Guia completo de planejamento de marketing para 2024

Conheça a importância do planejamento de marketing e acompanhe um passo a passo com dicas práticas para definir e implementar suas estratégias.

6 min de leitura

À medida que nos preparamos para um ano novo na Aconcaia, reunimos nossa equipe para conversar sobre como é crucial ter um planejamento de marketing sólido antes de navegar em meio ao cenário digital, que muitas vezes nos pega de surpresa.

Conversa vai, conversa vem, percebemos que as estratégias eram valiosas demais para ficar entre nós. Afinal, o marketing digital pode até não ser uma novidade para nossa agência, mas sabemos que essa não é a realidade de muitas empresas.

Pensando nisso, criamos um guia completo de planejamento de marketing para 2024 e compartilhamos dicas que realmente fazem a diferença para se manter à frente do jogo no próximo ano.

CTA_fundo-planejamento-estrategico-de-mkt-

O que é planejamento de marketing?

Imagine um roteiro que guie sua equipe em direção aos objetivos de negócios da sua empresa, ajudando vocês a navegar pelo cenário em constante mudança do marketing digital.

Um planejamento de marketing é exatamente isso: um documento estratégico que descreve como você promoverá seus produtos ou serviços e alcançará seu público-alvo de maneira eficaz.

Quais são as metas para sua organização em 2024? Quais serão as ações utilizadas para alcançá-las? E com quais recursos?

Essas perguntas são bons exemplos do que seu plano de marketing precisa responder. Pense nelas como a oportunidade para enxergar seu negócio a partir de um novo ponto de vista.

Assim, um plano serve como um modelo para todas as suas estratégias de Inbound Marketing e abrange várias ações, como:

  • Definição de metas e orçamentos
  • Pesquisa de mercado
  • Análise do público-alvo e concorrência
  • Possibilidade de ofertas promocionais
  • Medição de desempenho

Ler mais: Inbound Marketing para SaaS: um guia completo de aplicação

Todo esse cuidado ajuda você a manter o foco, acompanhar seu progresso e tomar decisões informadas para atingir seus objetivos mais rápido e com mais segurança.

Ao invés de simplesmente reagir às mudanças, é como se sua empresa preparasse o solo, porque entende que o mercado pode ser incerto. Mas como você tem metas a serem alcançadas, sabe do que precisa para superar qualquer obstáculo e não corre o risco de se afastar dos objetivos ou perder de vista os valores da empresa.

Pelo mesmo motivo, é importante manter os pés nos chão ao definir seu plano de marketing e considerar que adversidades ou imprevistos possam surgir no caminho.

Lembrando que planejamento e estratégia são conceitos diferentes, mas um depende do outro: o primeiro diz respeito a parar e pensar, enquanto o segundo está relacionado a fazer escolhas.

image4-4

Quais são os benefícios do planejamento de marketing?

Pense em suas estratégias de marketing para 2024 como cartas na manga, que serão utilizadas mês após mês para o sucesso da sua operação. Como elas fornecem uma direção clara, também garantem que você invista seu tempo, energia e recursos com sabedoria.

Vale ressaltar que os benefícios se estendem para todos os profissionais da sua empresa. De um lado, você sabe como e onde quer chegar, do outro, sua equipe têm metas e objetivos claros e entendem seu papel no sucesso da operação.

Aqui estão outros motivos pelos quais um plano de marketing é um ativo inestimável para qualquer operação e também pode ser para a sua:

Clareza estratégica

A elaboração do planejamento de marketing alinha os objetivos gerais de negócios da sua empresa e garante que cada ação seja direcionada de forma eficaz para contribuir com o crescimento sustentável da organização.

Ou seja, a verdadeira magia reside na sua capacidade de promover uma visão unificada entre todas as partes envolvidas. Isso estabelece um senso mais profundo de responsabilidade e uma compreensão de metas, valores e direção da empresa.

Abordagem direcionada

Ao realizar pesquisas de mercado e definir seu público-alvo, é possível refinar suas abordagens e táticas para alcançar as pessoas certas e no momento ideal.

Essas pesquisas ajudam você a coletar dados relevantes sobre seu segmento, concorrência, tendências e, principalmente, clientes em potencial. Por meio da análise dessas informações, fica mais fácil identificar oportunidades, desafios e lacunas que podem ser exploradas em suas estratégias de marketing.

Orçamento e eficiência

Outra vantagem da implementação desse planejamento é a oportunidade de alocar seus recursos de forma estratégica, priorizando as áreas com mais necessidade, mas sem negligenciar os recursos das demais.

Isso significa que seu orçamento será otimizado, o que evita gastos desnecessários e permite que você identifique oportunidades para economizar, como negociar contratos de fornecedores, eliminar despesas e aproveitar as oportunidades para investimentos.

Monitoramento do progresso

Como essa organização inclui métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs), é possível monitorar o desempenho e fazer ajustes em suas estratégias sempre que necessário e, mais importante, baseadas em dados.

Lembrando que os KPIs não são conceitos universais e imutáveis, então, precisam ser adaptados de acordo com as particularidades de cada departamento.

Ler mais: Guia de métricas de marketing digital: os principais indicadores de marketing e vendas e como mensurá-los

As equipes de vendas e atendimento ao cliente, por exemplo, não compartilham os mesmos objetivos. Mas um plano de marketing garante que ambas compreendam a estratégia mais ampla, a visão do todo.

Pelo mesmo motivo, a flexibilidade é uma característica marcante dos indicadores-chave de desempenho. Como as empresas são dinâmicas, os KPIs precisam evoluir na mesma medida.

Guia completo de planejamento de marketing para 2024 | Aconcaia

Como fazer um planejamento de marketing eficiente?

Bom, entender a importância de um conceito e seus benefícios é uma tarefa fácil. Mas colocar a mão na massa é outra história.

Sendo assim, vamos para a parte divertida: como fazer um planejamento de marketing eficiente. A seguir, você confere 10 passos primordiais.

1. Reflita sobre o ano anterior

Antes de mergulhar de cara no futuro, é necessário refletir um pouco sobre o passado e escutar o que ele tem a dizer. Portanto, analise o desempenho dos seus esforços de marketing em 2023, examine o que funcionou e, principalmente, o que não funcionou.

Identificar os acertos e aprender com os erros o ajudará a tomar decisões informadas para o próximo ano. Afinal, aumentar as chances de sucesso deve sempre orientar suas estratégias.

Uma ótima saída para avaliar a realidade da sua empresa é utilizar a matriz SWOT e seus 4 fatores:

  • Forças: representam os elementos internos e recursos que colocam sua operação em evidência, como investimentos na sua equipe, em ferramentas de automação, processos eficientes, entre outros.
  • Fraquezas: como o próprio nome sugere, são as áreas que ainda não atingiram seu potencial máximo e incluem problemas de gestão ou a qualidade de produtos e serviços, por exemplo.
  • Oportunidades: simboliza os fatores externos que podem beneficiar sua empresa, como mudanças de mercado, tendências emergentes, demandas crescentes e expansão geográfica.
  • Ameaças: indicam os desafios ou riscos para sua empresa, como concorrência intensa, flutuações econômicas e crises que seu setor pode enfrentar.

Identificar as forças e oportunidades é ótimo para a autoestima, porque evidencia a vantagem competitiva e como seu negócio pode crescer e prosperar. É aquele bom e velho ditado sobre não mexer em time que está ganhando.

Mas não se desanime com as fraquezas e ameaças, enxergue ambas como uma possibilidade de mitigação de riscos.

2. Defina seus objetivos de marketing

Ter uma visão clara dos resultados que você espera do seu planejamento de marketing é um passo primordial para sua execução. Afinal, serão 12 meses de trabalho pela frente e, em meio a correria, é muito fácil se esquecer do porquê você está fazendo o que está fazendo.

Sendo assim, estabeleça metas claras e alcançáveis para seus esforços, porque a definição de objetivos precisa estar alinhada com as metas gerais do seu negócio.

Aqui estão alguns exemplos práticos do que você pode considerar ao definir seu planejamento de marketing:

  • Aumentar o reconhecimento de marca
  • Crescer o tráfego do site com estratégias de SEO e criação de conteúdo
  • Impulsionar a taxa de conversões durante o próximo trimestre
  • Expandir para novos mercados
  • Lançar um programa de fidelidade para reter os consumidores atuais
  • Implementar ferramentas de automação de marketing

Ler mais: Tudo sobre HubSpot: um guia completo do melhor software de CRM

Lembrando que os objetivos devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazos definidos, como os critérios SMART nos ensinou. Também não se esqueça de avaliar o desempenho das suas estratégias de marketing ao longo do tempo.

3. Compreenda o seu público-alvo

Para criar campanhas de marketing realmente eficazes, você deve ter um conhecimento profundo do seu público-alvo.

Mas se conceitos como público-alvo ainda são uma novidade, saiba que isso é mais fácil ao conduzir pesquisas de mercado completas e, só assim, identificar suas preferências, dados demográficos e comportamentos de compra.

Uma empresa B2B, por exemplo, deve considerar informações como tamanho da empresa, setor de atuação e localização geográfica ao compreender melhor seu público-alvo.

Em seguida, utilize esse conhecimento para personalizar suas mensagens e interagir com seu público em um nível mais pessoal, porque você conhece suas dores como ninguém e pode solucioná-las.

Ler mais: Como definir o ICP e persona para sua estratégia de marketing em empresas B2B

4. Aproveite o poder do marketing de conteúdo

O conteúdo é rei e continuará a reinar supremo em 2024. Acredite, não é por acaso que estamos produzindo esse blog.

Uma das tarefas que você não pode menosprezar, sem sombra de dúvidas, é investir na criação de conteúdo envolvente e de alta qualidade que ressoe com seu público, com foco na nutrição de leads.

Também é importante aproveitar os vários formatos disponíveis, como artigos de blog, vídeos, infográficos, e-mail marketing e podcasts para atender às diferentes preferências de consumo.

Se você quiser poupar tempo e esforço, entenda onde seu público está e vá ao encontro dele, não espere que o contrário aconteça.

Ler mais: Por que ter um blog? Os benefícios dessa ferramenta no Inbound Marketing

5. Tenha as mídias sociais ao seu lado

Bom, as plataformas de mídia social não vão a lugar nenhum tão cedo, então é importante que você também as considere no seu planejamento de marketing.

Para isso, desenvolva uma estratégia que se alinhe aos seus objetivos e público-alvo. Não se esqueça de que, dependendo do seu negócio, as mídias sociais não serão exatamente uma ferramenta de conversão, mas sim de conquistar seu espaço no meio digital e reforçar sua autoridade.

É uma oportunidade de interagir com seus seguidores, compartilhar conteúdo valioso e aproveitar esses pontos de contato para alcançar um público mais amplo e fidelizar o atual.

6. Otimize para os motores de busca

A cada ano que passa, a otimização de mecanismos de pesquisa continua sendo um fator crítico de qualquer planejamento de marketing. Isso fica ainda mais evidente quando levamos em consideração que o Google está constantemente atualizando suas diretrizes e algoritmos.

Sendo assim, manter-se atualizado e ficar por dentro das tendências mais recentes são passos essenciais para garantir que o desempenho do seu site e da sua criação de conteúdo não sofram penalidades.

Ler mais: Como funciona o algoritmo do Google: um guia obrigatório para ranquear seu site na 1ª página

Cá entre nós, você não só garante uma classificação mais elevada nos resultados e alcança mais pessoas, como também fica um passo à frente da concorrência. E aqui estão algumas maneiras de otimizar sua estratégia de SEO:

  • Pesquisa de palavras-chave relevantes para o seu segmento
  • Análise de intenções de busca por informações, produtos e serviços
  • Otimização de SEO On-Page para o conteúdo do seu site
  • Definição de uma rede de backlinks de qualidade

Em cada um desses exemplos temos uma oportunidade de oferecer uma melhor experiência aos usuários. Quando seu site é facilmente encontrado e, mais importante, oferece conteúdo relevante e valioso, você constrói uma base sólida para o sucesso a longo prazo.

7. Execute o marketing baseado em dados

Em resumo, os dados são a espinha dorsal de um planejamento de marketing eficaz, assim como de sua execução.

Não se engane, boa vontade e intuição são recursos ótimos, mas podem chegar só até certo ponto. Ao invés de dar um tiro no escuro, aproveite o potencial das ferramentas analíticas para:

  • Medir o desempenho de suas campanhas
  • Analisar o comportamento de clientes
  • Embasar suas decisões em informações concretas

Depois, use esses insights para aprimorar constantemente suas estratégias e gerar melhores resultados conforme o tempo passa.

Além de uma direção mais clara, estratégias de marketing baseadas em dados permitem uma abordagem mais precisa e responsiva, que acompanha as necessidades do seu público-alvo que mudam a cada dia que passa.

8. Mantenha uma postura de adaptabilidade

O marketing digital não é exatamente uma área para as pessoas que se acomodam ou esperam que as mesmas estratégias de anos atrás continuem funcionando.

Se o cenário está evoluindo, é essencial que os profissionais permaneçam ágeis e alertas, sem deixar qualquer tendência ou tecnologia passar despercebida. Também é importante monitorar continuamente os desenvolvimentos, experimentar novas estratégias e estar disposto a mudar, sempre que necessário.

Guia completo de planejamento de marketing para 2024 | Aconcaia

Por que definir suas estratégias de marketing com uma agência?

Você chegou até aqui e está se perguntando como vai dar conta de estruturar um planejamento de marketing ao mesmo tempo que se desdobra para uma infinidade de tarefas?

Não se preocupe, sabemos que são inúmeros conceitos, muitas tarefas e grandes esforços. Mas ficou evidente que é importante para os resultados.

Portanto, definir suas estratégias de marketing ao lado de uma agência especializada em performance digital como a Aconcaia oferece uma série de benefícios para sua empresa:

  • Onboarding: realizamos uma imersão minuciosa para entender os desafios e oportunidades de negócio, uma abordagem que nos capacita a estruturar demandas, escopos e cronogramas alinhados às suas necessidades específicas.
  • Consultoria personalizada: aproveitamos nosso conhecimento profundo da sua operação e usamos as melhores práticas para impulsionar suas estratégias de marketing.
  • Planejamento estratégico: possuímos a expertise necessária para desenvolver um plano de marketing sólido, com base em metas e táticas precisas, alinhado com ICP e persona do seu negócio.
  • Guias e briefings: trabalhamos em estreita colaboração com equipes internas e externas e mostramos o caminho a ser seguido, por meio de guias e briefings detalhados de ações a serem tomadas pela sua empresa.
  • Estruturação de processos internos: colocamos a casa em ordem, graças aos nossos conhecimentos sobre Marketing Operations (MktOps) e Revenue Operations (RevOps) que nos possibilitam reduzir atritos e gargalos operacionais.

Ao embarcar em sua jornada no meio digital em 2024, lembre-se de que um plano bem estruturado e abrangente é a chave para alcançar seus objetivos. Mas você não precisa enfrentar isso sozinho.

Dê agora o primeiro passo que garantirá um ano de sucesso na sua empresa e conheça nosso serviço de planejamento estratégico de marketing. Juntos, podemos impulsionar o crescimento do seu negócio de forma sustentável:

CTA_fundo-estrategia-e-planejamento-de-marketing

Continue aprendendo:

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter para ter tudo em seu e-mail!