Geração de leads com HubSpot: dicas infalíveis para uma estratégia sólida

Acompanhe um guia completo sobre o que é geração de leads, qual a importância e como superar os principais desafios dessa estratégia com o HubSpot.

6 min de leitura

Temos uma série de possibilidades disponíveis para geração de leads, não existe certo ou errado. Mas, convenhamos, nada se compara a uma ferramenta que aproxima sua empresa dos contatos mais adequados para o seu produto ou serviço.

No final das contas, geração de leads é sobre qualidade, não quantidade. Uma lista de contatos aleatórios não serve para nada além disso, e sabemos que essa não é a intenção quando se trata dos seus objetivos de negócio.

Portanto, fique de olho e descubra como o HubSpot é o único parceiro que você precisa para uma estratégia de geração de leads bem-sucedida.

CTA-fundo-consultoria-hubspot-por-especialistas

O que é geração de leads?

Bom, vamos começar com o básico. A geração de leads nada mais é do que o processo de atrair e converter visitantes em clientes potenciais, que demonstram interesse genuíno em seus produtos ou serviços.

Dessa maneira, esses leads se tornam a base do seu funil de vendas ou flywheel, dando a você a oportunidade de nutri-los e convertê-los em consumidores fiéis.

Mas por que você deveria se importar? A geração de leads é realmente tão vital assim? A resposta mais curta é sim, o processo de geração de leads é a força vital de qualquer negócio.

É como um mapa do tesouro que o direciona até clientes com maior probabilidade de se interessarem pelo que você tem a oferecer.

Como resultado, ao concentrar seus esforços na geração de leads de qualidade, você pode economizar tempo, energia e recursos ao mesmo tempo em que observa suas vendas decolarem.

Tudo sobre geração de leads com HubSpot | Aconcaia

Como funciona a geração de leads?

Agora que já definimos a importância do processo, vamos explorar como ele funciona na prática. A geração de leads opera em um ciclo contínuo, iniciando com a atração de visitantes para o seu site ou página de destino.

Dessa forma, esses visitantes são motivados a fornecer informações de contato, como e-mails ou números de telefone, em troca de algo valioso, como conteúdo exclusivo, descontos ou acesso a webinars informativos.

Com isso, esses leads podem ser nutridos por meio de campanhas de marketing direcionadas, que avançam junto com eles pelo funil de vendas até finalmente se tornarem clientes.

Existem várias estratégias e táticas que você pode utilizar para gerar leads, mas aqui estão alguns dos métodos mais populares:

Melhores estratégias para geração de leads

  • Conteúdo de qualidade: informações valiosas e envolventes, como blogs, podcasts e vídeos, são fundamentais para resolver os problemas da sua persona, construir confiança e atrair clientes em potencial para sua marca.
  • Redes sociais: aproveitar o poder dessas plataformas permite que você se envolva com seu público-alvo, promova seu negócio e capture leads por meio de anúncios direcionados e conteúdo atrativo.
  • E-mail marketing: a criação de uma lista de e-mails personalizados e o envio de mensagens relevantes ajudam a nutrir leads e convertê-los em clientes ao longo do tempo.
  • Search Engine Optimization (SEO): otimizar o seu site e criar conteúdo pensando nos mecanismos de busca é outra forma eficaz de aumentar a sua visibilidade online, direcionar tráfego orgânico e gerar leads qualificados.
  • Materiais ricos: para além dos conteúdos disponibilizados no seu blog, produza eBooks, infográficos e planilhas relevantes para o seu público-alvo e ofereça-os em troca de informações, como os dados de contato.
  • Convites para webinars e workshops: eventos online são uma excelente oportunidade para atrair um público mais qualificado e gerar leads, tanto para empresas B2B quanto B2C, seja por meio de anúncios, postagens em redes sociais ou landing pages.

Principais canais para geração de leads

Temos uma série de possibilidades e canais disponíveis para a geração de leads, que permitem o uso de estratégias diferentes, mas o importante é utilizar os que fazem sentido para o seu negócio.

Inclusive, os principais continuam sendo o website, blog, conteúdos, anúncios pagos, redes sociais e e-mail marketing. Vale ressaltar que explorar mais de uma opção relevante e diversificar os canais é essencial para alcançar um público mais amplo e maximizar os seus resultados.

Além disso, uma estratégia de SEO bem planejada é outro passo fundamental. Isso porque otimizar o seu site e a sua produção de conteúdo pode aumentar significativamente a visibilidade da sua marca e, consequentemente, atrair tráfego qualificado.

Ler mais: Guia de criação de sites profissionais

Tudo sobre geração de leads com HubSpot | Aconcaia

Qual a importância da geração de leads?

A geração de leads é o alicerce de qualquer planejamento estratégico de marketing digital bem-sucedido. Isso ocorre porque não apenas aumenta a visibilidade da sua marca, mas também permite que você construa uma base de contatos genuinamente interessados no que você tem a oferecer.

Do mesmo modo, ao entender quem são seus leads e o que eles buscam, você pode personalizar suas abordagens, aumentando as chances de conversão. Além dessa probabilidade de fechar mais negócios, a geração de leads oferece outras vantagens como:

  • Direcionamento aprimorado: ao focar na atração de leads alinhados com seu ICP e persona, você pode personalizar seus esforços de marketing e fornecer soluções adaptadas às suas necessidades específicas.
  • Eficiência de custos: em comparação com os métodos tradicionais de marketing, a geração de leads é muito mais econômica, permitindo alocar seu orçamento com sabedoria e obter um maior retorno sobre o investimento.
  • Crescimento a longo prazo: construir uma base sólida de leads possibilita relacionamentos a longo prazo e com clientes fiéis, o que não apenas impulsiona negócios recorrentes, mas também estimula referências positivas de marketing boca a boca.

Tudo sobre geração de leads com HubSpot | Aconcaia

Quais são os principais desafios da geração de leads?

Leads não qualificados

Logo no início do conteúdo abrimos espaço para essa discussão. Atrair leads é uma coisa, mas conseguir leads que podem facilitar o crescimento do seu negócio é outra.

Muitas vezes, as empresas se animam com o número de contatos e fazem deles o alvo de seus esforços, mas isso não necessariamente significa que eles se converterão em clientes pagantes.

Um dos seus objetivos com a geração de leads deve ser fechar mais vendas. Logo, seu foco deve estar nos contatos que demonstram interesse em sua marca e comprem seu produto ou serviço com pouco ou nenhum esforço.

Ler mais: Qualificação de leads: aumente suas chances de venda com essas práticas

Criação de conteúdo personalizado

Outro aspecto importante da geração de leads é a produção de conteúdo que ressoe com seus clientes em potencial, seja qual for a etapa do funil ou o estágio da jornada de compra.

Por outro lado, muitos profissionais têm dificuldade em envolver seu público-alvo com mensagens personalizadas. Frases e ofertas genéricas não chegam longe, na verdade, levam a taxas de conversão mais baixas ou, pior ainda, altas taxas de rejeição.

Com um conhecimento profundo da sua persona e as informações pessoais fornecidas pelos leads nos formulários preenchidos, é possível rever o conteúdo do seu site ou landing page, desenvolver campanhas por e-mail e CTAs que correspondem ao estágio de compra e agiliza o caminho pelo funil de vendas.

Ler mais: Tutorial de sequências no HubSpot: aprenda como criar e editar sua nova ferramenta de vendas

Recursos limitados

Muitas empresas pecam na geração de leads porque não possuem informações detalhadas sobre seu público-alvo ou as ferramentas necessárias para consegui-las.

Assim, sem dados confiáveis ou um canal seguro, os profissionais acabam se distanciando das dores e pontos fracos da sua persona, os maiores motivadores, dados demográficos e outros dados cruciais para a criação de conteúdo altamente relevante e o sucesso na geração e nutrição de leads.

Ferramentas em excesso

Se a falta de uma ferramenta é perigosa, como vimos no último tópico, múltiplas ferramentas são tão perigosas quanto. Afinal, não é porque você possui mais de uma ferramenta que o seu trabalho está mais fácil, muito pelo contrário.

Por exemplo, coletar dados de diferentes fontes e se perder em relatórios ao rastrear a origem abre a porta para muitas brechas e questionamentos. Isso sem falar que gerenciar um grande número de ferramentas é demorado e cansativo.

Por que o HubSpot é um diferencial na geração de leads?

Integração de esforços de marketing e vendas

Um dos benefícios do HubSpot que mais brilham os olhos de qualquer profissional é sua capacidade de atender a todas as necessidades de marketing, serviço e vendas, usando o Marketing Hub, Service Hub e Sales Hub ou ainda com a integração deles.

Tendo o HubSpot em mãos, você não se preocupa mais com o uso de múltiplas ferramentas, uma vez que ele fornece uma solução completa. O CRM possui sim diversos recursos, mas é customizável, então você não investe mais do que o necessário.

Outro ponto importante é que você rastreia o caminho dos leads pelo seu conteúdo, como as páginas que eles visitaram e quais links eles clicaram antes de uma conversão. Esse tipo de formação permite que você não só conheça o engajamento, mas também personalize as interações a partir daí para gerar melhores resultados.

Com o HubSpot, é possível coletar dados sobre seus leads, personalizar sua mensagem a partir disso, agendar publicações em redes sociais e blogs, enviar e-mail marketing para manter o contato e integrar suas estratégias de geração de leads e Inbound Marketing.

Além disso, essa integração permite que as equipes de serviços e vendas deem continuidade aos esforços após a qualificação de leads, ou até mesmo quando os clientes precisarem de atendimento, antes e depois da compra.

Também é possível priorizar suas abordagens de acordo com o interesse e a interação dos leads, organizando os contatos de acordo com o ciclo de venda, em leads qualificados de marketing (MQL) ou leads qualificados de vendas (SQL).

Ler mais: Tudo sobre HubSpot: um guia completo do melhor software de CRM

Gerenciamento do conteúdo do site

Um dos principais ingredientes para o sucesso na geração de leads é a criação de conteúdo atraente. O HubSpot CMS permite que você crie e otimize seu site sem grandes esforços. Com seu editor intuitivo e recursos otimizados para SEO, você pode atrair mais tráfego orgânico, envolver seu público-alvo e, por fim, convertê-lo em leads.

O HubSpot CMS permite que você crie novos conteúdos para o seu site e gerencie os conteúdos existentes. Assim como adicionar novas páginas de destino com facilidade, postagens de blog, formulários, pop-ups e CTAs. Do mesmo modo, é possível otimizar o conteúdo para os mecanismos de busca, o que aproxima sua empresa de melhores conversões.

Captura de leads com formulários e landing pages

Depois de atrair visitantes para seu site, é hora de apanhar suas informações e transformá-los em leads. Os recursos para captura de leads do HubSpot tornam essa tarefa muito mais fácil.

Você pode criar rapidamente formulários e landing pages com foco em alta conversão, mesmo sem nenhum conhecimento prévio de programação. Além disso, eles integram perfeitamente ao CRM, garantindo que todos os seus leads sejam armazenados com segurança em um só lugar.

Nutrição de leads automatizada

Não é porque um usuário chegou ao seu site que ele está necessariamente pronto para fazer uma compra. Enquanto isso não acontece, você precisa interagir com ele, iniciando conversas e fornecendo informações de valor que o conduzirão até as etapas finais do ciclo de vendas.

Uma saída para isso é enviar e-mails automatizados usando fluxos de trabalho do HubSpot, com informações certas e no momento certo, como blogs, materiais educativos e outras ofertas. Dentro da ferramenta, é possível automatizar uma campanha completa, que acompanha e incentiva os leads durante sua jornada.

Ler mais: Régua de relacionamento: como usar no e-mail marketing

Agora que você capturou leads valiosos, é hora de alimentá-los e construir um relacionamento. O recurso de e-mail marketing do HubSpot permite que você crie campanhas de e-mail personalizadas e direcionadas para que atendam às necessidades e pontos fracos de seus leads.

Com fluxos de trabalho automatizados, você pode configurar uma série de e-mails oportunos e relevantes para manter seus contatos engajados e avançando no funil de vendas.

Dados para compreensão de leads

Quando você usa um CRM como o HubSpot, você automaticamente acessa informações sobre leads, como dados demográficos que auxiliam na adaptação de mensagens e personalização das páginas destinos.

Contudo, se você não está satisfeito com as informações que está recebendo de seus leads, talvez seja interessante reavaliar o que você está pedindo em seus formulários e pensar em outros campos e perguntas. Todas as informações são armazenadas no CRM, então, você não precisa se preocupar com agendas, planilhas e documentos extensos.

Monitoramento de campanhas

Como se os últimos recursos não fossem o suficiente, o HubSpot ainda possui uma ferramenta analítica integrada que permite medir o desempenho de suas campanhas em tempo real.

Dessa forma, uma boa parte do seu trabalho já está feita, porque o CRM promove o acompanhamento do ciclo de vida completo de seus clientes ou até mesmo de visitantes anônimos.

Também é possível monitorar o desempenho do seu site e até mesmo medir a qualidade e a quantidade de tráfego, aspectos que impactam diretamente sua campanha de geração de leads.

Além disso, o HubSpot fornece relatórios detalhados sobre o desempenho das páginas e ajuda a identificar as melhores fontes de tráfego.

Conversão de leads em clientes

No final das contas, a geração de leads consiste em convertê-los em clientes pagantes. O poderoso CRM da HubSpot integra perfeitamente suas ferramentas de marketing e vendas, fornecendo uma visão holística das interações de seus clientes. Com esse panorama completo, você pode identificar os leads mais promissores, priorizá-los e fechar negócios com mais rapidez.

Embora a geração de leads possa ser uma tarefa difícil, o HubSpot está aqui para tornar sua vida muito mais fácil. Com seu conjunto abrangente de ferramentas e interface amigável, o CRM capacita profissionais de marketing e empresários a atrair, envolver e converter leads de alta qualidade de maneira eficaz.

Portanto, se você deseja levar sua geração de leads para novos patamares, considere o HubSpot como seu melhor aliado.

Na Aconcaia, nos dedicamos a ajudar nossos clientes a gerar leads qualificados que aumentarão a receita, mas também podemos implementar ou sustentar o HubSpot.

Para aprender mais sobre o processo, confira nosso Guia para uma migração e implementação HubSpot de sucesso, mas se você já estiver pronto para conversar sobre nossos serviços e levar todo esse potencial do CRM para a sua empresa, agende uma reunião com um de nossos especialistas:

Tudo sobre geração de leads com HubSpot | Aconcaia

 

Continue aprendendo:

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter para ter tudo em seu e-mail!