras-chave, também a intenção de pesquisa do seu cliente potencial.
Se a palavra com melhor volume de busca não corresponde com a intenção de pesquisa que você está buscando, tente outras possibilidades.
Lembre-se também da premissa das palavras-chave: quanto mais específica, mais fácil será de encontrar o lead certo para sua empresa SaaS.
Use as tags de título para enfatizar o conteúdo importante
Escrever um conteúdo para empresas de software que seja classificado no Google depende muito também de como você organiza os títulos dentro dele.
É importante criar uma estrutura hierárquica no texto para que os rastreadores do mecanismo de pesquisa avaliem-o com mais facilidade, além de melhorar a experiência dos leitores.
Para conseguir extrair o máximo de valor dos seus títulos, siga as seguintes dicas:
- Inclua apenas um título com a formatação H1 na página.
- Divida as principais seções da página em H2.
- Inclua suas palavras-chave de destino em uma tag H2 quando puder — mas cuidado para não exagerar.
- Use tags H3 para dividir subseções de conteúdo em uma tag H2.
Priorize a qualidade acima de todo o resto
Como você viu, o Google é uma empresa, com objetivos semelhantes aos de qualquer outra. Assim como você, ele quer oferecer uma boa experiência para seus clientes e fidelizá-los.
Por isso, SEO não é sobre lotar seu texto de palavras-chave e esperar que ele tenha um bom ranqueamento. Afinal, o intuito é escrever para seres humanos, não para um algoritmo.
Então, não se engane: para ser bem classificado no Google, seu conteúdo precisa ter, acima de tudo, qualidade.
Mas o que é qualidade aos olhos dos rastreadores? Em primeiro momento, eu diria que relevância, tempo de carregamento, backlinks e domínios de referência, apenas para começar.
E, no que diz respeito à escrita, se você quer se classificar, também precisa entregar o que o Google procura:
- Conteúdo abrangente e aprofundado
- Gramática e ortografia corretas
- Resposta à intenção do usuário
- Constante melhoria de conteúdos antigos
- Originalidade
- Links de autoridade
- Legibilidade satisfatória
De forma bem generalizada, esses fatores são o mínimo que o Google espera do seu conteúdo.
Quanto ao tamanho do texto, embora não seja um fator de classificação, é importante para que ele seja mais aprofundado do que os demais. Até porque um conteúdo longo terá maior chance de entregar mais informações desenvolvidas ao usuário.
Por que as empresas de SaaS devem investir em SEO
A grande maioria das empresas de software precisam de um número grande de leads e contatos todos os meses. Com o SEO, de forma bastante econômica você consegue gerar um enorme número de visitantes e preencher seu funil.
Além disso, o SEO para SaaS é uma ferramenta altamente sustentável. Isso porque um blog otimizado para os mecanismos de pesquisa tende a ter cada vez mais tráfego todos os meses.
Quanto mais você publicar novos conteúdos, atualizar e otimizar os antigos e investir nas palavras-chave, mais vai conseguir aumentar a atração de leads. A ideia é que o crescimento do tráfego seja exponencial.
Outro ponto que enfatiza o SEO como uma estratégia sustentável é que, embora escrever e publicar um texto otimizado para pesquisa tenha um custo, assim que o artigo for publicado, ele continuará atraindo tráfego.
Já o tráfego pago, pelo contrário, precisa de investimentos constantes para atrair leads novos para sua base.
Além disso, se você quer um ROI escalável sob os investimentos com marketing digital, precisa do SEO. Isso porque a aquisição de novos contatos é bastante previsível, uma vez que tende a crescer constantemente.
Leia também: Estratégias de marketing com foco no tráfego orgânico: veja como explorar para vender mais
Importância de manter-se atualizado nas estratégias de SEO
A otimização de mecanismos de pesquisa é um investimento constante que sua empresa SaaS precisa fazer, já que esse campo está em constante mudança e o Google está sofisticando cada vez mais seu algoritmo.
Por isso, para estabelecer uma estratégia sólida de SEO para SaaS, você precisa sempre manter os padrões mais altos de conteúdo, pesquisar palavras-chave, concorrência e monitorar frequentemente seu tráfego.
Para ter certeza que, depois de implementar essas estratégias, vai ter os resultados esperados, minha dica é trabalhar com análise de dados e Inbound Marketing, confira nosso serviço: