Já imaginou ter um software completo para implementar Marketing Digital que integra CRM (Customer Relationship Management), vendas, marketing e atendimento ao cliente e te entrega resultados com estratégias de Inbound Marketing, conteúdo e tecnologia de ponta em um só lugar? Sim, isso existe, o HubSpot é a resposta certa para seu negócio.
Porém, muitas empresas ainda ficam com dúvidas, como: vale a pena investir nessa plataforma? Para quem ela é recomendada? Como ela pode ser utilizada?
Para quem sabe todos esses pontos e entende o potencial do software, fica claro que o HubSpot tem potencial imenso para auxiliar na entrega de melhores resultados. Como é o caso da Saber, que aumentou em 187% seu número de leads mesmo durante a pandemia do coronavírus, além de diminuir em 53% o custo de cada lead obtido.
Ou ainda como a RockContent, que com a gestão de processos no CRM fez a empresa crescer 650% na receita anual recorrente.
Então você se pergunta, será que minha empresa está preparada para o HubSpot e será capaz de atingir esses resultados? Para ter a resposta dessa pergunta e entender melhor como o software funciona, continue a leitura:
Fundada em 2006 por Brian Halligan e Dharmesh Shah com o objetivo de desenvolver soluções de Marketing Digital embasadas pelo conceito de Inbound Marketing, a plataforma inclui soluções para unificar atividades de vendas, marketing e de atendimento ao cliente.
🧠 Aprofunde seu conhecimento: As 4 fases do Inbound Marketing e como potencializá-las.
Contendo 5 módulos e mais de 30 ferramentas integradas ao sistema, o HubSpot é a maior plataforma de Marketing do mundo. Por meio dela, é possível ter todas as informações unificadas de marketing, vendas, serviços, operações e CMS (desenvolvimento), fortalecendo ainda mais a integração entre esses times e a mensuração de dados.
Além disso, o HubSpot oferece uma opção de CRM totalmente gratuito, o que leva a relacionamentos mais sólidos e duradouros entre empresas e pessoas. Sendo assim, esse software completo envolve todas as áreas de comunicação com seus clientes, do primeiro momento de contato com a marca até o pós-venda para garantir a satisfação.
Não há maneira de gerar satisfação e fidelizar clientes sem ter uma boa relação com eles. Sendo assim, é por isso que o CRM é tão importante na otimização do relacionamento com o consumidor.
O CRM é o centro de informações que vai munir de dados suas ferramentas de Marketing e Vendas, podendo ser utilizado 100% no plano free e respeitando algumas limitações de pacote e funcionalidades.
Sendo assim, um dos grandes diferenciais do HubSpot é a personalização de cada etapa do processo de vendas, assim, sua equipe pode se adequar de acordo com os diferentes objetivos, modelos de negócio e tamanho das empresas.
Por mais que todas essas funcionalidades ajudem muito, apenas o módulo CRM provavelmente não levará os resultados esperados para sua empresa. É aí que entram os módulos Marketing Hub, Sales Hub, Service Hub, Operations Hub e CMS Hub.
Já parou para pensar que o alinhamento entre marketing, vendas e service pode ajudar a empresa a ter aumento de receita e crescimento na sua base de clientes? Afinal, diversas estratégias operacionais foram desenvolvidas pensando nos excelentes resultados obtidos com ela, como Vendarketing (vendas + marketing) e Revenue Operations (vendas + marketing + service).
Mas, como alinhar esses times? É preciso pensar que, acima de tudo, para direcionar as estratégias dessas equipes e compartilhar dados e informações valiosas entre elas, principalmente sobre clientes, é preciso que o CRM também reflita essa conexão.
Ou seja, por meio deste alinhamento e de um CRM que una essas três equipes, é possível, por exemplo:
Dito isso, definitivamente não há CRM mais completo do que o HubSpot quando o assunto é conectar equipes, sejam elas de marketing (Marketing Hub), vendas (Sales Hub), service (Service Hub), ou até mesmo de desenvolvimento (CMS Hub) e operações (Operations Hub). Tudo isso dentro do mesmo CRM.
A Gartner, famosa empresa de consultoria empresarial, previu que 75% das empresas de maior crescimento do mundo terão um modelo de Revenue Operations (RevOps) até 2025.
Assim, surge em muitas empresas a necessidade de inovação e união entre suas equipes de atração (marketing), aquisição (vendas) e retenção (customer success ou atendimento), a fim de gerir e conduzir uma jornada saudável para o seu cliente (no flywheel de marketing) e próspera para sua empresa financeiramente.
As empresas estão cada vez mais em busca de centralizar o trabalho de análise e percepção de oportunidades com um objetivo focado: gerar mais receitas, sem perder clientes.
Diante disso, unir e alinhar essas equipes de maneira estratégica potencializa suas atrações, conversões e até mesmo influencia no número de suas vendas tradicionais, cross e up-selling.
Foi em meio a esta necessidade que nasceu o termo “Revenue Operations“, ou, em português: Operações de Receita.
Uma pesquisa realizada pela Forrester Consulting, empresa de consultoria de estratégia de negócios, revelou que 86% dos executivos acreditam que Revenue Operations é um fator de peso para atingir suas metas.
Porém, de acordo com um estudo encomendado pela Saleforce, apenas 41% estão confiantes que entendem o que é RevOps. Por isso, a necessidade de aprofundar-se no assunto. Principalmente no Brasil, onde essa estratégia ainda não é muito conhecida.
Portanto, RevOps, ou Revenue Operations, é uma função B2B que utiliza da automação para ajudar e reunir as equipes a fim de tomarem decisões que aumentem a receita da empresa.
Na prática, é o ato de unir as equipes de marketing, vendas e sucesso do cliente em objetivos compartilhados, como a maximização do potencial de receita de uma organização.
🤔 Qual será a melhor escolha? : Equipe de marketing interna ou agência de marketing digital?
Assim, essa estratégia ocorre por meio de um processo de negócios de ponta a ponta para gerar receita previsível em marketing, vendas, renovações e expansão através da transparência e rigor de execução.
Dessa maneira, a RevOps soluciona as falhas de comunicação entre essas equipes e estrutura uma operação para apoiar quem está de frente com os clientes, tornando-os cada vez mais interligados.
As equipes de operações ganham a responsabilidade de garantir que tudo funcione do ponto de vista do cliente, direcionando-o de maneira efetiva pela sua jornada.
Além disso, também devem fornecer visibilidade de receita para toda a equipe, melhorar a eficiência em todo o processo e antecipar possíveis problemas para alcançar o crescimento.
Por fim, espera-se que todos tenham a mesma visão geral de todo funil ou flywheel, para poderem estar sincronizados e trabalhando juntos para atingir objetivos em comum.
Além de você passar a contar com processos, ferramentas e dados confiáveis para prever o crescimento de sua empresa e acabar com os atritos entre as equipes, muitas outras vantagens podem ser observadas na implantação dessa estratégia.
Afinal, não tem como não ter resultados positivos quando todos trabalham juntos com um objetivo em comum, oportunizando saber se seus esforços atuais estão valendo a pena ou não e por qual razão, ou ainda, quando investir em crescimento com total segurança.
Essas operações de receita (RevOps), são o segredo que possibilita tudo isso e muito mais para sua empresa.
Assim, a maior vantagem apresentada pelas equipes de Revenue Operations pode ser resumida em duas palavras: alinhamento e visibilidade. E quanto maior o alinhamento, maiores são suas chances de sucesso.
Conforme a Forrester, as organizações que implantam RevOps estarão bem melhor posicionadas para prosperarem nos próximos 3 a 5 anos.
Já o Boston Consulting Group, definiu que as principais empresas de tecnologia que confiaram em RevOps para acelerar seu crescimento, aumentaram de 10% até 20% seu alcance de vendas.
Além disso, os resultados dessa pesquisa também revelou que o alinhamento mais estreito entre equipes de entrada no mercado pode resultar em:
Diante disso, como resultado da orquestração da equipe de RevOps, as empresas conseguem um crescimento mais rápido e um maior lucro.
Bom, como unir todas essas equipes e disponibilizar os dados necessários para análise e criação de insights que visam a geração de receita?
Para que as equipes atinjam todo o seu potencial, é necessário uni-las com as ferramentas certas para que possam executar as estratégias de Revenue Operations.
Nossa indicação é o HubSpot, que conta com Marketing, Sales, Service e o Operations. O módulo HubSpot Operations Hub é perfeito para isso, visto que centraliza todos os dados e permite este gerenciamento de dados, sendo focado em atender os desafios das equipes de operações.
🧠 Aprenda também: Por que ter uma equipe de Customer Success é crucial.
Dessa maneira, após implantar a ferramenta em sua empresa e ter seus processos em seu devido lugar, você começará a obter uma nova perspectiva das operações, tornando as áreas de melhoria identificadas e otimizadas.
Ficou interessado? Para levar o melhor de RevOps para sua empresa, conte com a nossa equipe. Somos uma empresa parceira HubSpot com diversos especialistas prontos para migrar, implantar e realizar ações de sucesso na plataforma:
Se você tem como meta aumentar as conversões de sua empresa, o HubSpot possui os recursos necessários para te auxiliar a visualizar sua estratégia como um todo e utilizá-la de tal modo que será possível aumentar a quantidade de leads.
Ao utilizar um diferentes softwares para suas atividades em vendas, marketing e operações internas, muitas vezes o que acaba acontecendo é gerar muito trabalho operacional para manter os dados atualizados e integrados entre as plataformas, e ainda correndo o risco de dificultar a análise integral de todos os números e informações.
Além de que, seus investimentos se tornam muito maiores e os resultados apresentam grandes dificuldades de serem analisados.
É difícil obter análises detalhadas e precisas se sua empresa possui muitas ferramentas independentes, afinal, é preciso que você junte esses dados de maneira correta para entender se suas estratégias estão funcionando e o real impacto de cada uma delas.
Apenas com o uso dessa plataforma abrangente que é o HubSpot, é possível realizar análises e mensurar resultados de maneira mais profunda e eficiente, analisando diferentes campanhas para entender qual trará os melhores resultados. Tudo isso identificando o papel de cada ferramenta (Blogs, Redes Sociais, Anúncios, E-mail Marketing, SEO, entre outros).
Entre as razões também para que você escolha o HubSpot e não outras plataformas de automação de marketing digital, é que o software foi construído no modelo de flywheel e não mais o funil de vendas para suas estratégias.
Sendo assim, vamos entender quais são as vantagens de se utilizar o flywheel em suas estratégias.
Outro ponto importante que também deve ser visto como um benefício no Marketing Digital é o uso do Flywheel em suas estratégias de Inbound Marketing no HubSpot no lugar do funil de vendas.
Simplesmente enquanto o funil de vendas segue uma abordagem linear em que o cliente tem uma linha de chegada (a compra), o flywheel toma uma abordagem circular na jornada de compra do cliente, o que faz com que essa etapa não seja um ponto final.
Tanto o time de marketing quanto de vendas continuam trabalhando mesmo após o cliente adquirir o produto ou serviço para que ele continue com interesse e envolvido na empresa por meio de uma interação contínua e afetiva.
📚 Complemente sua leitura: Funil de vendas vs. flywheel.
É por meio do modelo de flywheel, o qual toda operação no HubSpot é baseada, que é possível conquistar cada um dos clientes.
O HubSpot Sales Hub é um grande aliado para que você feche negócios mais rapidamente e com menos trabalho por meio de suas várias ferramentas de vendas. Você vai contar com:
Usando o Sales Hub você automatiza grande parte do seu processo de vendas sem perder a humanização, utilizando os conhecimentos adquiridos do cliente pelo CRM e criando sequências de e-mail para auxiliar seu cliente em potencial nas tomadas de decisões.
Veja alguns benefícios e funcionalidades deste módulo:
📚 Complemente sua leitura: Webinar: aumente as vendas de sua equipe comercial de SaaS.
Se entre os objetivos da sua empresa estão o aumento de receita e a formação de bons relacionamentos com seus prospects e clientes, o módulo HubSpot Sales Hub, sem dúvida, é a melhor opção.
Pare e pense comigo. Você ou sua equipe possuem algum lugar para armazenamento de todos os dados organizacionais? Consegue acompanhar suas atividades de negócios como os principais interesses de cada lead, o desempenho do seu site, etc.?
Você consegue visualizar, armazenar, gerenciar e analisar todos os seus dados com precisão?
Bom, acredito que sua empresa esteja precisando aumentar sua inteligência de dados com HubSpot e ter acesso a tudo isso com o módulo de vendas oferecido pela plataforma.
Afinal, o HubSpot Sales Hub foi criado para organizar seu processo de vendas, fornecer informações valiosas sobre seus prospects e permitir que você acompanhe e preveja a receita facilmente com base em dados reais.
Assim, essa ferramenta possibilita que seus vendedores façam gerenciamento do pipeline de vendas, concluam tarefas diárias, incluindo disparo de e-mails, chamadas e agendamento de reuniões e muito mais.
Esse módulo pode ser adquirido individualmente ou em conjunto com os demais, porém, possuindo 4 planos:
Vamos entender melhor como funciona cada um deles e para quem são indicados?
O HubSpot Sales Hub Free é o nível básico da plataforma. Porém, tem o benefício de ser totalmente gratuito.
Outra boa notícia é que, se você optar por iniciar neste plano e achar as limitações frustrantes, atualizar para algum dos 3 planos pagos é simples. Podendo optar pelo pagamento anual ou mensal.
Feito para startups ou pequenas empresas, que nunca utilizaram um CRM, que estão apenas começando, mas visam a implementação de um conjunto de ferramentas de vendas que ajudarão a empresa a crescer de forma rápida e eficiente.
Assim, se sua empresa usar a ferramenta de forma correta, facilmente atingirá as limitações e verá as atualizações como um investimento necessário para continuar crescendo.
Um exemplo são as notificações de abertura/clique por e-mail, limitadas a 200 no plano gratuito, fazendo uma grande diferença na forma como sua equipe de vendas atua com prospects ativos.
Após atingir a barreira de 200, você sente que estará voando às cegas, sendo necessário o upgrade para um dos planos pagos para acompanhar a evolução da sua empresa.
Função | Notas | Limites |
HubSpot CRM | Todos os recursos do HubSpot CRM |
Nenhum |
Bate-papo ao vivo | Bate-papo 1:1 com visitantes da web |
Nenhum |
Ligando | Chamadas gravadas e registradas automaticamente |
15 minutos por usuário mensal |
Agendamento de e-mail | Agendar horários de envio de e-mail |
Nenhum |
Rastreamento e Notificações de E-mail |
Alerta quando clientes potenciais interagem com seus e-mails | 200 por usuário mensal |
Modelos de e-mail | Modelos de e-mails com melhor desempenho |
5 modelos por conta |
Trechos | Respostas reutilizáveis para perguntas comuns | 5 snippets por conta |
Documentos | Crie uma biblioteca de documentos de vendas rastreáveis |
5 documentos por conta |
Link da reunião | Permita que os clientes em potencial marquem reuniões | 1 link de reunião por usuário |
Painéis de relatórios | Visibilidade de métricas detalhadas de vendas | 3 painéis por conta |
Pipeline de negócios | Acompanhe o fluxo de negócios e faça uma melhor previsão |
1 canal por conta |
Propriedades personalizadas | Acompanhe pontos de dados específicos para seus prospects | 10 propriedades por conta |
Em resumo, o plano HubSpot Sales Starter oferece mais acesso a todas as funcionalidades e ferramentas que já eram disponíveis no módulo gratuito, incluindo mais modelos, mais documentos, mais links para reuniões, entre outros.
Além disso, outra grande funcionalidade importante do Starter é de orçamentos de vendas. Sem falar na adição de notificações ilimitadas para priorizar leads ativos sem se preocupar.
Outro ponto essencial é o ganho de produtividade da sua equipe, já que, com os painéis extras, não há mais a necessidade de coletar dados.
Feito para empresas com equipes pequenas e em crescimento, necessitando de relatórios limitados e não tão abrangentes, contando com um número limitado de vendas para gerenciar.
É um excelente começo para iniciar a jornada no HubSpot. Assim, é um ótimo conjunto de ferramentas que ajudam a aumentar a produtividade na empresa e começar a entender seus prospects e pipeline de vendas.
Atualmente, o preço do HubSpot Starter está a partir de US$ 45/mensal por usuário. (Valores referentes a setembro de 2022)
Função | Notas | Limites |
HubSpot CRM | Todos os recursos do HubSpot CRM | Nenhum |
Bate-papo ao vivo | Bate-papo 1:1 com visitantes da web | Nenhum |
Ligando | Chamadas são gravadas e registradas automaticamente | 8 horas por usuário por mês |
Agendamento de e-mail | Agendar horários de envio de e-mail | Nenhum |
Rastreamento e Notificações de E-mail | Alertas quando os clientes potenciais interagem com seus e-mails | Ilimitado |
Modelos de e-mail | Modelos de seus e-mails com melhor desempenho | 1.000 modelos |
Trechos | Respostas reutilizáveis para perguntas comuns | 1.000 snippets por conta |
Documentos | Crie uma biblioteca de documentos de vendas rastreáveis | 1.000 documentos por conta |
Link da reunião | Permita que os clientes em potencial marquem reuniões com facilidade | 1.000 links de reunião |
Painéis de relatórios | Visibilidade de métricas e tendências detalhadas de vendas | 10 painéis por conta |
Pipeline de negócios | Acompanhe o fluxo de negócios e faça uma melhor previsão | 2 pipelines por conta |
Propriedades personalizadas | Acompanhe pontos de dados específicos para seus prospects | 1.000 propriedades por conta |
Metas | Medição por meio do rastreamento de cotas com base em período | Limitado a metas básicas de receita mensal |
Várias moedas | Use várias moedas em seu processo de vendas | 5 moedas por conta |
Integre seu provedor de chamadas | Integração nativa com provedores VOIP selecionados | Nenhum |
Relatório de produtividade | Acompanhe o uso de modelos e chamadas | Nenhum |
Roteamento de bate-papo/e-mail | Atribua automaticamente o bate-papo recebido e os e-mails da equipe ao representante certo | Nenhum |
Automação de vendas | Acione tarefas e notificações com base na movimentação de negócios em seu pipeline | Nenhum |
Negrito– Funcionalidades incluídas no Starter além do plano gratuito
Muitas vezes o módulo HubSpot Sales Hub e o HubSpot CRM podem ser vistos com muita semelhança ou até mesmo iguais. Porém, existem muitas diferenças que devem ser consideradas para saber qual dos dois escolher, sendo a principal delas o objetivo do seu negócio.
🧠 Aprofunde seu conhecimento: Entenda por completo o CRM: uma ferramenta para vender mais e fidelizar clientes.
Sendo assim, ambas as versões gratuitas do software são perfeitas para novas e pequenas empresas. Porém, conforme as vendas vão subindo e a receita crescendo, outras funcionalidades são necessárias para abraçar esse crescimento e não sofrer um declínio em seus resultados.
📊 Maximize suas estratégias de marketing com o Marketing Hub: HubSpot Marketing Hub: descubra qual plano é o ideal para sua empresa.
O HubSpot Sales Hub Professional é o plano em que o verdadeiro potencial do software em aumentar o alcance das vendas começa a aparecer.
A adição dos vídeos e sequências 1:1 maximizam suas chances de fechar novos negócios enquanto as ferramentas de venda com base em contas garante que sua equipe atinja totalmente seus prospects ativos principais.
Feito para equipes de vendas profissionais que possuem visão de futuro e querem transformar seu processo de vendas, levando a venda centrada no consumidor para um novo nível.
De uma maneira geral, além de potencializar grande parte das funcionalidades dos planos gratuito e Starter, o Professional desbloqueia novas ferramentas de vendas, como as sequências e fluxos de trabalho.
Dessa maneira, relatórios personalizados, painéis extras e propriedades calculadas se combinam para fornecer maior visibilidade sem precedentes do que está realmente acontecendo.
Logo então suas tomadas de decisão são orientadas por dados e sua equipe terá um enorme ganho de produtividade nas vendas, principalmente por conta da automação disponibilizada por uma biblioteca de conteúdo de vendas que elimina as cargas administrativas.
🔧 Entenda como melhorar ainda mais o uso do HubSpot: Guia de automação HubSpot: potencialize o uso da plataforma.
O preço do HubSpot Sales Professional está a partir de US$ 450,00 por mês, incluindo 5 usuários no total. Porém, podem ser adicionados usuários por mais 80 dólares mensais cada, permitido no máximo 200. (Valores referentes a setembro de 2022)
Função | Notas | Limites |
HubSpot CRM | Todos os recursos do HubSpot CRM | Nenhum |
Bate-papo ao vivo | Bate-papo 1:1 com visitantes da web | Nenhum |
Ligando | Chamadas são gravadas e registradas automaticamente | 16 horas por usuário por mês |
Agendamento de e-mail | Agendar horários de envio de e-mail | Nenhum |
Rastreamento e Notificações de E-mail | Alertas quando os clientes potenciais interagem com seus e-mails | Ilimitado |
Modelos de e-mail | Modelos de seus e-mails com melhor desempenho | 1.000 modelos |
Trechos | Respostas reutilizáveis para perguntas comuns | 1.000 snippets por conta |
Documentos | Crie uma biblioteca de documentos de vendas rastreáveis | 1.000 documentos por conta |
Link da reunião | Permita que os clientes em potencial marquem reuniões com facilidade | 1.000 links de reunião |
Painéis de relatórios | Visibilidade de métricas e tendências detalhadas de vendas | 25 painéis por conta |
Pipeline de negócios | Acompanhe o fluxo de negócios e faça uma melhor previsão | 15 pipelines por conta |
Propriedades personalizadas | Acompanhe pontos de dados específicos para seus prospects | 1.000 propriedades por conta |
Metas | Medição por meio do rastreamento de cotas com base em período | Limitado a metas básicas de receita mensal |
Várias moedas | Use várias moedas em seu processo de vendas | 30 moedas por conta |
Integre seu provedor de chamadas | Integração nativa com provedores VOIP selecionados | Nenhum |
Relatório de produtividade | Acompanhe o uso de modelos e chamadas | Nenhum |
Roteamento de bate-papo/e-mail | Atribua automaticamente o bate-papo recebido e os e-mails da equipe ao representante certo | Nenhum |
Automação de vendas | Acione tarefas e notificações com base na movimentação de negócios em seu pipeline | Nenhum |
Citações | Crie e compartilhe facilmente propostas com seus clientes em potencial | 100 cotações por negócio |
Chatbot qualificado | Qualifique leads da web com um chatbot antes de entregar para sua equipe | Nenhum |
Extensões de fluxo de trabalho | Acione ações e passe dados para outras ferramentas que você integrou ao HubSpot | Nenhum |
Sequências de e-mail | Automatize a prospecção e os e-mails de acompanhamento | 1.000 sequências — 500 envios de e-mail por usuário por dia |
assinatura eletrônica | Assinaturas digitais para suas cotações | 10 assinaturas por usuário por mês |
Estágio do negócio, tarefa e automação de rotação de leads | Automatize seu processo de vendas e remova o administrador tedioso | 300 fluxos de trabalho |
Tempos de envio inteligentes | Envie e-mails quando os prospects individuais estiverem mais propensos a abri-los | Nenhum |
Integração do Salesforce | Sincronize dados entre o HubSpot e o Salesforce | 1.000 mapeamentos de campo |
Os campos obrigatórios | Defina os campos que devem ser preenchidos para concluir as ações | Nenhum |
Relatórios personalizados | Crie relatórios personalizados sobre seu processo e atividades de vendas | 100 relatórios personalizados |
Criação de vídeo 1:1 | Grave e envie vídeos personalizados de dentro do HubSpot | Nenhum |
Pontuação de Leads | Crie critérios de pontuação baseados em regras. Use suas pontuações para segmentar listas, acionar automação e focar seu alcance | 5 propriedades de pontuação |
Equipes | Divida seus dados, alterne leads e relate o desempenho da equipe | 10 equipes |
Produtos | Crie uma biblioteca de produtos para usar em cotações e em seus relatórios | Nenhum |
Integração do Slack | Crie notificações e compartilhe dados no Slack | Nenhum |
Campos calculados | Crie campos que realizam cálculos como comissão | 5 propriedades calculadas |
Personalização de registros | Adicione seções adicionais às suas visualizações de contatos, empresas e negócios | 20 visualizações personalizadas por tipo de objeto |
Página inicial das contas de destino | Painel de visão geral para suas principais contas de destino | Nenhum |
Pontuação da empresa | Classifique as empresas com base nas propriedades | 5 critérios de pontuação |
Visão geral da conta | Revise as métricas no nível da conta e o andamento da transação | Nenhum |
Negrito– Funcionalidades incluídas no Professional além do plano gratuito
O HubSpot Sales Enterprise pode ser descrito como uma verdadeira divindade das equipes de vendas, pegando tudo o que já era fascinante no Professional e adicionando novas ferramentas poderosas.
Neste plano sua equipe vai poder usufruir de playbooks, pontuações preditivas de leads e estruturas hierárquicas de equipe, contando também com mais relatórios e um limite ainda mais alto de envios de sequência de saída.
Do tamanho perfeito para líderes de vendas que desejam visibilidade e controle total dos seus processos de vendas, conteúdo, atividades e pipelines.
Porém, por mais que tenha sido desenvolvido pensando nas grandes empresas com equipes de vendas com estruturas complexas e vários pipelines, o Enterprise é tão aplicável em pequenas e médias empresas ambiciosas quanto em organizações de vendas corporativas.
Dessa maneira, você e sua equipe passam a ter acesso a ferramentas como playbooks interativos e transcrições de chamadas. Assim, dando a capacidade de treinar sua equipe e reduzir drasticamente o tempo de preparação de novas contratações.
Além disso, a personalização de registro condicional faz com que sua equipe veja somente os dados necessários em cada estágio do seu processo de vendas. Diante disso, você pode automatizar sua estrutura de aprovação de cotação com base em limites específicos e relatar e analisar qualquer parte do processo.
Por fim, o preço do HubSpot Sales Enterprise é a partir de US$ 1.200,00 mensais. (Valores referentes a setembro de 2022).
Função | Notas | Limites |
HubSpot CRM | Todos os recursos do HubSpot CRM | Nenhum |
Bate-papo ao vivo | Bate-papo 1:1 com visitantes da web | Nenhum |
Ligando | Chamadas são gravadas e registradas automaticamente | 33 horas por usuário por mês |
Agendamento de e-mail | Agendar horários de envio de e-mail | Nenhum |
Rastreamento e Notificações de E-mail | Alertas quando os clientes potenciais interagem com seus e-mails | Ilimitado |
Modelos de e-mail | Modelos de seus e-mails com melhor desempenho | 1.000 modelos |
Trechos | Respostas reutilizáveis para perguntas comuns | 1.000 snippets por conta |
Documentos | Crie uma biblioteca de documentos de vendas rastreáveis | 1.000 documentos por conta |
Link da reunião | Permita que os clientes em potencial marquem reuniões com facilidade | 1.000 links de reunião |
Painéis de relatórios | Visibilidade de métricas e tendências detalhadas de vendas | 50 painéis por conta |
Pipeline de negócios | Acompanhe o fluxo de negócios e faça uma melhor previsão | 50 pipelines por conta |
Propriedades personalizadas | Acompanhe pontos de dados específicos para seus prospects | 1.000 propriedades por conta |
Metas | Medição por meio de metas baseadas no período | Acompanhe as metas de receita e atividade |
Várias moedas | Use várias moedas em seu processo de vendas | 200 moedas por conta |
Integre seu provedor de chamadas | Integração nativa com provedores VOIP selecionados | Nenhum |
Relatório de produtividade | Acompanhe o uso de modelos e chamadas | Nenhum |
Roteamento de bate-papo/e-mail | Atribua automaticamente o bate-papo recebido e os e-mails da equipe ao representante certo | Nenhum |
Automação de vendas | Acione tarefas e notificações com base na movimentação de negócios em seu pipeline | Nenhum |
Citações | Crie e compartilhe facilmente propostas com seus clientes em potencial | 100 cotações por negócio |
Chatbot qualificado | Qualifique leads da web com um chatbot antes de entregar para sua equipe | Nenhum |
Extensões de fluxo de trabalho | Acione ações e passe dados para outras ferramentas que você integrou ao HubSpot | Nenhum |
Sequências de e-mail | Automatize a prospecção e os e-mails de acompanhamento | 1.000 sequências — 1.000 envios de e-mail por usuário por dia |
assinatura eletrônica | Assinaturas digitais para suas cotações | 30 assinaturas por usuário por mês |
Estágio do negócio, tarefa e automação de rotação de leads | Automatize seu processo de vendas e remova o administrador tedioso | 1.000 fluxos de trabalho |
Tempos de envio inteligentes | Envie e-mails quando os prospects individuais estiverem mais propensos a abri-los | Nenhum |
Integração do Salesforce | Sincronize dados entre o HubSpot e o Salesforce | 1.000 mapeamentos de campo |
Os campos obrigatórios | Defina os campos que devem ser preenchidos para concluir as ações | Nenhum |
Relatórios personalizados | Crie relatórios personalizados sobre seu processo e atividades de vendas | 500 relatórios personalizados |
Criação de vídeo 1:1 | Grave e envie vídeos personalizados de dentro do HubSpot | Nenhum |
Pontuação de Leads | Crie critérios de pontuação baseados em regras. Use suas pontuações para segmentar listas, acionar automação e focar seu alcance | 25 propriedades de pontuação |
Equipes | Divida seus dados, alterne leads e relate o desempenho da equipe | 300 equipes |
Produtos | Crie uma biblioteca de produtos para usar em cotações e em seus relatórios | Nenhum |
Integração do Slack | Crie notificações e compartilhe dados no Slack | Nenhum |
Campos calculados | Crie campos que realizam cálculos como comissão | 200 propriedades calculadas |
Personalização de registros | Adicione seções adicionais às suas visualizações de contatos, empresas e negócios | Nenhum |
Página inicial das contas de destino | Painel de visão geral para suas principais contas de destino | Nenhum |
Pontuação da empresa | Classifique as empresas com base nas propriedades | 25 critérios de pontuação |
Visão geral da conta | Revise as métricas no nível da conta e o andamento da transação | Nenhum |
Equipes hierárquicas | Organize os usuários por equipe, região, marca, etc. | Nenhum |
Pontuação preditiva de leads | Previsões de fechamento baseadas em IA | Nenhum |
Manuais | Crie manuais de vendas interativos para garantir um tempo de rampa mais rápido e melhores práticas consistentes | 1.000 cartilhas |
Logon único | Maior segurança e controle de acesso | Nenhum |
Webhooks | Use webhooks para enviar dados para suas outras ferramentas | Nenhum |
Fluxos de trabalho baseados em cotações | Aprovação de cotação automatizada com base em limites – mantenha o controle de ofertas e descontos | Nenhum |
Acompanhamento de receita recorrente | Gerenciar e rastrear MRR/ARR | Nenhum |
Transcrição da chamada | Transcrição automática de suas ligações de vendas | apenas inglês |
Funções do usuário | Controle o acesso a funcionalidades e dados por função | Nenhum |
Negrito– Funcionalidades incluídas no Enterprise além do plano gratuito
Se mesmo após conferir todas as funcionalidades, preços e finalidades de cada plano você ainda estiver indeciso. Que tal contar com a ajuda de uma Agência Parceira Gold HubSpot?
A Aconcaia é especialista em guiar ações, implementações e migrações de outras ferramentas para qualquer módulo e plano HubSpot, potencializando ao máximo o uso da ferramenta na sua empresa e oportunizando resultados melhores e mais rápidos.
Os workflows (fluxos de trabalho) do HubSpot Sales Hub são ferramentas poderosas para potencializar seu fluxo de vendas. Ao automatizar certas tarefas, as equipes de vendas passam a se concentrar mais nas atividades de maior importância, como a prospecção e o próprio fechamento de negócios.
Assim, os workflows podem ser utilizados para simplificar todo o processo de vendas, da geração de leads até o pós-vendas. Por exemplo, é possível configurar um fluxo de trabalho para enviar e-mails automaticamente para prospects conforme a ação realizada por eles. Isso definitivamente aumenta suas chances de venda e mantém seus prospects engajados.
Seguindo adiante, outro exemplo é que os fluxos de trabalho também podem ser utilizados para automatizar tarefas de acompanhamento, lembrando seus representantes de vendas e olharem determinado prospect mais de perto após um certo período de tempo, para que assim não caiam no esquecimento e acabem esfriando.
🧠 Aprofunde seu conhecimento sobre Gestão de leads frios: aprenda a recuperar potenciais clientes.
E não para por aí. O rastreamento e a análise de dados também são potencializados pelos workflows de vendas do HubSpot Sales Hub, ajudando a identificar tendências e áreas de melhorias junto de equipes de suporte e Customer Success, para incrementar ainda mais suas estratégias de marketing e vendas.
No geral, os workflows do HubSpot Sales Hub são uma excelente maneira de aumentar o fluxo de vendas da sua empresa.
De forma breve, o termo workflow, ou fluxo de trabalho no português, diz respeito a uma sequência de ações baseadas em certos gatilhos ou atividades do lead, sendo executados de forma automática depois que forem programados.
Para as equipes de vendas, o conceito de workflows se aplica em tarefas que, muitas vezes, são repetitivas e gastam muito tempo produtivo dos vendedores, como o envio de e-mails e a classificação de leads.
Dito isso, com um workflow de vendas no Sales Hub, você pode criar regras para que o software reconheça em que etapa do funil de vendas ou flywheel o contato está com base em suas ações. Ou ainda, se é lead, prospect ou suspect.
Além disso, a automação pode alterar o estágio de cada contato, tudo com base em suas ações, como se abriu e clicou em um e-mail, se baixou determinado material ou ainda se preencheu um formulário de contato.
Conforme o usuário vai “passando de fase”, as tarefas para com ele também são feitas de maneira automática, como o envio de um e-mail estratégico para quem passou de lead para prospect, por exemplo.
Dito isso, a automação de vendas no HubSpot está disponível em diferentes níveis para os planos Starter, Professional e Enterprise, sendo necessário possuir um dos dois últimos para contar com sequências de negócios mais elaboradas.
🧠 Ainda não tem um CRM? Descubra qual o melhor para você:
Ao implementar HubSpot no seu negócio, inúmeras tarefas são automatizadas, dando mais tempo e produtividade para suas equipes. Além disso, com o poder analítico do software, seus colaboradores ganham uma visão global dos dados, permitindo um melhor direcionamento de estratégias de Revenue Operations, por exemplo.
Diante disso, a própria automação proporcionada pelo Sales Hub já é um benefício. Mas, vejamos alguns diferenciais que sua equipe de vendas pode notar logo no início da implementação HubSpot:
Em seu painel esquerdo, selecione a aba Baseado em [objeto] para selecionar o objeto desejado do fluxo de trabalho. Isso irá determinar o tipo de registro que pode ser inscrito no fluxo de trabalho. Você pode escolher entre os seguintes itens:
Seguindo adiante, vá ao painel direito em Escolha o tipo e selecione o tipo de fluxo de trabalho:
Por fim, clique em Próximo, em seguida no ícone de lápis para dar um nome ao fluxo de trabalho e adicionar uma descrição. Por fim, clique em Salvar.
Agora, caso queira simplificar ainda mais seu processo de automação, você também pode navegar por meio de modelos prontos para explorar diversas opções de automatização de fluxo de trabalho.
Portanto, para criar um fluxo de trabalho a partir de um modelo:
Vá até a biblioteca de modelos e pesquise um que corresponda aos seus objetivos de fluxo de trabalho:
Em seguida, para revisar os detalhes do modelo escolhido, clique em Visualização. Na caixa de diálogo, verifique se o modelo é compatível com sua assinatura HubSpot, podendo também revisar os seguintes detalhes:
Por fim, clique em Usar modelo. No editor de fluxo de trabalho, o modelo será exibido com ações de espaço reservado, sendo possível editar, adicionar ou excluir ações no editor.
Como você já sabe, os gatilhos de inscrição são um conjunto de critérios que inscrevem automaticamente registros no fluxo de trabalho. Mas, caso você queira inscrever registros apenas de forma manual, deixe a caixa de gatilho em branco.
Por padrão, os registros só serão inscritos em um fluxo de trabalho na primeira vez que eles atenderem os disparadores de inscrição. Portanto, para ativar a reinscrição:
Essa parte diz respeito literalmente sobre adicionar ações ao seu fluxo de trabalho, como usar um fluxo de trabalho para enviar e-mail marketing ou atribuir seus registros.
Além disso, é importante destacar que com a usabilidade HubSpot de alto nível é possível facilitar ainda mais a construção do seu fluxo de trabalho ao clonar ou mover ações, podendo também deixar comentários.
Assim, para adicionar ações a um fluxo de trabalho:
Por fim, para abrir o minimapa, vá ao canto superior esquerdo do fluxo de trabalho e clique em Mostrar minimapa.
Caso seu fluxo de trabalho necessite de qualquer alteração antes de ser publicado, o marcador Término estará amarelo. Portanto, clique no link no alerta e revise as alterações que precisam ser feitas.
Seguindo adiante, para gerenciar as configurações do seu fluxo de trabalho:
Após configurar seu fluxo de trabalho, ative-o para iniciar a automação. É importante lembrar que caso uma ação de espaço reservado foi salva, é necessário concluí-la antes de ativar o workflow. Após ativá-lo, você poderá visualizar o histórico do fluxo de trabalho para monitorar os registros que estão inscritos.
Para te ajudar a ter ainda mais sucesso na sua automação para os times de vendas, separei 10 exemplos de workflows de vendas essenciais para levar resultados surpreendentes ao seu negócio. Veja só:
🧠 Tudo sobre HubSpot: conheça a potencialidade do maior software de CRM, marketing e atendimento
Quando novos leads são gerados pelo HubSpot, é necessário contar com notificações de envio de formulário para notificar suas equipes de marketing, vendas e customer success quando novos contatos são gerados.
🧠 Conheça o ChatSpot: a IA do HubSpot CRM com o ChatGPT.
Mas, como garantir que o vendedor certo vai assumir a liderança? É aqui que a atribuição de proprietários de leads se torna importante. Ao configurar um fluxo de trabalho simples no HubSpot, você pode atribuir leads automaticamente à pessoa relevante em sua equipe, proporcionando uma excelente rotação de leads.
Então, como configurar esses fluxos de trabalho? Bom, isso depende de alguns fatores, como tamanho da equipe e funções e responsabilidades desempenhadas por cada um.
Ou ainda, caso você tenha uma lista de leads qualificados e queira dividi-los e distribuí-los automaticamente entre sua equipe de vendas, pode usar a ação Rotate Leads. Essa ação funciona no estilo “round-robin” — permite que você adicione qualquer número de proprietários à rotação e eles receberão esses leads de forma uniforme.
Perder reuniões que já estavam marcadas é praticamente pedir para perder clientes em potencial. É simplesmente algo que não pode ocorrer em hipótese alguma, já que afeta diretamente as taxas de conversão de leads.
🧠 Potencialize o uso do seu HubSpot com as ferramentas dos fluxos de trabalho.
Assim, ao configurar um fluxo de trabalho para notificar seus representantes de vendas sobre as reuniões marcadas, você não apenas o deixará ciente, como também lhes dará a chance de entender melhor as dores e necessidades dos clientes, aumentando ainda mais suas chances de fechar um negócio.
Em primeiro lugar, defina um gatilho de inscrição para todos os contatos que preencherem o link de reunião. Após o formulário ser enviado, estabeleça uma condição em que a notificação no aplicativo será enviada para o representante. Assim, ele(a) será notificado com a mensagem “Encontro com (Nome do Contato)”.
Ao mesmo tempo, um SMS “você foi agendado por (nome do contato)”, será enviado ao número adicionado, além de um e-mail com o assunto “Reunião com (contato)” e um SMS interno para o representante “Você foi reservado por (contato)”.
Você também pode contar com o modelo deste fluxo de trabalho para vendas:
Atualizar o status do lead, ou melhor, o ciclo de vida que define onde seus contatos estão na jornada do comprador, sendo normalmente definidos como assinante, lead, lead qualificado, MQL, SQL, oportunidade, cliente, etc. é fundamental,a menos que você tenha criado um ciclo de vida personalizado para o seu negócio, é claro.
🧠 Aprenda como usar o Lead Scoring para impulsionar resultados de marketing e vendas
Assim, para garantir que você esteja enviando o conteúdo certo para os contatos certos e na hora certa, é crucial manter essas etapas atualizadas. Felizmente, esse é outro processo de fácil automação no HubSpot.
Um exemplo é que, um dos critérios para que um contato seja MQL é ele trabalhar em um setor específico da empresa, você pode atualizar isso por meio de um fluxo de trabalho. Ou, você pode atualizar o estágio do ciclo de vida do seu contato para SQL caso ele tenha atingido um estágio de negócio específico.
Esse fluxo de trabalho do HubSpot Sales é excelente para aumentar a eficácia da sua equipe de vendas em fechar negócios. Isso porque quando um lead executa uma ação que indica interesse em um produto ou serviço, como preencher um formulário ou baixar um eBook, sua equipe de vendas precisa responder rapidamente para manter interesse do lead e aumentar as chances de venda.
🧠 Aprenda como fazer rastreamento de origem de leads no HubSpot: fonte original e fonte mais recente.
Ou seja, ao notificar o representante de vendas imediatamente após a execução da ação pelo lead, eles podem entrar em contato rapidamente com o contato e fornecer informações relevantes sobre o produto ou serviço, tornando a curva mais eficiente e eficaz. Além disso, a notificação ajuda a garantir que nenhum lead seja esquecido ou ignorado, aumentando a taxa de conversão da empresa.
Você também pode contar com um modelo pronto para este fluxo de trabalho no Sales Hub:
Você pode usar o que você sabe sobre seus clientes — dados demográficos, tecnológicos, etc. — para criar estratégias mais direcionadas e efetivas. Dito isso, esse fluxo de trabalho do Sales Hub se baseia na receita anual do cliente, mas é possível editá-lo para atender outras necessidades específicas.
🧠 Como definir o ICP e persona para sua estratégia de marketing em empresas B2B.
Assim, sua equipe de vendas consegue priorizar prospects que possuem mais chances de fechar um negócio e que podem contribuir mais para o seu negócio.
Imagine comigo: um lead converte em seu site para realizar o download de um MR contendo táticas sobre como melhorar o fluxo de caixa da empresa. Dito isso, ao converter para baixar o material o lead também é inserido automaticamente em um fluxo nutricional para seus leads que apresentam necessidades ou dores financeiras.
Nesse fluxo nutricional, uma série de e-mails são disparados, em ordem, para direcionar o lead para outras fases do funil de vendas ou do flywheel, dependendo das ações que ele realiza nesses e-mails.
Sendo assim, o caminho desse lead vai depender se ele abriu o e-mail, se ele clicou em algo ou realizou outras ações que o classifiquem como SQL, enquanto que, se ele não chegar a realizar nada ou perder o interesse ao longo do caminho, sairá do Fluxo Nutricional.
Diante disso, esse workflow de vendas faz com que somente leads ultra-qualificados cheguem até sua equipe de vendas.
Esse é um outro fluxo de trabalho de vendas que possui um modelo pronto no HubSpot, ajudando a garantir que todas as etapas do processo de vendas sejam concluídas para um novo negócio assim que ele for criado.
Isso ajuda a garantir que nenhum passo importante seja esquecido e que a equipe de vendas possa atuar rapidamente para aumentar as chances de venda.
Net Promoter Score (NPS) é uma medida de satisfação do cliente e de lealdade à marca, que pode ser medida usando uma pesquisa de feedback simples. Dito isso, com HubSpot, que é um CRM com recursos para medir e acompanhar seu NPS, você também pode contar com fluxos de ações que podem ser tomados para melhorar a satisfação do cliente, como:
á deu de perceber que o HubSpot é uma plataforma robusta e que oferece uma vasta possibilidade de automatização avançada em seus fluxos de trabalho, fornecendo para suas equipes de venda não apenas o tempo necessário para focarem ainda mais em suas negociações, mas também realizando ações valiosas que, com toda certeza, maximizam suas chances de venda.
Já deu de perceber que o HubSpot é uma plataforma robusta e que oferece uma vasta possibilidade de automatização avançada em seus fluxos de trabalho, fornecendo para suas equipes de venda não apenas o tempo necessário para focarem ainda mais em suas negociações, mas também realizando ações valiosas que, com toda certeza, maximizam suas chances de venda.
Dito isso, em uma migração, implantação ou sustentação HubSpot, é fundamental contar com especialistas para refletir a essência das suas operações e processos em seus fluxos de trabalho, garantindo mais produtividade, eficiência e até mesmo mais vendas para sua empresa.
O software primogênito da HubSpot, o Marketing Hub é de extrema importância para criar estratégias de marketing que podem ser automatizadas, acompanhadas, mensuradas e otimizadas.
Com esse módulo você possui um número enorme de ferramentas que te ajudam na captação de clientes com o uso de estratégias de Marketing Digital como:
Entre os diversos benefícios da aquisição desse módulo, podemos destacar:
👀 Complemente sua leitura assistindo: Webinar: estruturando equipes de marketing em empresas.
Entre os planos e preços disponíveis do módulo Marketing Hub, você pode escolher entre:
🧠 Aprofunde seu conhecimento: Lead Scoring para mais resultados no digital.
Vamos conhecer mais cada um deles?
Nas palavras do próprio HubSpot, seu plano Marketing Hub gratuito possui todo o básico para capturar, rastrear e converter leads, totalmente de graça.
Portanto, de forma direta, esta é a melhor opção para quem está começando a desenvolver uma estratégia de marketing dentro da empresa e a explorar sistemas de CRM.
Assim, para que você possa entender melhor a razão de escolher esse plano, vamos discutir um pouco sobre seus recursos mais notáveis e, de maneira inversa, apresentar o que esses recursos não têm.
Contar com um alto índice de conversão é com toda certeza o sonho de qualquer marketeiro. E saber de onde esses leads estão vindo é muito melhor para potencializar suas estratégias.
Assim, o HubSpot Marketing Hub gratuito disponibiliza duas opções para a captura de leads na sua empresa: os fluxos de leads e os formulários, que consistem em duas opções estáticas de captura de leads, que devem ser utilizadas em uma página de destino ou uma barra lateral, por exemplo.
Porém, um alerta: ao capturar um contato, há poucas possibilidades de ações a serem realizadas pelo Marketing Hub Free. Por exemplo, quando alguém baixa um material de conversão do seu site, a prática mais comum é enviar um e-mail de acompanhamento, seguido de ações como “marcar oportunidade”, “segmentar e enviar outro e-mail”, “disparar ação comercial”.
Infelizmente, a versão gratuita não inclui e-mail ou fluxos de trabalho (automação). Assim, como resultado, as opções de enviar e-mails para seus leads recém convertidos são bem enxutas, realizadas apenas pelo próprio formulário, sem opções de segmentações e ramificações.
O lado positivo é que isso tem outra solução. Se você e sua equipe possuem conhecimento tecnológico o suficiente, podem integrar os formulários HubSpot com uma plataforma de e-mail marketing usando outras ferramentas, como o Zapier.
Assim, desde que você mantenha sua organização em dia, essa é uma solução muito eficaz para aqueles que estão começando a apreciar a automação de marketing com HubSpot Marketing Hub.
Quando falamos de análise de dados, o HubSpot Marketing Hub gratuito também disponibiliza opções de uso, como os painéis de relatórios. Assim, entender como funcionam e saber aproveitá-los é importante para o aperfeiçoamento das suas estratégias.
Porém, no HubSpot Marketing Hub Free, você é limitado a usar apenas o painel de desempenho de marketing. Dessa maneira, tendo acesso a estatísticas elementares que incluem:
O painel ainda permite que você escolha um período de tempo. Por exemplo, você pode comparar o mês atual com o anterior, ou até mesmo definir um intervalo com datas personalizadas.
As estatísticas são limitadas, mas para quem procura iniciar sua estratégia de Inbound Marketing, ainda é uma boa escolha.
Além disso, também é possível complementar seus dados da HubSpot com o Google Analytics, obtendo melhores informações, já que o último fornece dados sobre quais páginas estão gerando mais tráfego, retenção média de usuários, taxa de rejeição, entre outros.
Marketing ok…mas e agora? Você precisa encaminhar estes leads para uma equipe comercial, certo?
A possibilidade com o HubSpot Marketing Free é de alterar manualmente o estágio do ciclo de um lead. Dessa maneira, realizando anotações no perfil dos leads e atribuindo-o a um vendedor, para dar sequência na venda.
Porém, existem alguns recursos que podem fazer falta na gestão do dia a dia, como a capacidade de fazer listas, uma ferramenta de segmentação feita para classificar seus contatos com base em quase todos os critérios, como:
As listas são ótimas para enviar e-mails e direcionar ou apenas manter seus leads organizados, nutrindo-os de maneira correta e efetiva. Mesmo sem utilizá-las no plano gratuito do HubSpot Marketing, é um importante ponto de virada.
Bom, além disso, o plano do HubSpot Marketing Hub Free oferece:
Todas boas ferramentas para captura de leads, que é o principal foco da ferramenta grátis. Agora você deve estar se perguntando: quando é a hora de atualizar?
O plano mais básico e pago que você pode escolher é o HubSpot Marketing Hub Starter, que abrange 4 pontos principais de venda ao incluir listas (segmentação), e-mail em massa e mais dados a partir de US$45/mês, segundo a própria HubSpot (valores de 2022).
Assim, essa versão é excelente para empresas que estão no início do desenvolvimento de suas estratégias, sentem-se barradas na versão grátis, mas ainda não possuem muitos contatos e, portanto, não necessitam de todas as funcionalidades dos demais planos para gerenciar.
Se você chegou neste texto agora, saiba que na versão HubSpot Marketing Starter você já tem acesso a todas as funcionalidades do plano free: e-mails, landing pages, anúncios, formulários e dashboards.
Agora, no atual mundo onde a análise de dados é crucial, o avanço dessas análises é ainda mais crucial para destacar-se no mercado.
Sendo assim, se com o plano gratuito HubSpot você precisaria usar pelo menos duas ferramentas para obter dados relevantes: o HubSpot e o Google Analytics, após atualizar para o Marketing Hub Start, você terá acesso ao painel de marketing padrão e mais um adicional personalizado.
Ainda é valioso complementar com o Google Analytics para torná-los mais abrangentes, mas as possibilidades para os gestores e analistas de marketing já se tornam bem melhores.
🧠 Aprofunde seu conhecimento: Como anunciar no Google Ads para gerar mais leads qualificados.
Bom, para quem acredita que o fim do e-mail chegou, tenho péssimas notícias, essa estratégia ainda é excelente para nutrição e conversão de leads. Assim, o envio de e-mails em massa direcionados ainda é uma ferramenta essencial para estratégias de marketing e campanhas de sucesso.
🦾 Otimize suas estratégias: O e-mail marketing ainda funciona: veja o porquê.
Dito isso, a função de e-mail no HubSpot Marketing Starter já inclui personalização, porém, sem o gerenciador de design, e-mail de blogs ou rodapés CAN-SPAM. Para poucos disparos mensais sem muita personalização é excelente. E, o mais importante: com o Starter, você começa a segmentar seus disparos de e-mails.
E-mails marketing em massa são de grande eficácia quando direcionados. Diante disso, as listas segmentadas são uma excelente ferramenta para atingir seus leads em dores específicas e aumentar suas chances de conversão e compra.
Com elas, é possível segmentar seus leads com base em quase todos os critérios. Até mesmo em quais informações eles inserem em um de seus formulários.
Assim, existem dois tipos de listas, as ativas e as estáticas. A lista ativa muda constantemente com base em quem atende seus critérios, enquanto a estática, como o nome sugere, não muda.
Essas ferramentas são mais do que essenciais para o desenvolvimento de estratégias de marketing qualificadas, sendo o principal benefício do HubSpot Marketing Hub Starter, concentrá-las em um só lugar.
Além disso, esse plano oferece:
É bem provável que a sua equipe de marketing (mesmo se você for uma “eu-quipe” de marketing) sinta falta das segmentações e personalizações que o HubSpot Marketing Starter oferece, além das opções de gerenciar melhor a base de leads, por menor que ela seja.
Sendo assim, nossa sugestão é a seguinte: tem uma operação iniciando (menos de 1000 leads) ou ainda muito pequena (menos de 5000 leads)? Inicie com o HubSpot gratuito, porém por tempo limitado. 3 ou 6 meses são mais do que suficientes para conhecer a ferramenta, ter atração de alguns leads e aprender as principais funcionalidades.
Assim, acreditamos que você se sinta mais confiante para pagar a ferramenta, no plano Starter.
Agora, se você já usa alguma plataforma de automação de marketing, como o RD Station ou ActiveCampaing e tem uma pequena operação (até 5000 leads em sua base), migre diretamente para o HubSpot Marketing Starter. Você já tem o aprendizado e a falta de algumas funcionalidades pode prejudicar uma estratégia que já está em andamento.
Se você já tem uma operação maior, migrando ou utilizando várias ferramentas em separado, ou então tem algum plano no RD Station ou ActiveCampaign e já usa algumas funcionalidades avançadas, vale a pena considerar uma solução mais robusta, como o HubSpot Marketing Hub Professional.
Seguindo adiante, chegamos no HubSpot Marketing Hub Professional. A melhor opção para empresas com estrutura mais robusta de marketing e que querem expandir ainda mais..
Por meio dele é possível executar campanhas completas de Inbound Marketing em escala de automação, fazendo valer todo o seu investimento com seus fluxos de trabalho.
Mas afinal, o que são esses fluxos de trabalho?
Fluxos de trabalho HubSpot
É um conjunto de regras que você ativa no HubSpot para concluir uma determinada tarefa. Ou seja, por meio da automação, essa ferramenta é capaz de desbloquear uma série de funções que economizam tempo e eliminam o trabalho manual massante para que você possa manter os objetivos gerais alinhados em sua lista de tarefas.
Sendo assim, os fluxos de trabalho do Marketing Hub Professional apresentam duas funções principais: a automação de marketing e funções administrativas.
Segundo o próprio HubSpot, a automação de marketing é definida como um software que possui como o objetivo a automatização das ações de marketing.
Isso pois muitos departamentos de marketing precisam tornar tarefas repetitivas automáticas, como o disparo de e-mails, mídias sociais e outras ações no site.
🧠 Aprofunde seu conhecimento: HubSpot Inbound Marketing: potencialize suas estratégias.
Sendo assim, é aqui que esses fluxos de trabalho apresentam um papel fundamental, como nos fluxos de trabalho de e-mail, em que uma série de e-mails são automatizados e trabalham juntos para atingir alguma meta ou objetivo, como integrar novos clientes ou nutrir leads qualificados.
Esses fluxos de trabalho de e-mails automatizados, segundo a própria Omnisend, apresenta taxas de cliques até 455% maiores que os e-mails tradicionais.
Dessa maneira, permitem que você faça apenas o trabalho pesado de elaborá-los com a melhor estratégia possível. Uma vez que o fluxo de trabalho for ativado, sua equipe pode apenas sentar e assistir sua máquina de geração de leads começar a funcionar.
Quando falamos em gestão de leads, é fato que em algum momento as ferramentas que você possui não serão mais suficientes, devido ao grande número de leads que sua empresa pode atrair e as várias possibilidades de contato, nutrição e jornadas que esses consumidores podem criar.
Diante disso, surge a necessidade de um sistema automático para organizar seus contatos, principalmente quando o assunto for lead scoring.
Neste ponto, o HubSpot Marketing Pro ganha mais potência. Com ele, também é possível criar um fluxo de trabalho que altera o estágio do ciclo de vida de um lead com base em critérios definidos por você, além de algumas possibilidades de pontuação de leads.
Ou seja, você torna o seu lead scoring mais automatizado e, quando cada lead atinge uma pontuação necessária com base em suas ações realizadas, avança automaticamente para o próximo estágio do funil ou flywheel de vendas.
Isso tudo pode se tornar essencial para medir o desempenho dos esforços de marketing e saber a maneira certa de abordar cada lead. Porém, essa é apenas uma ferramenta administrativa que os fluxos de trabalho disponibilizam, não podemos esquecer das notificações de leads, atribuições de buyer persona e muito mais.
🧠 Que tal aprender um pouco mais?: Como definir o ICP e persona para sua estratégia de marketing em empresas B2B.
Resumidamente, no HubSpot Marketing Pro você também vai ter acesso à:
Por fim, chegamos ao pacote all inclusive, o HubSpot Marketing Hub Enterprise, ideal para as empresas com operações maiores, que desejam desenvolver estratégias de Inbound Marketing de sucesso.
🦾 Otimize ainda mais suas estratégias: Como maximizar suas estratégias de Inbound Marketing para vender mais que seus concorrentes?
Isso pois ele contém tudo o que suas equipes precisarão para criar estratégias eficazes e mais um pouco. Afinal, os recursos farão com que seu público-alvo se interesse pelo seu negócio e realmente valorize seu um de seus clientes.
Entre todos os recursos disponíveis no plano Professional, o HubSpot Marketing Enterprise também inclui:
Por fim, outros recursos encontrados neste plano incluem:
Por fim, se ainda está em dúvida sobre qual é o plano certo para você, venha conversar com nossos especialistas da Fluxo! Nossa agência é Parceira Gold HubSpot e migramos, implantamos e realizamos ações de sucesso com todo o potencial da plataforma:
Há algum tempo atrás, o lançamento de um novo produto de Inteligência Artificial, o ChatGPT, abalou o mundinho das bigtechs, principalmente dos principais buscadores do mercado, que correm contra o tempo para integrar esse ou outros modelos de linguagem natural em seus mecanismos de pesquisa, como o Bard do Google e o próprio ChatGPT (OpenAi) integrado ao Bing da Microsoft.
Diante disso, a não ser que você tenha acabado de sair de um coma, já deve ter percebido que estamos diante de uma grande revolução tecnológica, tanto nas maneiras como pesquisamos na internet, quanto na própria produção de conteúdos e no aumento da produtividade.
A prova disso? Recentemente, o ChatGPT ganhou API para espalhar-se pela web, permitindo sua aplicação nos mais diversos setores, bem como integrações com outros softwares e aplicativos.
Sem contar em seus diversos projetos com outras empresas para a criação de outros softwares e aplicativos ainda mais específicos e direcionados, como o ChatSpot, fruto da união entre HubSpot e ChatGPT que pretende ajudar profissionais de marketing, vendas e atendimento a concluir uma variedade de tarefas e aumentar a produtividade e eficiência das operações.
O ChatSpot é uma integração entre OpenAi e HubSpot, que combina os recursos de linguagem neural do ChatGPT com o HubSpot CRM, além de também estarem presentes DALL-E 2, Stable Diffusion e Google Workspace. Um megazord e tanto, não é?
Assim, com o ChatSpot, as empresas podem melhorar a experiência do cliente e aumentar a produtividade das equipes de marketing, vendas e customer success, já que a ferramenta utiliza a tecnologia de processamento de linguagem natural da OpenAi para entender as perguntas e necessidades dos clientes, fornecendo respostas personalizadas e úteis em tempo real.
🧠 Aprofunde seu conhecimento sobre Sucesso do Cliente: Customer Success: por qual razão é crucial para sua empresa?
Ou seja, por meio do ChatSpot, sua empresa vai poder adicionar negócios a banco de dados, criar relatórios, redigir comunicados personalizados para clientes e muito mais. Segundo a própria CEO da HubSpot, Yamini Rangan, no LinkedIn:
“O ChatSpot.ai aumenta a produtividade tornando as tarefas que você precisa fazer no HubSpot mais fáceis e rápidas. É um bot de CRM conversacional que atua como ajudante para equipes de vendas, marketing e serviços. Em vez de inserir dados manualmente ou repetir tarefas, você pode pedir ao ChatSpot.ai para adicionar novos contatos, gerar um relatório de tráfego na web, enviar um e-mail de acompanhamento para um prospecto ou obter uma atualização de previsão sobre seu pipeline. Lançando em público alpha, o ChatSpot.ai vai economizar seu tempo em tarefas para que você possa se concentrar em trabalhos de alto impacto.
- Yamini Rangan, CEO da HubSpot.
Bom, para entender melhor sobre essa plataforma que promete revolucionar um dos maiores CRMs do mercado, vejamos a seguir como funcionam suas integrações.
Primeiro, é preciso entender que não há uma integração direta entre todas essas ferramentas. Ao invés disso, cada uma dessas ferramentas pode ser usada em conjunto com o ChatSpot para melhorar a eficiência e a produtividade das equipes de marketing, vendas e customer success.
🧠 Conheça o HubSpot Sales Hub: qual plano é o ideal para implementar e potencializar suas vendas?
Por exemplo, o ChatSpot.ai pode usar a plataforma da HubSpot CRM para armazenar e gerenciar dados de clientes, como contatos e negócios. Já o Dall-e 2 é um modelo de linguagem natural criado pela OpenAi para gerar textos e imagens de forma autônoma. Assim, o ChatSpot.ai pode usar esse modelo para gerar respostas personalizadas para as perguntas dos clientes.
Seguindo adiante, o Google Docs, por sua vez, pode ser usado para armazenar e compartilhar informações e documentos importantes entre as equipes, como relatórios de vendas e planilhas de acompanhamento dos clientes. Além disso, o ChatSpot pode ser integrado ao Docs para permitir o acesso rápido e fácil a esses documentos.
🧠 Saiba como a nova atualização do Google te afeta: Google Product Reviews Update Fevereiro 2023: o que é e como preparar-se
Ou seja, a ferramenta pode ser usada em conjunto com essas plataformas para melhorar a eficiência e produtividade, além de tornar a experiência do cliente ainda mais única e inesquecível.
Agora, para que possamos compreender melhor toda a potencialidade dessa ferramenta, vejamos alguns exemplos práticos do que ela pode fazer:
Se você quer entender mais profundamente todas essas possibilidades, assista a demonstração oficial da HubSpot:
Por se tratar de um produto da HubSpot com a OpenAi, para acessar o ChatSpot é preciso contar com uma conta na HubSpot, já que, após realizar seu login na plataforma, que será feito com sua conta do Google, ela solicitará que você conecte o seu Portal HubSpot, podendo inclusive conectar mais de um e trocar entre eles.
🧠 Aprenda sobre HubSpot Business Units: gerenciamento de múltiplas marcas em um CRM com Unidades de Negócios
Após isso, você entrará na lista de espera para uso da plataforma. Afinal, ela ainda está em fase Alpha, podendo haver bugs e outros problemas que devem ser relatados à OpenAi ou à HubSpot para o melhor desenvolvimento do software.
Caso queira maximizar seu poder de uso no HubSpot CRM, conte com nosso serviço de sustentação HubSpot e leve as ações e estratégias mais adequadas e eficientes para a plataforma.
Como um especialista em marketing, você entende a importância de criar conteúdos atômicos e bem direcionados, que ecoem em seu público. Ou seja, não se trata apenas de juntar algumas frases e informações aleatórias — é sobre elaborar uma mensagem que fale diretamente às necessidades e interesses de seus leitores e, acima disso, ajude-os a sanar esses problemas.
Dito isso, com a abordagem e as ferramentas certas à sua disposição, é possível criar post blogs cativantes que ajudam a entregar um valor real e a estabelecer sua marca como autoridade no seu nicho de atuação. Assim, vamos explorar como o Gerador de Conteúdo IA da HubSpot pode te ajudar a alcançar esse objetivo.
🧠 Aprofunde o seu conhecimento sobre HubSpot e maximize o uso da ferramenta.
Essa ferramenta simplifica o processo de criação não somente de postagens de blogs, como também de e-mails e landing pages, tudo isso por meio de prompts personalizados para estruturar suas ideias e gerar tópicos relevantes.
Dessa maneira, para obter o máximo dessa ferramenta, é importante já ter uma compreensão clara do seu público-alvo e dos tópicos que estão interessados. Com isso tudo em mente, você já pode começar a usar o Gerador de Conteúdo para te ajudar a construir blogs que envolvam e encantem seu público. Vejamos como:
Anunciado junto do ChatSpot, o HubSpot Content Assistant — Gerador de Conteúdo, em Português — é outra ferramenta de Inteligência Artificial produzida pela HubSpot em conjunto com a OpenAi, empresa criadora do ChatGPT.
Sendo assim, o Gerador de Conteúdo é uma aposta certeira no ecossistema da HubSpot, principalmente pelos fundadores da empresa terem criado o Inbound Marketing, ou seja, a ferramenta foi construída principalmente para a impulsionar sua estratégia de conteúdo.
🧠 Aprenda como maximizar suas estratégias de Inbound Marketing para vender mais que seus concorrentes?
Mas, não se engane, ao contrário do que muitos pensam quando falamos em ferramentas de Inteligência Artificial, as duas IAs da HubSpot foram pensadas para auxiliar e potencializar ações dentro do CRM e seus 5 Hubs, não substituir pessoas.
Ou seja, o Gerador de Conteúdo da HubSpot não foi feito para criar blogs completos, totalmente otimizados para os buscadores, com conteúdos totalmente originais e relevantes para suas personas, mas sim para potencializar sua produtividade e maximizar seus resultados nas estratégias de conteúdo, afinal, o Google ainda quer que os conteúdos escritos sejam de humanos para humanos.
Portanto, com a ferramenta é possível gerar ideias, resumos, esboços, parágrafos e até mesmo e-mails de venda com comandos simples. É a funcionalidade perfeita para empresas que querem impulsionar suas estratégias de Inbound Marketing no HubSpot, ao mesmo tempo em que economizam tempo e recursos.
Vejamos como isso acontece:
Antes de adentrarmos cada possibilidade que o Gerenciador de Conteúdo da HubSpot nos proporciona em estratégias de conteúdo, vamos observar rapidamente do que ele é capaz:
Bom, basicamente, os recursos mais notáveis do Gerador de Conteúdo são os comandos de barra “/” e os comandos de realce “⚡”.
Como o próprio nome sugere, são prompts, ou comandos, realizados a partir da digitação de uma barra no texto “/” no editor de blog, e-mail, landing pages ou páginas de site, o que possibilita a geração de texto usando o AI Content Assistant.
Com esse tipo de comando, é possível gerar:
Além disso, ao serem utilizadas nas opções de criação de páginas de site e landing pages, também incluem a geração de títulos de páginas, subseções e parágrafos.
Já os comandos de realce estão disponíveis no blog, nas páginas de site, landing pages, e-mails de marketing e no editor da base de conhecimento, sendo identificável pela símbolo de um pequeno raio:
Para que apareça, é necessário selecionar o texto que será “realçado” ou “otimizado”, obtendo as seguintes opções:
Além dos recursos de “reescrever”, “expandir”, “resumir” e “alterar tom”, o Gerador de Conteúdo da HubSpot também possui uma funcionalidade geradora de e-mails de vendas, que permite criar e-mails de apresentação, divulgação fria e acompanhamento:
Para usar essa funcionalidade, é preciso adicionar a extensão do HubSpot Sales Hub ao seu Google Chrome e conectar ao seu painel do HubSpot CRM, com isso feito, basta ir em “Escrever” e selecionar a opção “Escreva um e-mail para mim”.
🧠 Veja o que mais o HubSpot Sales Hub pode fazer por você com seus fluxos de trabalho.
Dito isso, para escrever um e-mail em português, é preciso especificar na opção “Em poucas palavras, escreva o que deseja comunicar neste e-mail”, que o e-mail precisa ser em português, como no exemplo abaixo:
Após isso, você obterá o resultado:
Como você percebeu até aqui, existem diversos motivos para que profissionais de marketing, especialmente aqueles adeptos à metodologia de Inbound Marketing, considerem o uso do HubSpot Content Assistant. Vejamos os principais:
Ambas Inteligências Artificiais do HubSpot possuem funções e finalidades diferentes, mesmo se assemelhando em algumas partes, já que o ChatSpot, por exemplo, também é capaz de fazer rascunhos de blog e e-mails.
Mas, enquanto o ChatSpot é uma plataforma separada do CRM em que, por meio de comandos, realiza ações dentro do próprio Hub, como criar listas e reunir dados, o Gerenciador de Conteúdo é como uma funcionalidade fundida dentro do HubSpot, sendo encontrada nas ferramentas que incluem a criação de texto em seus propósitos, como na ferramenta de e-mails, blogs, landing pages, entre outras.
Ou seja, enquanto você pode acessar o ChatSpot em seu endereço “https://chatspot.ai/chat”, é preciso adentrar as ferramentas citadas para usar o Gerenciador de Conteúdo. Afinal, a finalidade dessa Inteligência Artificial é ser um assistente na produção de conteúdos.
🧠 Aprenda como potencializar o HubSpot com o uso dos fluxos de trabalho.
Agora, para te ajudar a entender um pouco mais sobre como usar essa ferramenta, separei alguns exemplos práticos de comandos usados e dos conteúdos gerados pelo HubSpot Content Assistant:
Resultado traduzido:
Resultado traduzido:
Resultado traduzido:
Resultado traduzido:
Para exemplificar os prompts ou comandos de realce, utilizaremos o texto gerado pela função “Gerar conclusão” do subtítulo passado:
Por fim, é importante lembrar que essa ainda é uma ferramenta em fase beta, ou seja, em fase de testes. Portanto, seu desenvolvimento ainda não está finalizado.
Contar com uma estratégia de SEO e conteúdo sólidas e consistentes, bem como contar com um site de alta performance, são partes fundamentais para o sucesso de empresas no meio digital.
🧠 Aprofunde seu conhecimento: Como funciona o algoritmo do Google: rankeie na 1ª página.
Afinal, essas estratégias atraem mais leads qualificados ao seu site, tendo como consequência o fechamento de mais negócios.
Dito isso, a HubSpot também oferece uma série de ferramentas para otimizar seu site e colocá-lo no caminho certo para classificações mais altas nos resultados de busca. Portanto, o HubSpot SEO concentra-se em três locais que você pode acessar em sua conta no Hub, são eles:
A ferramenta de HubSpot SEO é responsável por verificar cada página do seu site, após isso, compilar recomendações de páginas individuais em categorias, classificando cada problema por impacto de SEO e nível de conhecimento técnico necessário para implantar a recomendação.
Além disso, a ferramenta também informa quantas páginas foram afetadas e permite que você entre rapidamente no editor de conteúdo de cada uma delas para implantar as recomendações de forma intuitiva (a menos que essa correção precise de um desenvolvedor).
Sendo assim, a ferramenta de SEO da HubSpot classifica as recomendações dentro das seguintes categorias:
📏 Aprenda a metrificar suas estratégias de SEO: KPIs de SEO: indicadores que precisam ser acompanhados.
Seguindo adiante, dentro do editor de conteúdo da HubSpot, na aba otimizar, há recomendações de SEO para a página ou postagem do blog que você está editando no momento.
Ao contrário da ferramenta de SEO da HubSpot, essas recomendações já estão disponíveis antes mesmo da página ser publicada e aparecer nos mecanismos de pesquisa.
Diante disso, são fornecidos os seguintes tipos de recomendação:
Após sua página estar ativa, é possível visualizar as informações de SEO sobre ela no guia de otimização dos detalhes da página, que te mostrará:
Ou seja, as recomendações de SEO aqui são as mesmas encontradas na ferramenta de SEO, com acréscimo da integração com o Google Search Console, que permite saber:
Além disso, a integração do Google Search Console com HubSpot consolida seus relatórios de SEO, permitindo que você visualize seus dados de SEO com mais eficiência e avalie rapidamente quais palavras-chave estão sendo classificadas em seu site.
Um dos principais obstáculos enfrentados por gestores de tráfego no marketing é que, embora haja mais espaço virtual para anunciar, também há mais “barulho” e os compradores encontram infinitas opções exibidas de forma rápida e direta.
No fim, quem consegue esse cliente é quem conhece a jornada desse comprador e suas necessidades, além de usar a personalização para chamar a atenção e conseguir melhores resultados.
🧠 Aprenda ainda mais: Como anunciar no Google Ads para gerar mais leads qualificados.
Mas tudo isso é difícil. Afinal, dimensionar e personalizar é um verdadeiro desafio, imagine então consolidar dados em várias plataformas, acompanhar e otimizar campanhas em cada estágio do ciclo de vida e alocar orçamentos para cada anúncio.
Tudo isso seria demorado e você precisaria de um grande departamento. Dito isso, as funcionalidades do HubSpot Ads dão valor para esses profissionais.
Afinal, os anúncios da HubSpot são publicidades baseadas em dados, o que significa que eles podem usar dados para criar anúncios personalizados e direcionados sem que você precise exportar dados manualmente.
Para entender melhor, vejamos o que é possível encontrar na ferramenta de HubSpot Ads:
Vejamos mais a fundo cada uma delas:
O desenvolvimento de eventos de otimização no HubSpot permite que o Facebook produza suas campanhas de geração de leads de forma muito eficaz.
Assim, você pode rastrear compras off-line, como as feitas por telefone ou em escritórios. Esses dados podem ajudar a segmentar e otimizar suas campanhas para trazer mais leads qualificados e aumentar sua receita.
Quando esses eventos off-line são importados para o Google, a medição de cliques ou chamadas para sua empresa é ainda mais eficaz, já que ajuda a ter uma visão completa de palavras-chave e outros critérios como geografia ou hora do dia para fazer conversões mais lucrativas.
Além disso, graças a essa sincronização, o algoritmo do Smart Bidding é ativado, com ele, o Google usa seus dados off-line para fazer ajustes de lances em tempo real e priorizar leads de alta qualidade, o que gera um maior ROI para sua empresa.
O marketing baseado na jornada do comprador é um dos principais pilares do sucesso publicitário, por isso, é preciso garantir que todo o conteúdo criado seja relevante e esteja em um formato adequado.
Portanto, caso você esteja procurando aumentar seu ROI das campanhas publicitárias, é preciso direcionar seus anúncios conforme as necessidades do comprador e de forma alinhada com a jornada de compra do ICP da sua empresa. Uma maneira de se fazer isso é com as sequências de anúncios do HubSpot.
Por meio dessa ferramenta, é possível criar sequências de anúncios de ponta a ponta na jornada do comprador. Além disso, por ser uma ferramenta automatizada, elimina a adivinhação da segmentação, permitindo que você se concentre na composição das mensagens de anúncio mais relevantes para atrair leads qualificados.
Na hora de criar anúncios de formulários, a personalização é a maior aliada. Afinal, os campos personalizados te ajudarão a tornar a mensagem exclusiva diretamente das suas informações de contato no CRM.
Ou seja, você pode capturar as informações que serão mais úteis para o seu negócio sem precisar inseri-las manualmente. Portanto quanto mais dados e informações valiosas você tiver sobre seus leads, mais fácil será alimentá-los de forma eficaz por meio do funil ou flywheel.
Por outro lado, os campos ocultos também te ajudam a relatar campanhas de forma eficiente e organizar seus dados rapidamente. Assim, você inserirá propriedades no contato sem rastrear manualmente e inserir informações de origem para cada campanha.
Por meio do HubSpot Ads, você pode editar nomes, orçamentos, datas de início e término e horários para campanhas de anúncio no Facebook, LinkedIn e Google. Diante disso, facilitando o gerenciamento de campanhas sem a necessidade de ficar alternando entre guias.
Assim, entre outras funcionalidades temos:
Saber o alcance e os resultados dos esforços das suas campanhas é essencial para qualquer gestor de tráfego pago e, se for em tempo real, melhor ainda, já que te ajudará a tomar decisões ainda mais rápidas e precisas.
O HubSpot Ads pode visualizar o custo por MQL, SQL, negócio, lead, oportunidade e por sessão. Dessa forma, essas métricas tornam os relatórios de anúncios mais acionáveis para ver rapidamente quais anúncios estão tendo um bom desempenho e quais precisam de mais ajustes.
🧠 Aprenda ainda mais: Qualificação de leads: aumente suas chances de venda.
Outra opção para sua segmentação de anúncios no HubSpot Ads é por listas de empresas, uma forma mais confortável de empresas B2B segmentarem do que as listas de contato, já que elas vezes ou outras tendem a incluir mais de uma pessoa de uma mesma companhia.
Além disso, também se torna uma opção favorável para empresas ABM (Account-Based Marketing), já que o HubSpot sincroniza dinamicamente as listas de empresas. Portanto, no momento em que uma empresa deixa de ser uma conta segmentada, ela será automaticamente removida do Matched Audience no LinkedIn, por exemplo.
Com isso, as campanhas AMB são otimizadas automaticamente para atingir os clientes em potencial mais valiosos para seu negócio a qualquer momento.
Por meio da ferramenta de anúncios no HubSpot, é possível criar campanhas publicitárias no LinkedIn ou Facebook que vincula diretamente com uma página de destino. Com a criação de campanhas de pesquisa do Google, é possível criar campanhas para todas as três redes de anúncios facilmente com os ativos que você já criou na HubSpot para sua campanha de pesquisa.
Por fim, uma das ferramentas mais potentes da HubSpot é a automação. Afinal, uma resposta omnichannel e oportuna pode fazer uma grande diferença e, com essa ferramenta, é possível automatizar todo o rastreamento de leads em grande escala.
Portanto, ao criar campanhas de geração de leads ou de tráfego de site no HubSpot, é possível criar fluxos de trabalho dos leads adquiridos diretamente da ferramenta de criação de campanhas.
Usar um fluxo de trabalho para automatizar a criação de um novo lead no HubSpot pode ajudar a reduzir os processos administrativos para você e principalmente para sua equipe.
Relatórios personalizados são componentes críticos em estratégias de crescimento empresarial. Afinal, são eles que fornecem uma visão clara do desempenho das equipes de marketing, vendas, atendimento e cliente.
Essas equipes precisam de insights baseados em dados para identificar áreas de melhoria e criar estratégias eficazes. Sendo assim, os relatórios personalizados do HubSpot oferecem uma interface amigável que capacita os times a rastrearem seus resultados de forma mais precisa e confiante.
A disponibilidade de dados valiosos permite tomadas de decisões mais estratégicas, resultados em um melhor desempenho e maior sucesso para a empresa.
👉 Entenda se o HubSpot é o CRM mais recomendado para sua empresa com nossas dicas profissionais de como escolher um CRM.
Dito isso, a capacidade de gerar relatórios personalizados adaptados às necessidades específicas de cada equipe é um ativo inestimável, e é exatamente isso que o HubSpot oferece: decisões mais informadas e crescimento impulsionado da sua empresa.
Bom, para te ajudar a aproveitar a capacidade máxima dessas ferramentas e da qualidade dos dados apresentados por ela, elaboramos um guia completo sobre a ferramenta de relatórios do HubSpot. Acompanhe:
A seguir, separamos os principais benefícios observados em cada equipe após a adoção dos relatórios personalizados da HubSpot em suas análises de dados:
Os relatórios personalizados da HubSpot oferecem uma série de benefícios e vantagens para equipes de marketing em todas as indústrias e para todos os tamanhos de empresas.
Dito isso, uma das principais vantagens é a capacidade de visualizar e analisar dados em tempo real, permitindo que as equipes façam ajustes imediatos em suas estratégias de marketing para maximizar seu impacto.
Assim, com os relatórios da HubSpot, as equipes podem identificar tendências e padrões nos dados que podem não ser visíveis a olho nu, e esses insights podem ser usados para fazer mudanças significativas em suas abordagens de marketing.
👉 Entenda o que mais o HubSpot Marketing Hub pode fazer para sua equipe.
Outra vantagem significativa dos relatórios personalizados do HubSpot é a capacidade de gerar relatórios automatizados com facilidade. Assim, ao invés de gastar horas coletando e compilando dados manualmente, as equipes podem criar relatórios automatizados que são atualizados automaticamente com as informações mais recentes, economizando tempo e permitindo que as equipes se concentrem em estratégias de marketing mais estratégicas.
Além disso, como o próprio nome já diz, esses relatórios são altamente personalizáveis, permitindo que equipes de marketing selecionem os dados mais relevantes e importantes para seus objetivos de negócios específicos.
Isso significa que as equipes podem se concentrar em métricas importantes e relevantes para suas campanhas de marketing e ignorar dados desnecessários e irrelevantes.
Por fim, os relatórios da HubSpot também podem ajudar equipes de marketing a monitorar o desempenho de seus funcionários. Com a capacidade de visualizar o desempenho. Assim, as equipes podem identificar as áreas em que cada membro da equipe pode melhorar e fornecer treinamento e suporte adicionais para melhorar o desempenho.
Assim como em equipes de marketing, os relatórios personalizados do HubSpot também são de grande valor para equipes de vendas. Afinal, com a ajuda desses relatórios, é possível visualizar com clareza as principais métricas do negócio, tais como desempenho de vendas, as taxas de conversão e a efetividade das campanhas publicitárias.
Sendo assim, ao ter acesso a esses dados, as equipes de vendas podem identificar oportunidades de melhoria e ajustar suas estratégias de vendas para maximizar os resultados. Além disso, a personalização dos relatórios permite que a equipe foque nas informações mais relevantes para seu setor específico, de modo a atender melhor às necessidades e as expectativas dos clientes.
👉 Veja como o HubSpot Sales Hub vai potencializar suas vendas.
Os relatórios da HubSpot também permitem que as equipes de vendas avaliem o desempenho individual de cada vendedor, identificando seus pontos fortes e fracos e criando planos de ação específicos para ajudá-los a melhorar. Dessa forma, é possível aumentar a produtividade e eficiência da equipe de vendas como um todo.
Além disso, a geração de relatórios personalizados facilita a comunicação entre a equipe de vendas e outras partes interessadas do negócio, como a equipe de marketing e a diretoria da empresa.
Já para equipes de Customer Success (Sucesso do Cliente), atendimento e suporte, os relatórios HubSpot também apresentam um papel crucial. Afinal, a ferramenta fornece uma visão clara e detalhada do desempenho das equipes, permitindo a análise de métricas como tempo de resposta, satisfação do cliente e taxa de resolução de problemas.
Com acesso a esses dados, essas equipes podem identificar áreas de melhoria e criar estratégias eficazes para melhorar a experiência do cliente e aumentar a retenção. Por exemplo, se os relatórios indicarem que a taxa de resolução de problemas está baixa, as equipes podem ajustar seus processos de atendimento e suporte para garantir que as soluções sejam entregues de forma mais eficiente e satisfatória para o cliente.
👉 Saiba por que o HubSpot Service Hub é o software líder em Customer Success.
Além disso, os relatórios personalizados da HubSpot ajudam as equipes a monitorar seus desempenhos individuais, o que pode ser útil para orientação e treinamento personalizado. Isso pode ajudar a melhorar a eficiência da equipe e a reduzir o tempo médio de resposta, resultando em uma experiência mais positiva para o cliente.
Além disso, em equipes com capacidade analítica são capazes de obter insights em tempo real sobre o comportamento do cliente. Assim, esses dados podem ser usados para entender melhor as necessidades dos clientes e fornecer soluções personalizadas para problemas específicos.
Estratégias de Revenue Operations (RevOps) buscam a unificação de todas as operações de vendas, marketing e sucesso do cliente, a fim de impulsionar o crescimento de receita de uma empresa de maneira coordenada e eficiente.
Sendo assim, a chave para essa abordagem é ter um único ponto de acesso para todas as informações, permitindo que a equipe tenha uma visão completa e clara do funil de vendas e do desempenho geral do negócio.
💸 Aprofunde seu conhecimento sobre os principais desafios no alinhamento de equipes em estratégias RevOps.
Os relatórios HubSpot, portanto, são ferramentas essenciais para estratégias de RevOps, já que fornecem dados precisos e atualizados sobre as atividades de marketing, vendas e atendimento ao cliente em um único lugar.
Com essas informações, as equipes podem identificar gargalos no funil de vendas, pontos de atrito no processo de atendimento ao cliente e oportunidades de otimização em geral.
Além disso, os relatórios personalizados da HubSpot permitem que as equipes criem seus próprios relatórios e dashboards com base em suas necessidades específicas. Isso significa que cada equipe pode focar nos dados mais importantes para seus respectivos trabalhos, tornando mais fácil monitorar seu desempenho e identificar áreas de melhoria.
Por fim, outra vantagem dos relatórios da HubSpot para estratégias de RevOps é que eles são integrados a outras ferramentas e plataformas usadas pelas equipes, como Salesforce e Slack. Isso também dá uma visão mais completa das operações e mais eficiência no trabalho em equipe.
Os relatórios da HubSpot são um resumo dos dados que você pode usar para criar cartões em seu painel, ao contrário de outras ferramentas de análise e visualização de dados, em que exploram-se dados de maneira mais específica.
Sendo assim, com HubSpot, você pode criar relatórios diferentes com base em seu plano contratado, que garantem relatórios personalizados de diferentes tipos para suas equipes. Vejamos alguns exemplos.
Bom, para que você possa compreender melhor sobre como funcionam os tipos de relatórios da HubSpot, vejamos um pouco mais sobre os relatórios de marketing ofertados pela plataforma:
Como vimos nos exemplos acima, os relatórios de atribuição são usados para ver as interações que seus contatos fazem ao longo da jornada do cliente.
Diante disso, é possível usar diversos modelos de atribuição para dar crédito a ativos e interações de uma forma que faça sentido para o seu negócio.
Você pode contar com alguns tipos de relatórios de atribuição:
Para criar relatórios de atribuição no HubSpot:
Outro ponto importante sobre os relatórios de marketing da HubSpot, como você percebeu até aqui, é a visibilidade da sua receita (funcionalidade para os planos Professional e Enterprise).
👉 Conheça os planos e preços HubSpot para fazer a melhor escolha.
Atualmente, a plataforma conta com 11 tipos de relatórios sobre receita:
Com os relatórios de funil personalizados, sua empresa tem mais flexibilidade para analisar objetos e atividades na sua conta da HubSpot. Sendo assim, a lista de relatório permite gerenciar todos os relatórios padrão em sua conta e qualquer relatório personalizado por você.
Assim, os relatórios de funil permitem analisar as taxas de conversão entre estratégias, seja no ciclo de vida ou em pipeline de negócio, ou em um funil de eventos personalizados.
Atualmente, a ferramenta de relatórios do HubSpot conta com diversas possibilidades de criação, especialmente nos relatórios personalizados, em que se é possível criar relatórios com fontes de dados principais de:
Bom, excluindo os relatórios de receita apresentados anteriormente, que também são muito presentes nas equipes de vendas, separamos outros tipos de relatórios no HubSpot que vão impulsionar seus insights e suas tomadas de decisão. Veja só:
Aqui, você consegue entender quanto da receita foi fechada por cada um dos representantes de vendas e qual deles tem um desempenho melhor que os outros para tomar decisões melhores referentes ao seu time.
👉 Saiba também como criar um workflow no HubSpot Sales Hub e potencializar seu fluxo de vendas.
Assim, algumas dúvidas podem ser levantadas com base nesse relatório, como:
Aqui, fica claro quantos contatos foram criados no último mês, quantos foram trabalhados, quantos negócios foram criados e quantos deles se tornaram clientes.
Além disso, a tabela também faz um comparativo com o período selecionado anteriormente e identifica quedas ou aumentos no desempenho.
Esse relatório é fundamental para compreender como está o progresso dos seus contatos (leads) e onde estão os gargalos do seu funil de vendas.
Assim, existem diversas visões para esse relatório, mas a própria HubSpot recomenda a versão em funil, por facilitar ainda mais a visibilidade dos pontos de melhoria.
Com esse tipo de relatório, o gestor de vendas consegue acompanhar quais são os representantes de vendas que estão se envolvendo mais com os leads em um determinado período de tempo.
Sendo assim, ele é de grande importância em termos comparativos com o primeiro relatório de vendas apresentado, que mostra os resultados de receita vindos por cada um dos representantes de vendas.
Assim, comparar ambos os resultados pode dar insumos para começar a fazer uma previsão de resultados.
Já os relatórios de customer success da HubSpot, apresentam dados para gerar insights que buscam melhorar a produtividade do seu time e a qualidade dos serviços prestados.
Mas, para acessar esse painel, é preciso contar com o HubSpot Service Hub Professional ou Enterprise, selecionando o painel de serviço e clicando respectivamente no relatório desejado. Vejamos um pouco mais sobre eles:
Pelo painel de relatórios do Service Hub, é possível acompanhar, por exemplo, quantas solicitações de clientes foram fechadas por cada proprietário e o tempo que cada membro do time leva para solucionar essas demandas.
Dessa maneira, você pode comparar os resultados com metas estabelecidas e acompanhar o desempenho da equipe ou de cada colaborador de forma individual.
Outra ferramenta importante para acompanhar o desempenho da sua equipe de Customer Success é o volume de tickets ao longo do tempo.
Assim, o HubSpot gera um gráfico super intuitivo em que é possível visualizar quantas solicitações entraram em um determinado período de tempo. Isso vai permitir que você avalie se as alterações do seu produto geram demandas de suporte, por exemplo.
Já nos tickets por fonte é possível analisar por quais canais chegam às demandas e como atender apoiá-los da melhor forma.
Este relatório apresenta um gráfico de exibição de artigos de base de conhecimento ao longo do tempo. Aqui, também é possível customizar a frequência.
Dito isso, o acesso a esse tipo de informação vai ajudar sua equipe de CS a tomar alguns direcionamentos. Caso as pessoas não tenham acessado sua base de conhecimentos, por exemplo, talvez seja necessária a produção de conteúdo com base nos tickets mais comuns para que o cliente possa recorrer ao autoatendimento.
Se há um número de acessos satisfatórios na base, é importante observar as dúvidas mais constantes e levar esses insights para a equipe de desenvolvimento de produtos, para que assim ela possa lapidá-lo de modo a evitar que o cliente se depare com essas dúvidas e problemas.
Por fim, temos os famosos Relatórios NPS (Net Promoter Score), ou relatórios de satisfação do cliente, em que você e seu time conseguem acessar em tempo real as mudanças no seu NPS ao longo do tempo e ter uma ideia de como os clientes estão enxergando as relações com sua empresa (uma informação valiosa para a tomada de decisões).
Bom, agora que você já tem uma ideia de como são os relatórios da HubSpot, vejamos algumas outras ferramentas que são atreladas a essa.
As ferramentas de análise do HubSpot são uma extensão dos relatórios, capazes de explorar mais e coletar informações sobre os dados compilados nos relatórios.
Dessa maneira, você fornece uma compreensão mais profunda de suas tendências de marketing e comportamento do cliente, o que permite melhorar a sua eficácia geral no marketing, vendas e atendimento.
Algumas das ferramentas de análise da HubSpot são:
Seja rastreando blogs, postagens de rede social ou CTAs, a ferramenta de análise de campanhas reúne todas as informações sobre uma única campanha e fornece uma visão geral de desempenho, também facilitando o rastreamento de quantos leads e receita essa campanha gerou.
O painel de relatórios do HubSpot, ou Dashboards, é uma coleção diferente de relatórios que fornece uma visão geral de alto nível do seu desempenho.
Ao criar a conta da HubSpot pela primeira vez, você instantaneamente obtém um painel padrão, que é sua página inicial, a medida que você usa mais, pode personalizá-lo, adicionando outros relatórios ou até mesmo concluindo um novo painel de acordo com seus requisitos.
Bom, você pode utilizar o painel de relatórios que já existe na sua conta, ou criar outro. Vejamos os passos para essa segunda ação:
Não sabe se o HubSpot é para você? Confira nossos comparativos para realizar a melhor escolha:
Para te ajudar a potencializar ainda mais seu poder de análise nesses relatórios, separamos os principais desafios enfrentados e como você pode superá-los:
Com tantos dados disponibilizados pelo HubSpot, as vezes é difícil saber como analisá-los para elaborar um plano de ação sobre como otimizar suas campanhas de marketing.
Mas, transformar esses dados em insights valiosos é um trabalho que precisa ser feito. Para isso, separei algumas etapas importantes nesse processo:
Quais métricas devem ser aplicadas para criar uma visão mais abrangente do desempenho de suas estratégias, campanhas e funcionários?
Bom, uma métrica é uma força motriz por trás do seu painel, que geralmente está ancorada em metas de negócios, como reduzir a rotatividade, aumentar a fidelidade do cliente ou gerar novas receitas.
Dito isso, antes de você começar a elaborar seu painel ou iniciar suas análises, é preciso fazer um brainstorming das três principais categorias de métricas para o seu painel e por quê.
Assim, dessas três categorias, quais três métricas (ROI, por exemplo) ilustram melhor os insights que você deseja dessa categoria. Essa vai ser a principal força motriz do seu painel.
Mas, caso você ainda encontre alguma dificuldade no uso de relatórios da HubSpot, a Fluxo, agência parceira da plataforma, possui um serviço de sustentação que pode levar as melhores práticas e resultados para a sua empresa.
As ferramentas de e-mail marketing da HubSpot permitem vincular seus e-mails diferentemente ao seu CRM, assim, você pode acompanhar a atividade do usuário no mesmo local em que cria e envia seus e-mails. Tudo isso de forma intuitiva e em grande parte gratuita. Todavia, algumas funcionalidades adicionais dependem do pacote usado.
Para te ajudar a entender melhor, separamos 3 diferentes possibilidades de opções de e-mail marketing no HubSpot:
A versão gratuita do HubSpot Marketing Hub já disponibiliza as ferramentas básicas necessárias para enviar e-mails aos seus contatos do CRM sem custo algum.
Assim, você pode personalizar o design de seus e-mails com o editor de arrastar e soltar da HubSpot ou escolher entre vários outros modelos. Isso permite que você crie e-mails com aparência profissional sem a ajuda de um designer, por exemplo. Além disso, como o CRM e a ferramenta de e-mail estão conectados, você pode adicionar personalização aos seus e-mails com o clique de um botão.
Outro ponto importante, é que você também vai ter acesso a recursos básicos de relatórios por e-mail com o plano gratuito, como acompanhar as métricas de e-mail como taxa de abertura em um e-mail específico ou em todos os seus e-mails enviados.
Porém, você é limitado a 2.000 envios por mês e não poderá conectar um domínio de envio de e-mail personalizado. Em outras palavras, seus e-mails chegarão na caixa de entrada dos seus leads e clientes dizendo “via HubSpot” a área do remetente, com o logotipo da HubSpot presente no rodapé.
Caso você opte por evoluir para o plano Marketing Hub Starter, a partir de US$ 45/mês, você ganhará uma atualização em suas ferramentas de e-mail. Afinal, com o Starter seu número de envios de e-mail aumenta com o número de contratos que você possui no CRM.
Ou seja, a cada mês, você pode enviar até 5x o seu número de contratos, não ficando mais restrito aos 2.000 envios.
Além disso, também será possível parecer mais profissional ao conectar seu próprio domínio para enviar e-mails.
Por fim, o e-mail marketing avançado do HubSpot é adquirido no plano Marketing Hub Professional, a partir de US$ 800/mês, com mais automação e ferramentas extremamente valiosas no processo.
Aqui, é possível enviar e-mails automatizados com com base nas ações do usuário e inserir contatos em fluxos de trabalho que os orientam em uma jornada com sua empresa. São os chamados fluxos de automação de e-mail (entenderemos como eles funcionam mais profundamente a seguir).
🧠 Aprofunde seu conhecimento: O e-mail marketing ainda funciona: veja o porquê.
Além disso, aqui também é possível criar e configurar Testes A/B para testar variações de assuntos, prévias, designs, CTAs, conteúdo inteligente e muito mais. Ou seja, maneiras poderosas de otimizar suas estratégias e obter melhores resultados com dados reais.
Nas estratégias de marketing digital, a relação das marcas com seus consumidores, bem como a comunicação, acontece de diversas maneiras, especialmente pelas redes sociais e e-mail marketing.
Dito isso, esse é um processo que grande parte das vezes é repetitivo, demandando uma enorme quantidade de tempo dos colaboradores que poderia ser investido em outras atividades mais analíticas e estratégicas.
Assim, os fluxos de trabalho do HubSpot são a solução perfeita para acabar com essas atividades repetitivas e manuais, aumentando consideravelmente a produtividade do seu time de marketing.
Portanto, é possível definir que os fluxos de automação HubSpot são processos organizados no software que automatizam atividades repetitivas relacionados ao marketing na empresa.
A automação, um dos pilares da transformação digital, é uma enorme vantagem para as empresas. Veja o motivo:
Imagine por exemplo que um lead converteu em um formulário do seu site mais direcionado a problemas financeiros que seu produto possa resolver.
É nítido que direcionar esse lead para um fluxo de automação de e-mail marketing que o nutra com assuntos que possam ajudá-lo e mostrem que sua solução é a ideal para sanar essa dor é uma estratégia bem mais vantajosa e com maiores chances de conseguir melhores resultados.
🦾 Otimize ainda mais suas estratégias: Como maximizar suas estratégias de Inbound Marketing para vender mais que seus concorrentes?
Para criar um e-mail marketing por meio de um fluxo de trabalho, de modo que seja enviado automaticamente conforme a conversão ou ação do usuário, você deve criar e salvar o e-mail para automação.
Assim, é possível criar e-mails automatizados usando a ferramenta de e-mail marketing ou a de fluxos de trabalho. Veja como:
Após o e-mail automatizado ser publicado, ele estará disponível em sua seleção na ação “Enviar e-mail” nos fluxos de trabalho.
Já para os e-mails criados nos fluxos de trabalho, eles costumam apresentar uma aparência mais simples, mas ainda podem ser personalizados no editor de e-mail.
Portanto, para criar um e-mail automatizado nos fluxos de trabalho HubSpot:
Depois de salvá-lo, é possível usá-lo em qualquer fluxo de trabalho, podendo acessá-lo a qualquer momento no painel de e-mail para uma edição adicional.
Assim, depois de tudo isso, é só completar seu fluxo de trabalho com as ações a serem seguidas. Voltando ao exemplo anterior, caso o contato converta no formulário de problemas financeiros do seu site, o HubSpot o inclui no fluxo de trabalho relacionado a essa dor, enviando uma série de e-mails automáticos que seguem uma estratégia para nutrir o contato e mostrar o seu produto ou serviço como solução para ele e outros leads que converterem no mesmo formulário fechem negócio com um tempo menor.
Criar um fluxo de automação de e-mail é apenas uma das etapas para alcançar o objetivo proposto pela sua implementação. Além de tudo isso, também é preciso contar com o monitoramento de métricas que mostram que rumo sua estratégia deve seguir.
🧠 Aprofunde seu conhecimento: Guia de métricas de marketing digital: principais indicadores.
O Sucesso do Cliente é essencial em estratégias com flywheel e principalmente se você quer bons resultados, por conta disso, é preciso conectar-se com seus consumidores da maneira que eles quiserem e crescer junto com eles.
Dessa maneira, o Service Hub reúne todos os dados e canais de atendimento ao cliente em uma única plataforma de CRM, contando com recursos como help desk e tickets, chat ao vivo, painéis de relatórios, atendimento automatizado e muitos outros.
Assim, o Service Hub procura transformar o atendimento ao cliente com o uso de ferramentas necessárias e precisas. Com isso, é possível melhorar essa relação dando a oportunidade de construir uma experiência mais transparente.
Ao adquirir esse módulo, você pode contar com vários benefícios:
Focado no atendimento e no sucesso do seu cliente, o HubSpot Service Hub permite conectar e dar suporte aos clientes por meio de um hub central equipado com os mais variados recursos para facilitar e melhorar a experiência do usuário.
Ou seja, o pacote de software robusto contém todas as ferramentas que suas equipes de atendimento, suporte ou Customer Success necessitam para realizar um atendimento ao cliente rápido, eficiente, agradável e de sucesso.
Portanto, ele permite que você conecte todos os seus dados e canais de atendimento ao cliente em uma plataforma de CRM.
Afinal, assim como todos os outros hubs de software da HubSpot (Marketing, Vendas, CMS e Operações), o Service Hub é integrado de forma direta ao HubSpot CRM, fazendo com que todas as interações e atividades sejam registradas e rastreadas, dando a possibilidade de serem analisadas por toda a sua equipe.
💰 Otimize suas operações e maximize sua receita: Revenue Operations: um guia sobre RevOps e sua implementação.
O sucesso dos seus clientes e o atendimento nunca foram tão importantes quanto nos dias de hoje.
O fato do seu cliente encontrar, interagir e comprar dos seus concorrentes em apenas alguns minutos pode ser o diferencial que interrompe ou aumenta o crescimento da sua empresa.
Isso tudo, pois o cometimento para atingir as metas dos seus clientes e a velocidade de atendimento, bem como uma comunicação perfeita em todos os canais para atender qualquer cliente a todo momento é essencial.
Mas, para entendermos melhor o valor desse software de atendimento e suporte, listamos algumas perguntas:
Todas as respostas para essas perguntas já nos dão uma ideia melhor sobre como o HubSpot Service Hub agrega valor para as empresas.
Em um breve resumo: um serviço mais rápido, mais consistente e melhorado te permite obter clientes mais felizes. E isso tudo você garante com HubSpot Service Hub.
Ou seja, quando sua empresa oferece um atendimento ao cliente perfeito, útil e agradável, ou quando você transforma as preocupações dele em resultados positivos, quando você realiza vendas upsell sem forçar, quando você identifica preocupações ou problemas de seus clientes antes mesmo de eles trazerem-nas para você. Tudo isso é valor agregado.
Além disso, existe outro assunto que vem crescendo ao longo dos últimos anos e que é responsável pelo aumento de receita em muitas empresas: a área de Customer Success.
Toda empresa que visa o crescimento possui dois focos comerciais: a conquista de novos clientes e a fidelização e retenção dos antigos.
Diante disso, muitos negócios ainda investem a grande maioria de seus orçamentos em ações para atração de clientes. Porém, de acordo com Philip Kotler, grande teórico econômico e de marketing dos EUA, reter um cliente é de 5 a 7 vezes mais barato do que conquistar um novo.
Além disso, a retenção de clientes melhora o LifeTime Value (LTV) da sua empresa e diminui o custo de aquisição (CAC) ao longo dos anos em que se relaciona com ela.
Dito isso, nos últimos anos vem acontecendo a popularização de Customer Success, uma evolução do atendimento ao cliente cujo objetivo é garantir o sucesso deles.
🧠 Aprofunde seu conhecimento sobre o assunto: Customer Success: por que ter uma equipe em sua empresa é essencial?
O LinkedIn, em seu levantamento anual, definiu Especialista em Sucesso do Cliente como a profissão com maior crescimento no Brasil em 2020, obtendo um aumento de 79% em buscas por esses profissionais.
Portanto, essa profissão, presente principalmente em empresas SaaS, B2B e de serviços recorrentes, busca alcançar os melhores resultados para seus clientes a fim de que retenham e continuem a adquirir os serviços prestados ou produtos.
Para que esse sucesso seja garantido, também é necessário contar com o uso de uma ferramenta potencializadora e com capacidade analítica para ajudar a tomar decisões certeiras que aumentem as chances de retenção.
É aí que entra o HubSpot Service Hub, o módulo que ajuda sua empresa a melhorar o relacionamento, o atendimento e o próprio sucesso do cliente. Tudo isso por meio de uma plataforma intuitiva e com recursos completos para gerenciar tudo no processo de pós-vendas.
Afinal, por meio dele você obtém os mais variados recursos para melhorar seu atendimento ao cliente e reter mais, como o gerenciamento de tíquetes e ferramentas de comunicação que facilitam a entrega de um excelente atendimento com eficiência e ótima relação custo – benefício.
Além disso, também é possível executar pesquisas de satisfação, publicar uma base de conhecimento e contar com um portal do cliente. Tudo de forma integrada.
Essas são todas as oportunidades de crescimento, geração de receita e lucratividade que também manterá suas equipes e clientes satisfeitos. Esse é o valor do HubSpot Service Hub.
Agora, é a hora de entender melhor o que cada plano pode fazer por você!
Os planos e preços oferecidos para esse módulo incluem:
Vamos conhecê-los mais a fundo:
A HubSpot sempre ofertou uma versão gratuita e generosa de seu CRM e demais módulos. Assim, a versão gratuita do Service Hub não é uma exceção.
Diante disso, caso sua equipe nunca tenha utilizado um software de atendimento ao cliente antes, recomendamos iniciar com a versão gratuita. Por meio dela é possível adquirir uma vasta compreensão de como as ferramentas funcionam, além de ajudá-lo a determinar se o sistema é adequado ou se você necessita de um plano com ferramentas adicionais.
O plano é 100% gratuito e não requer uso de cartão de crédito.
Acompanhe alguns dos serviços gratuitos que o plano gratuito do HubSpot Service Hub oferece:
Sua equipe de Customer Success sempre está em movimento. Portanto, deixe-os fluir, definir e melhorar ainda mais sua produtividade, em qualquer lugar, por meio dos recursos móveis do HubSpot Service Hub, que também são distribuidos gratuitamente.
Entre os maiores motivos da fama do HubSpot estão a vasta possibilidade de visibilidade entre as equipes e omnichannel ofertados. Dessa maneira, a caixa de entrada compartilhada da plataforma é um exemplo perfeito de como isso entra em ação.
Ou seja, por meio dela, é possível que todos da sua equipe de serviços possam ver e acompanhar tickets abertos e conversas que necessitam de uma maior atenção.
Dessa maneira, qualquer pessoa pode intervir para resolver problemas, aumentando então o nível de atendimento e suporte ao cliente oferecido nas empresas.
Por fim, essa caixa de entrada compartilhada também está disponível em uma versão mobile, permitindo que suas equipes nunca percam o ritmo e ajudem a satisfazer seus clientes onde quer que estejam.
Assim, como o próprio nome já diz, o bate-papo ao vivo permite que seus clientes entrem em contato sempre que tiverem problemas, garantindo então que tenha sempre alguém disponível para respondê-los de maneira rápida e atenciosa.
Caso sua equipe esteja fora do escritório ou você esteja apenas procurando automatizar partes dos processos de serviços, os chatbots são uma grande ajuda na liberação dos seus agentes de serviço para preocupações mais complexas dos clientes.
Diante disso, eles coletarão os dados mais importantes dos clientes que você precisa e, após isso, enviarão os clientes para os agentes certos com base em suas preocupações exclusivas.
Uma das plataformas mais populares para se fazer negócios, o Facebook Messenger é integrado facilmente com o HubSpot Service Hub para você possuir todas as informações necessárias para conquistar e qualquer cliente em potencial ou solucionar os problemas dos seus clientes atuais.
Se você já viu o pipeline de negócios da HubSpot, o pipeline de tickets funciona de maneira bem semelhante. Dessa maneira, sua equipe poderá ver e acompanhar rapidamente onde cada ticket está no pipeline, além de quais estão fora do SLA e quais já foram resolvidos ou estão atrasados.
Porém, o melhor de tudo é que vários pipelines facilitam o trabalho de separar tickets de serviço para diferentes linhas de receita, assim, dando nas mãos da sua equipe de serviço um painel limpo, integrado e intuitivo, sendo fácil de rastrear e entender.
Por fim, entre outros recursos disponíveis neste plano estão:
Mesmo que a versão gratuita do HubSpot ofereça muitos serviços, você estará apenas obtendo o básico do básico de cada uma das ferramentas anteriores.
Sendo assim, ao mudar para o HubSpot Service Starter, você ainda conta com todos os recursos gratuitos, mas, agora, potencializados.
Além disso, sua empresa também terá acesso a alguns recursos que permitem melhor avaliar a satisfação do cliente e a eficácia da sua equipe.
O plano Starter está disponível a partir de US$ 45/mês.
Os famosos fluxos de trabalho da HubSpot e a automação de tickets permite eliminar o gasto com tarefas manuais, pois mantém suas equipes focadas no que mais importa primeiro.
Dessa forma, acione notificações, defina lembretes, crie negócios ou inscreva clientes em fluxos de trabalho estimuladores que ajudam a maximizar a capacidade da sua equipe enquanto mantêm seus clientes satisfeitos.
As pesquisas de feedback simples, rápidas e pré-criadas tornam a avaliação da satisfação do cliente uma etapa facilmente integrada do seu processo de serviço.
Sendo assim, faça o acompanhamento de forma automática conforme as respostas dos seus clientes, resolvendo preocupações da sua clientela e rapidamente obtendo consumidores satisfeitos de acordo com suas necessidades.
Por fim, os relatórios de análise de serviço prontos para uso fornecem informações valiosas sobre o empenho das suas equipes de serviço — Atendimento, Customer Success e Suporte.
Portanto, use as métricas que mais lhe interessam, seja desde o volume de resposta do ticket até o tempo médio de espera e volume de suporte.
Além disso, com o plano HubSpot Service Hub Starter, você também tem as funcionalidades do plano gratuito potencializadas:
Caso você queira automatizar ainda mais seus processos de serviço, realizar pesquisas ou criar uma base de conhecimento, aí então sua empresa estará pronta para o Service Hub Professional.
Afinal, este plano oferece tudo o que o Starter e Free já possuem, mas de forma potencializada. Portanto, o Professional se baseia nessa base sólida com recursos robustos de automação, personalização e outras maneiras de integrar o Service Hub aos processos existentes no seu negócio.
Além disso, o plano Professional está disponível a partir de US$ 450/mês.
Acompanhe como novos clientes experimentam as interações com sua equipe. Por meio dessa ferramenta, você pode enviar pesquisas de feedback pós-chat de forma automatizada ao final de qualquer sessão de chat para aumentar a satisfação dos seus consumidores.
Dessa forma, esse feedback pode ser visualizado e agregado para que sua equipe tenha uma imagem mais clara do que funciona ou não, ou ao que seus clientes respondem melhor.
Crie acordos de nível de serviço para tickets na caixa de entrada compartilhada da sua empresa e passe a obter atualizações em cada ticket de acordo com seus parâmetros.
Ou seja, tanto na hora da primeira resposta como na hora de fechar, cada ticket refletirá esse SLA, ajudando a manter sua equipe responsável e no caminho correto.
Organize e priorize seu trabalho com mais facilidade. Afinal, as visualizações personalizadas em sua caixa de entrada compartilhada da HubSpot simplificam para que cada membro das equipes vejam os tickets mais relevantes para eles na parte superior da ferramenta.
Sendo assim, sua empresa pode atribuir tipos de tickets específicos para diferentes membros e criar fluxos de trabalho de problemas dinâmicos para que os gerentes acompanhem os tickets crescentes e outras conversões específicas.
Já este recurso permite que os agentes de atendimento vejam quais outros agentes estão ativamente em cada ticket. Ou seja, a carga de trabalho de colaboração e ticket é compartilhada de forma fácil quando os agentes percebem que outro já está realizando o processo.
A base de conhecimento robusta da HubSpot facilita o desenvolvimento, o rastreamento e a análise do conteúdo criado para oferecer suporte aos clientes potenciais, clientes e até mesmo para a equipe de vendas.
🧠 Aprofunde seu conhecimento: SEO na produção de conteúdo para empresas de software.
Assim, você passa a contar com análises robustas que destacam termos de pesquisa sem resultado e oferecem dados sobre recursos mais úteis.
Aqui, os clientes podem fazer login, ver, responder e fechar seus tickets. Portanto, eles possuem um espaço dedicado para visualizar problemas e tickets anteriores e acompanhar os que estão em andamento.
🧐 Veja de perto como uma implantação HubSpot funciona: Case de sucesso Sponte: implementação HubSpot em 45 dias.
É possível, sim, aumentar o nível das suas pesquisas de feedback do cliente com recursos personalizados. Afinal, esta ferramenta permite que você crie suas próprias perguntas e fluxos de trabalho que correspondem a diversas respostas dos seus clientes.
Ao contrário de outros provedores de serviço, as pesquisas aqui não são um complemento, ou seja, são acumulados em seu nível normal do HubSpot Service Hub Professional para que você não precise pagar mais.
Os relatórios e análises de nível Professional aprimoram os dados obtidos com Service Hub Starter, assim, oferecendo relatórios personalizados, painéis compartilhados e recursos aprimorados, todos prontos para uso.
Sendo assim, mantenha suas equipes de vendas, marketing, serviço e operações na mesma página por meio de análises robustas que auxiliem na compreensão de quais canais e esforços estão gerando resultado.
🧠 Aprofunde seu conhecimento: Equipe de marketing interna ou agência de marketing digital?
Além de tudo isso, o plano Professional também engloba:
Por fim, mas não menos importante, temos o HubSpot Service Hub Enterprise, feito para as grandes corporações, esse plano foi moldado para conter todas as ferramentas disponíveis.
Além disso, possui Inteligência Avançada, relatórios, análises e integrações de processos que fazem deste o pacote de serviços mais sofisticado de toda HubSpot.
Por fim, o plano Enterprise está a partir de US$ 1.200/mês.
Entre suas principais ferramentas, além das disponíveis no plano Professional e Start, temos:
Capture horas de dados de voz e use a automação associada a palavras-chave em suas chamadas para desenvolver fluxos de trabalho de nutrição de leads, revisar chamadas de clientes, concluir o treinamento de novos colaboradores e muito mais.
🦾 Otimize o uso do seu HubSpot: Guia de automação do HubSpot: potencialize o uso da plataforma com as ferramentas dos fluxos de trabalho.
Com cada conversa gravada, a transferência das vendas para o serviço nunca precisa ser frustrante novamente.
Se sua empresa decidiu contratar o Enterprise, provavelmente ela já possui as melhores práticas e processos estabelecidos. Porém, agora você pode usá-los (ou criá-los) para ter a certeza que seus clientes serão atendidos com o serviço positivo, simplificado e sem atritos exclusivos da sua empresa.
Aqui suas equipes também passam a contar com Playbooks interativos que agilizam os novos contratados, enquanto os scripts de chamada de fácil acesso, guias de posicionamento e muitos outros recursos fornecem os materiais de capacitação que sua equipe precisa, não importa com quem estejam falando.
Por fim, os demais recursos disponíveis no plano Enterprise incluem:
Bom, seu você quer contar com a expertise de profissionais qualificados para migrar, implantar ou potencializar seu HubSpot Service, conte com a Aconcaia, Agência Parceira Gold HubSpot:
Usando a tecnologia de softwares de operações para unificar e conectar marketing, vendas e atendimento ao cliente, o Operations Hub organiza e trata corretamente todos os dados dos clientes automatizando os processos em todos os níveis, dos mais básicos aos mais complexos.
O software combina ferramentas completas de operação e gestão de equipes em uma plataforma de CRM.
Com esse sistema sua empresa fica mais eficiente, alinhada e ágil, dando espaço para que suas equipes de operações tenham condições para focar na experiência do cliente e em sua jornada. Tudo isso com modelos de inteligência artificial, sincronização bidirecional de dados e automações.
Confira alguns benefícios desse módulo:
👀 Complemente sua leitura assistindo: Webinar: pare de perder bons clientes.
Operations Hub possui um enorme potencial para fornecer uma funcionalidade excepcional de automação de processos e gerenciamento de dados. Porém, o mais interessante são as ações de fluxo de trabalho e chatbot personalizáveis.
Assim, o software possui 3 características principais:
Confira a seguir um pouco mais sobre essas e outras funcionalidades que dão um enorme poder nas mãos das empresas que adquirem a plataforma:
O Operations Hub é repleto de funcionalidades e recursos capazes de otimizar seus processos de negócios.
Embora tudo isso não pareça relevante para a gestão de relacionamento com o cliente, a capacidade logística e administrativa dessas ferramentas faz toda a diferença:
A sincronização de dados no Operations Hub possibilita interações bidirecionais, permitindo a conexão de negócios com o HubSpot CRM de forma inovadora e nativa.
Diante disso, o Hub é equipado com diversos aplicativos relacionados a negócios criados pela HubSpot, alimentados pelo recurso de sincronização de dados, o que inclui aplicativos como:
Assim, a HubSpot procura aprofundar e diversificar suas integrações, além de que, você também pode usar o HubSpot Marketplace para integrações mais tradicionais.
No entanto, a sincronização de dados por meio do Operations Hub funciona de maneira diferente de uma integração tradicional, existindo, portanto, 4 características principais em que as integrações e a sincronização de dados diferem:
Falando sobre fluxo de dados, o mecanismo de sincronização de dados da HubSpot permite que as integrações sincronizem dados de duas maneiras, passando dados de e para qualquer sistema.
Além disso, a sincronização de dados também transfere dados passados e futuros entre os sistemas. Ou seja, mesmo que você configure uma integração futuramente, ainda poderá implementar dados históricos em seu sistema.
As integrações tradicionais costumam ser baseadas em gatilhos, enquanto a sincronização de dados acontece em tempo real, criando uma conexão constante entre os bancos de dados.
Por fim, a sincronização de dados também é personalizável. Portanto, você pode estar limitando quais dados são passados entre aplicativos e atualizar suas opções sempre que desejar.
De maneira geral, conectar esses aplicativos, não requer esforço nenhum, visto que o HubSpot faz todo o trabalho, permitindo que você centralize os dados do cliente, mantendo sua equipe eficiente e aliviando qualquer atrito interno que atrapalhe o crescimento da empresa, como os diferentes conceitos de Sales Qualified Leads (SQL) entre o time de marketing e vendas.
🔍 Otimize suas estratégias com o rastreamento de leads: Rastreamento de origem de leads com HubSpot: conheça as propriedades de fonte original e fonte mais recente.
Já a automação de qualidade dos dados realiza a limpeza de dados de forma automática para que você possa corrigir ou alterar:
Tudo isso sem precisar levantar um dedo. Diante disso, esse recurso pode até ser subestimado, mas, a qualidade dos dados se torna cada vez mais importante à medida que sua empresa cria conteúdos de campanha cada vez mais personalizados.
Ou seja, o desempenho desse conteúdo depende de quão bem ele é personalizado e, para estarem em um alto nível, os dados precisam estar corretos.
🧠 Aprofunde seu conhecimento: Marketing de performance: tenha estratégias quantificáveis.
Dessa maneira, automatizar os fluxos de trabalho como esses evitam que a equipe de operações tenha que limpar os dados diariamente, um processo necessário, mas que diminui a produtividade da equipe.
As propriedades personalizadas possibilitam a personalização dos dados da maneira que você achar mais conveniente.
Afinal, seus leads estão no centro do seu negócio e de suas estratégias de marketing. Entretanto, imagine que, para sua empresa, seja necessário mais do que o nome e informações de contato para usar os dados do cliente na otimização de suas campanhas.
Talvez você queira adicionar uma data de nascimento ou um aniversário correspondente de quanto tempo o cliente usa seus produtos. Em qualquer situação, as propriedades personalizadas entendem essa flexibilidade.
Dessa forma, você também pode criar propriedades personalizadas para empresas e negócios e, se desejar, use os dados coletados para criar relatórios e compartilhar insights com suas equipes.
Ou seja, adapte seu CRM às suas especificações, atendendo então suas necessidades enquanto escala no processo.
As extensões de fluxo de trabalho permitem que você acione várias ações específicas em sistemas de terceiros, como:
Tudo isso com a conveniência dos fluxos de trabalho HubSpot. Ou seja, você pode abstrair a dificuldade de criar um fluxo de trabalho personalizado que poderia exigir URLs, métodos HTTP e cabeçalhos de autenticação para realizar uma função simples.
Assim, o HubSpot Operations Hub tem uma lista padrão de ações, fluxo de trabalho, permitindo que os usuários adicionem configurações à ação personalizada antes de adicioná-la ao fluxo de trabalho.
Ao adquirir o HubSpot Operations Hub, você pode codificar ações automatizadas de forma personalizada para, praticamente, qualquer processo de negócios, como a rotação de leads e o gerenciamento de territórios e renovações, exemplos de processos que podem ser automatizados por meio da automação programável.
Assim, esses processos ocorrem em 3 categorias distintas:
Enquanto isso, nos outros Hubs da HubSpot, a automação é restrita em um menu de ações pré-definidas.
🧠 Aprofunde seu conhecimento: Guia de migração RD Station para HubSpot: como ter sucesso?
Quando seu negócio crescer, vai precisar de novas metodologias para organizar a estrutura interna da empresa.
Isso, pois equipes pequenas tendem a lidar com um conjunto de ativos previsíveis e relativamente gerenciáveis, enquanto as permissões de gerenciamento e acessibilidade não são uma grande preocupação.
Porém, assim que as empresas crescem, a complexidade de gerenciamento dos ativos também fica maior. Ou seja, o acesso global não é seguro nem racional para uma grande empresa.
Sendo assim, ao por as permissões de usuário em uso, você pode organizar as permissões de equipe por região, tamanho da empresa, conteúdo, entre outros.
Além disso, você também vai poder atribuir vários direitos de propriedade para diferentes contatos, empresas e negócios.
Por fim, o foco nas responsabilidades vai fazer com que sua equipe seja mais eficiente e produtiva, diminuindo o tempo gasto com o mal gerenciamento de dados e gastando mais tempo fechando vendas.
Veja quais são os planos e preço:
Vejamos mais a fundo cada um deles:
Afinal, o que faz e quanto custa cada plano do Operations Hub? Você pode melhorar suas operações comerciais por apenas US$ 45/mês com o plano inicial e chegar a US$ 2.000/mês com o plano empresarial na medida em que for crescendo. Confira:
Como cada um dos Hubs, o Operations Hub também conta com um conjunto gratuito de ferramentas disponíveis para todos os usuários, como:
Já o pacote Starter permite o mapeamento de campo personalizado para suas integrações. Ou seja, isso abre a possibilidade para o mapeamento de campos de dados de suas plataformas e sistemas existentes para propriedades personalizadas no HubSpot, incluindo outras ferramentas, como:
O plano está disponível por US$ 45/mês. (Dados HubSpot outubro de 2022).
Já o plano Professional apresenta a automação programável e a funcionalidade de limpeza de dados. Portanto, é a escolha perfeita para aqueles que desejam criar fluxos de trabalho personalizados com ações codificadas personalizadas e de qualidade de dados.
Assim, entre suas principais funcionalidades, temos:
O plano está disponível por US$ 720/mês. (Dados HubSpot outubro de 2022)
Por fim, o plano Enterprise é o plano completo do Operations Hub, sendo um investimento de US$ 2.000/mês e possuindo todos os recursos oferecidos pela plataforma, como:
(Dados HubSpot outubro de 2022)
O módulo CMS Hub é um sistema de gerenciamento de conteúdo que contém as ferramentas necessárias para desenvolvimento, manutenção e controle de performance de websites. O que é de extrema importância no Marketing Digital, visto que de acordo com o Kissmetrics, 40% dos visitantes abandonam as páginas se demorarem mais de 3 segundos para carregar.
Sendo assim, velocidade, confiabilidade e segurança são fortes atributos que essa plataforma leva para o desenvolvimento de sites.
Com os recursos disponíveis, as equipes ganham autonomia na gestão de sites e ainda podem potencializar a criação de conteúdo. Principalmente pois os times de desenvolvimento e TI ganham flexibilidade para usar as ferramentas de acordo com a demanda da empresa.
Entre as principais vantagens de se adquirir essa plataforma estão:
O HubSpot CMS Hub é o gerenciador de conteúdo mais potente do mercado. Pense nele como um criador de websites, assim como o WordPress ou SquareSpace. Ou seja, é uma plataforma que dá a estrutura e as ferramentas necessárias para construir um site seguro e de sucesso.
Assim, a plataforma disponibiliza todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento, manutenção e controle de sites. Dito isso, velocidade, segurança e confiabilidade são os maiores atributos dessa plataforma.
Com isso, equipes de marketing podem se tornar autônomas na gestão de sites, além de potencializarem seus esforços de criação de conteúdo. Já as equipes de desenvolvimento e TI, ganham uma maior flexibilidade para usar ferramentas conforme a demanda, garantindo páginas seguras e rápidas.
🧠 Aprofunde seu conhecimento: Revenue Operations: tudo sobre RevOps e sua implementação.
Como os outros CMSs do mercado, o HubSpot CMS Hub foi projetado para que você possa construir seu site com ele. Mas, ao contrário de outros sistemas de gerenciamento de conteúdo, o CMS da HubSpot foi feito especialmente para eliminar as dores de gerenciamento de site.
Enquanto os CMSs convencionais tornam-se cada vez mais restritivos, com pequenas alterações em sites exigindo um processo doloroso de operações para resolver problemas que afetam a experiência do cliente online.
Assim, enquanto uma empresa cresce, também evolui a necessidade crescente de desenvolvimento rápido de conteúdo, integrações mais profundas, domínios adicionais, flexibilidade de marketing e maior segurança e estabilidade no site.
Tudo isso é ofertado pelo CMS Hub, a mais nova adição à plataforma do HubSpot CRM, que engloba marketing, vendas, serviços e operações, é totalmente intuitiva e fácil de usar, permitindo seu aproveitamento por vários setores — de equipes de TI a desenvolvedores e profissionais de marketing.
🧠 Aprofunde seu conhecimento: Equipe de marketing interna ou agência de marketing digital?
Portanto, a adição de temas em sites novos e flexíveis, permite que os desenvolvedores deem toda liberdade de edição do site aos marketeiros. Além disso, o software oferece um controle robusto de segurança para que os profissionais de TI garantam uma experiência de navegação segura para seus visitantes.
Grande parte de nossos clientes, quando iniciam o uso do HubSpot, ficam em dúvida se devem ou não hospedar seu site no CMS da plataforma. Afinal, são muitos fatores a serem ponderados, que contemplam desde quem gerencia o CMS na empresa, quais os features necessários, tempo de desenvolvimento, budget e expertise.
Como você já sabe, um dos principais fatores para a adesão ao CMS Hub é a integração direta com as outras ferramentas da plataforma — Sales, Marketing, Operations e Service Hub.
🧠Aprofunde seu conhecimento sobre os serviços HubSpot:
Assim, especificamente no CRM, existem inúmeras possibilidades de criar fluxos de handoff e fazer o monitoramento dos leads desde o interesse até o momento de compra, permitindo um feedback constante entre as equipes e unindo operações que são geralmente feitas separadamente.
🦾 Otimize seu uso do HubSpot: Guia de automação do HubSpot: potencialize o uso da plataforma com as ferramentas dos fluxos de trabalho.
Ou seja, você aproveita ainda mais as informações sobre seus leads e clientes para criar experiências ainda mais personalizadas e relevantes diretamente em seu site e conteúdos.
De forma semelhante ao WordPress, o HubSpot CMS Hub permite que você construa seu site do zero, codificando manualmente cada elemento ou escolhendo em uma biblioteca de temas e modelos.
Porém, caso você pretenda desenvolver seu site de forma personalizada e independente, será necessário conhecer o HubL (lê-se “Hubble”) — linguagem de programação personalizada da HubSpot. Mas não se preocupe, essa linguagem é de fácil aprendizado e totalmente intuitiva para aqueles com conhecimento na área de desenvolvimento, já que possui pontos em comum com a linguagem html (como para fazer seções, colunas, entre outros).
Agora, caso você queira apenas criar um site, você pode escolher entre diversas opções gratuitas e pagas para dar vida ao seu sonho.
Como você já sabe, o HubSpot CMS Hub é uma plataforma de criação e publicação de conteúdo, o que inclui páginas de site, blogs e landing pages. Tudo de maneira intuitiva e facilitada, mas com recursos poderosíssimos a serem utilizados.
Ao criar páginas no CMS Hub, todas são automaticamente otimizadas para todos os dispositivos (computador, celular e tablet), tornando seu site responsivo.
Além disso, o editor da página apresenta uma lista de itens para otimização SEO para maximizar suas chances de ter seu site e seus conteúdos encontrados pelos seus visitantes.
Após o desenvolvimento das páginas do site, blogs e landing pages, você também pode modificá-las por meio do design manager da HubSpot — um editor in-page que dá acesso ao código-fonte e ao modelo CSS para alterar o que quiser.
🧠 Aprofunde seu conhecimento: HubSpot Business Units: gerenciamento de múltiplas marcas em um CRM com Unidades de Negócios.
Assim como no WordPress, o CMS Hub também possibilita que você visualize seu conteúdo antes de publicá-lo. Portanto, o ambiente de teste de conteúdo não apenas permite a visualização das páginas criadas, como também a edição de páginas ao vivo sem necessidade de fazer a despublicação.
Ou seja, todas as alterações feitas nas páginas ativas são aplicadas assim que você atualizar, sem necessidade de excluir nenhuma página para isso.
Para a felicidade dos marketeiros que buscam por maiores taxas de conversão de leads, o HubSpot CMS Hub é de grande ajuda.
Afinal, a ferramenta também inclui chat ao vivo para que os vendedores possam interagir em tempo real com os clientes, com chatbots para responder perguntas simples, qualificar leads e permitir que visitantes e clientes em potencial do seu site agendem reuniões com seu time.
Além, é claro, da possibilidade de usar formulários de conversão para serem publicados nas páginas do site. Tudo isso de forma integrada.
Nada melhor do que ter todos os seus arquivos organizados e em um só lugar. Dessa maneira, o CMS Hub armazena tudo o que você cria em um lugar central. Será impossível perder suas páginas, landing pages e blogs.
Essa funcionalidade possui dois benefícios centrais direcionados para duas áreas diferentes, mas que se direcionam para o mesmo resultado: o desenvolvimento de sites de sucesso.
👀 Veja de perto como um site de sucesso é feito: Case de sucesso Golfleet: criação de site e estratégias de SEO.
O primeiro benefício é voltado para a área de desenvolvimento web, afinal, diferente das outras plataformas CMS, o CMS Hub não prende os desenvolvedores apenas aos seus módulos e temas, permitindo (como anteriormente citado), a criação e desenvolvimento de módulos, temas e demais estruturas por meio da linguagem própria HubL.
Porém, ainda assim, caso o desenvolvedor atinja os limites do que é possível com o HubL, o HubSpot também oferece APIs (Aplication Programming Interface) para criar soluções personalizadas, como aplicativos externos ao HubSpot, mas, que se conectam pelas APIs para realizar integrações, busca de dados, etc.
Seguindo adiante no desenvolvimento de páginas de site, landing pages, blogs e e-mails, o segundo benefício é voltado para os times de marketing ou produtores de conteúdo: são os temas e templates prontos.
🧠 Aprofunde seu conhecimento: Rastreamento de origem de leads com HubSpot: conheça as propriedades de fonte original e fonte mais recente.
Por meio deles, os times de marketing se tornam ainda mais independentes do desenvolvimento para criar ou realizar alterações.
Dessa maneira, os desenvolvedores também ganham produtividade para a solução de atritos e otimização do site.
Além de vir integrado ao CRM da HubSpot, o CMS Hub também pode integrar-se ao Salesforce ou outras plataformas de CRM, dando o registro completo de cada visitante do site, interação de contato ou atividade de marketing, incluindo o botão clicado pelo visitante.
É fato que conteúdo personalizado entrega melhores experiências ao usuário. Dessa maneira, com o CMS da HubSpot, também é possível personalizar o conteúdo para contatos específicos, tudo isso com base na localização, fonte, dispositivo, idioma ou qualquer outro detalhe de armazenamento em seu banco de dados de contatos.
O CMS Hub foi projetado para ter um carregamento rápido. Afinal, a HubSpot construiu sua própria rede global de entrega de conteúdo (CDN) de forma otimizada para carregar as páginas rapidamente, não importa o local ou dispositivo utilizado pelo visitante.
Você mesmo pode fazer um teste e avaliar uma página feita no WordPress e outra no HubSpot pelo Google Pagespeed.
Além disso, segurança é uma das maiores propriedades da HubSpot, portanto, a plataforma possui SSL integrado e seu CDN global previne ataques DDoS e o acesso ilegal aos dados.
🧠 Aprofunde seu conhecimento: Marketing de performance: tenha estratégias quantificáveis.
Como o CMS Hub está completamente conectado com o CRM da HubSpot (estando literalmente dentro da plataforma), isso permite o gerenciamento completo dos leads do seu site no HubSpot.
Ou seja, aqui você também poderá entender o comportamento e gerar experiências personalizadas para cada lead. Sendo possível acompanhar:
Com acesso a tudo isso, você pode qualificar leads, criar listas segmentadas e adaptar o conteúdo para seus clientes em potencial, aumentando suas chances de venda.
Por fim, o CMS da HubSpot também inclui nativamente múltiplos indicadores de performance de páginas disponíveis e relatórios prontos que facilitam a análise e tomadas de decisão, como:
Já nos planos oferecidos, esse módulo não possui a opção gratuita, contendo apenas:
Mesmo não contendo o plano gratuito, o módulo CMS Hub oferece demonstração e um teste gratuito de 14 dias para que você possa testar por si mesmo o poder dessa plataforma e os resultados que podem ser alcançados ao utilizá-la.
Vejamos um pouco mais sobre cada plano:
Apenas mais recentemente o HubSpot passou a ofertar o plano gratuito de seu CMS. Agora, produtores de conteúdo independentes e empresas pequenas também podem aproveitar dos recursos da plataforma e crescer dentro dela, contando com funcionalidades como:
O melhor: tudo isso de forma gratuita.
Pensando em pequenas e médias empresas que estão iniciando suas estratégias de conteúdo e querem aumentar seu domínio online. Assim, com esse plano você vai poder criar seu site, protegê-lo e executá-lo simultaneamente com o restante das ferramentas HubSpot sem apresentar problemas.
O CMS Hub Starter oferece:
O plano está a partir de $23/mês (dados HubSpot de novembro de 2022).
O HubSpot CMS Hub Professional é a evolução do pacote Starter, oferecendo uma série de recursos adicionais para a expansão de estratégias de conteúdo e a maximização da performance no ambiente digital.
Sendo assim, o plano Professional possui em suas funcionalidades:
O plano está a partir de $360/mês (dados HubSpot de novembro de 2022).
👀 Veja de perto como é um implementação HubSpot de sucesso: Case de sucesso Sponte: implementação HubSpot em 45 dias.
Por fim, assim como nos outros módulos HubSpot, o CMS também apresenta o plano HubSpot CMS Hub Enterprise, aquele que abriga todas as funcionalidades e recursos disponíveis pelo software. Por meio dele, sua empresa terá:
O plano está a partir de $1.200/mês (dados HubSpot de novembro de 2022).
Por fim, caso você esteja interessado em adquirir o HubSpot CMS Hub e construir um website de alta performance para sua empresa, a Aconcaia é agência parceira HubSpot e especialista no desenvolvimento de sites, conte com nossa expertise no assunto e leve a melhor experiência do usuário ao seu domínio:
Antes de fazer o uso de qualquer ferramenta de marketing, vendas ou atendimento é preciso entender as dores e necessidades da sua empresa e contar com uma estratégia sólida para atingir os objetivos desejados.
🧠 Aprofunde seu conhecimento sobre a plataforma: HubSpot Inbound Marketing: potencialize suas estratégias.
Assim, por meio dessa compreensão, saber qual plano HubSpot escolher fica ainda mais fácil, além de aumentar as chances de sucesso e economizar em grande escala tempo e custo com ferramentas que sua equipe não precisaria, por exemplo.
Afinal, a HubSpot oferece uma vasta variedade de ferramentas e recursos para qualquer tipo e tamanho de negócios por meio de pacotes e preços separados.
Pacote HubSpot | Marketing Hub | Sales Hub | Service Hub | CMS Hub | Operations Hub |
Free | $0 | $0 | $0 | $0 | $0 |
Starter | $45/mês | $45/mês | $45/mês | $23/mês | $45/mês |
Professional | $800/mês | $450/mês | $450/mês | $360/mês | $720/mês |
Enterprise | $3600/mês | $1200/mês | $1200/mês | $1200/mês | $2000/mês |
Tabela de preços formulada com base nos dados disponibilizados pela HubSpot em novembro de 2022
Assim, ao analisarmos mais de perto os núcleos de cada pacote, é possível perceber que:
ATENÇÃO 🚩
É preciso ter cuidado no momento de escolher e adquirir um Hub. Isso, pois é muito comum que empresas não tenham suas metas bem alinhadas com os planos que escolheram.
Portanto, é preciso definir meticulosamente as necessidades do seu negócio e discutir as possibilidades de planos e preços adequados com um parceiro HubSpot antes de realizar sua compra.
🧠 Aprofunde seu conhecimento: Funil de vendas vs. flywheel.
Entre os modelos de preços dos Hubs, podemos evidenciar 3, sendo eles:
Todos os planos dos Hubs são diferenciados por termos de recursos, sendo esse modelo o critério mais importante e utilizado na hora de escolher o plano de assinatura certo para sua empresa.
Já para aqueles que pretendem adquirir o HubSpot Marketing Hub, é importante evidenciar que a empresa também leva o número de leads que você possui em seu sistema.
Ou seja, qualquer lead em sua base precisa ser considerado e contabilizado como contato de marketing.
🧠 Aprofunde seu conhecimento: Origem de leads no HubSpot: fonte original e fonte mais recente.
Por fim, para aqueles que procuram pelo Service Hub e Sales Hub, é preciso ter em mente que esses módulos são cobrados, basicamente, pelo número de usuários pagos, possuindo um número mínimo de licenças adquiridas nos planos Professional e Enterprise.
Dicas de implantação 🔧
Nos planos gratuitos, a HubSpot oferece uma versão simplificada do HubSpot CRM em conjunto com algumas ferramentas de cada Hub. Ou seja, é um kit de ferramentas para quem está iniciando operações fáceis e básicas referentes a cada nicho que a plataforma atende.
Assim, entre os principais recursos que o HubSpot gratuito oferece, podemos citar:
Além disso, as ferramentas gratuitas do módulo de automação de marketing — Marketing Hub — são:
Mas, assim como qualquer plano gratuito, em algum momento o crescimento da sua empresa encontrará limitações no software, abrindo maiores necessidades que resultarão na atualização para um plano pago para aproveitar melhor os recursos, como os testes A/B do Marketing Hub ou a hospedagem e gerenciamento de vídeo do cliente no Sales.
Dicas de implantação 🔧
Iniciando pelo HubSpot Sales Hub, o famoso módulo de venda criado para complementar os recursos básicos do CRM gratuito para os times comerciais, explicarei as principais funcionalidades de cada plano em conjunto com os principais critérios considerados na tomada de decisão de qual plano HubSpot escolher.
🧠 Aprofunde seu conhecimento: Vendarketing: unir vendas e marketing para otimizar resultados.
Entre os principais critérios operacionais e organizacionais que fazem empresas optar pela atualização do Sales Hub Free para o Starter, podemos encontrar:
Dúvidas: Pipedrive ou HubSpot Sales Starter? 🤔
Porém, quem precisa de integração com sistemas, possui uma equipe interna de marketing com quem compartilha operações, ou apresenta uma operação de vendas mais robusta com vários vendedores e regras, o ideal é migrar para o HubSpot Sales Hub.
Também é importante evidenciar que, muitas vezes, operações complexas de vendas não necessariamente possuem um grande número de vendedores, principalmente em vendas B2B e SaaS, onde a jornada do cliente até a decisão de compra é muito maior.
Sendo assim, ainda é preferível escolher o software e plano ideal com base na complexidade das suas operações e não somente no tamanho da sua empresa ou do seu quadro de funcionários.
O HubSpot Sales Hub Professional é uma excelente opção para equipes comerciais em crescimento que possuem agentes de vendas em tempo integral e:
A atualização do Professional para o Sales Hub Enterprise é impulsionada, principalmente, por conta do aumento no número de agentes de vendas e da necessidade de recursos de nível empresarial.
Recentemente, depois a introdução de objetos personalizados no HubSpot, o Sales Hub Enterprise tornou-se ainda mais lucrativo para o meio empresarial, em que:
💵 Confira o poder do Sales Hub : HubSpot Sales Hub: qual plano é o ideal para implementar e potencializar suas vendas?
HubSpot Sales Hub | SalesCloud |
Fornece uma única fonte de verdade que capacita suas equipes de front office a aprofundar seu relacionamento com os clientes e fornecer a melhor experiência possível. Além disso, o HubSpot foi construído internamente em uma base de código, portanto, você obtém uma experiência unificada e intuitiva, sendo mais fácil de usar. |
Já o CRM da Salesforce é baseado em nuvem com aplicativos para vendas, marketing e muitas outras opções para unir clientes e empresas. Assim, a plataforma é construída em conjunto por meio de aquisições, ou seja, as conexões e experiência podem diferir, dependendo do produto que você está usando. Por conta disso, o Salesforce pode apresentar uma maior curva de aprendizado e exigir mais recursos administrativos ou mais orçamento para que os sistemas funcionem juntos. |
Por fim, outro grande diferencial entre os dois softwares está nos valores. Por incrível que pareça, mesmo oferecendo planos iniciais mais baratos do que o HubSpot Sales Hub ($45/mês), o SalesCloud ($25/mês) pode chegar a valores muito maiores quando falamos em grandes corporações.
Em uma empresa com uma equipe de 50 pessoas, o custo anual estimado com cada software seria:
Dados apresentados pela HubSpot em novembro de 2022.
🧠 Aprofunde seu conhecimento: HubSpot Sales Hub: qual plano é o ideal para implementar e potencializar suas vendas?
Os recursos dos planos do HubSpot Marketing Hub são mais focados em e-mail marketing, formulários, anúncios, blogs, páginas de destino e atribuições. A seguir, mostramos quais são os principais negociadores responsáveis pela aquisição de cada plano de assinatura HubSpot.
Entre tudo o que leva a atualização do HubSpot CRM para o Marketing Starter, os clientes geralmente optam pelo Starter quando:
Como é possível notar já pela diferença de preços, o HubSpot Marketing Professional também tem um grande avanço nos recursos em comparação com o Starter, sendo as principais ferramentas adicionais:
Por fim, o diferencial de preço entre o Marketing Professional e Enterprise é bem acentuado, mas, essa diferença desaparece gradualmente conforme o número de contatos de marketing (leads) aumenta. Sendo assim, o HubSpot Marketing Enterprise é uma excelente opção quando:
Dicas de implantação 🔧
A diferença de preço entre o HubSpot Marketing Professional e Enterprise é mínima quando 40.000 contatos são alcançados, fazendo com que, nessa faixa, o investimento seja a melhor opção.
HubSpot Marketing Hub | RD Station |
Por meio do Marketing Hub, você conta com uma ferramenta de automação de marketing criada dentro da plataforma integrada de CRM da HubSpot. Assim, tem em mãos diversas ferramentas para atrair o público certo, converter mais visitantes em clientes e executar campanhas de Inbound Marketing em escala, numa única plataforma poderosa e intuitiva. |
O RD Station Marketing é uma ferramenta de automação de marketing usado para criar campanhas, nutrir leads, gerar oportunidades comerciais e alcançar mais resultados com o Marketing Digital. Por meio de uma estratégia de crescimento por aquisição, a RD Station adquiriu a ferramenta Plug CRM em 2018, que foi aos poucos se integrando ao software da empresa até se tornar o RD Station CRM. |
Dito isso, para aqueles que estão iniciando suas operações de automação de marketing, o RD Station dá conta com total tranquilidade e até ajuda nesses primeiros passos, visto que já possui modelos prontos de muita coisa.
Por outro lado, para aqueles que estão migrando de ferramenta e já possuem operações de automação de marketing mais robustas, envolvendo fluxos de automação e diversas integrações, o Marketing Hub HubSpot é o mais indicado.
É fato que ambas as plataformas são excelentes, porém, quando falamos em recursos, por exemplo, a HubSpot ainda possui a vantagem em pontos cruciais, como:
🧠 Aprofunde seu conhecimento: Guia HubSpot Marketing Hub: qual plano é o ideal para você?
O HubSpot Customer Service Hub é feito, principalmente, por ferramentas de pós-vendas, suporte e Sucesso do Cliente, como sistemas de tickets, chat ao vivo, chatbot, base de conhecimento, entre outros.
🧠 Aprofunde seu conhecimento: Customer Success: por qual razão é crucial para sua empresa?
Para aqueles que querem evoluir do pacote gratuito, as principais motivações para atualizar para o Service Hub Starter são:
Seguindo adiante, o plano Service Hub Professional já abrange um número maior de ferramentas, dando maiores oportunidades para reter clientes e fidelizá-los em seus serviços.
Isso tudo por meio da automação, que aumenta a produtividade das equipes de Customer Success e transformam-nas em um agente de vendas, focando na retenção e expansão dos clientes ao evoluir a equipe e torná-la uma fonte de receita estratégica.
Assim, equipes que evoluem para o plano Professional ou Enterprise trabalham integrações de TI, financeiro e com cadência de atividades complementares diferentes das equipes de vendas. Precisando de:
Por fim, o Service Hub Enterprise é mais indicado para empresas com equipes de suporte ou Customer Success que:
HubSpot Service Hub | Zendesk |
O Service Hub é uma solução fácil de usar que oferece tudo o que sua equipe precisa para colocar o cliente em primeiro lugar. Tudo isso por meio de um conjunto abrangente e poderoso de ferramentas que aprofundam o relacionamento com seus clientes, conectar-se ao front-office e aumentar a eficiência de seus serviços. | Plataforma de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) que fornece soluções para equipes de vendas e serviços, como o Zendesk Suite e o Zendesk Support. Enquanto o Support se concentra em ferramentas de help desk, o Suite se concentra no suporte omnichannel e inclui ferramentas help desk. |
Iniciando pelo Zendesk, é difícil definir um cenário específico para o uso da ferramenta.
Porém, ao analisarmos os preços do software e suas funcionalidades, é perceptível que a plataforma funcionará melhor em uma empresa de médio a grande porte que planeje oferecer atendimento ao cliente internacionalmente.
Afinal, o Zendesk oferece todas as funcionalidades para isso, além de um sistema multilíngue que contribuirá para um atendimento excepcional logo de cara.
Por outro lado, o HubSpot Service Hub foi feito para transformar seus clientes atuais em promotores da sua marca, o que é refletido em cada funcionalidade deste módulo.
Sendo assim, caso suas prioridades sejam um alto índice de fidelização, a melhora do seu LifeTime Value (LTV) com a retenção de clientes e um atendimento de suporte eficiente, esta ferramenta é para você. Além disso, o HubSpot é desenhado para atender desde pequenas empresas até grandes corporações.
🧠 Aprofunde seu conhecimento: HubSpot Service Hub: escolha seu plano certo de atendimento
O HubSpot CMS Hub é de grande necessidade para aqueles que querem hospedar seu site no HubSpot. Afinal, essa é uma solução com um conjunto de temas e modelos para que um site de nível empresarial seja gerenciado sem a necessidade de alocar muitos recursos de desenvolvimento.
Ou seja, aqui as equipes de marketing possuem mais liberdade para criar e desenvolver. Mas não só isso, outras opções de recursos da plataforma também dão total liberdade criativa para desenvolvedores, ampliando ainda mais a otimização e a diminuição de atritos do site.
Geralmente, também não recomendamos assinaturas CMS independentes na HubSpot, já que o CMS não é um Hub principal e seu potencial reside ao usá-lo com outros Hubs, especialmente o de Marketing.
Até recentemente, o CRM da HubSpot não possuía plano ou recursos gratuitos em relação ao CMS, sendo necessária a contratação de pelo menos o CMS Hub Starter para isso.
Mas, recentemente isso mudou, agora, a HubSpot oferta alguns recursos básicos, como as Recomendações Básicas de SEO, Hospedagem em nuvem gerenciada, páginas do site, blog, editor arrastar e soltar, entre outros.
Dito isso, entre as razões pelas quais os usuários optam pela atualização para um plano HubSpot Premium, temos:
Seguindo adiante, temos o plano HubSpot CMS que é ideal para criar um site completo, seguro e com excelente performance, o Professional.
🧠 Aprofunde seu conhecimento : Marketing de performance: tenha estratégias quantificáveis
Assim, entre as razões para atualização do plano Starter para o Professional, podemos encontrar:
Por fim, o CMS Professional é excelente para criar um bom site, mas, não possui todas as funcionalidades necessárias para a criação de sites ditos mais “complicados”, como quando:
💻 Otimize a performance do seu site : Como melhorar a criação e a performance de sites para empresas
HubSpot CMS Hub | WordPress |
O Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) em nuvem da HubSpot é feito para que profissionais de marketing e desenvolvedores tenham as ferramentas que precisam para criar sites de grande performance focados na experiência do cliente. Por ele, os usuários podem criar conteúdos, otimizar o site para conversões e ter mais insights sobre o desempenho. Tudo isso e mais em um só lugar. |
Já o WordPress é um pacote de softwares open-source que necessita ser instalado ou configurado em seus servidores, ou usar em provedor de hospedagem de terceiros. A interface da plataforma é composta do básico, como ferramentas de criação de conteúdo, necessitando de plug-ins para abraçar as demais funcionalidades, como sitemap, SEO, análises, etc. |
Ao analisarmos as possibilidades de ambos os softwares, é notável que o WordPress é a melhor opção para aqueles que desejam criar uma loja online (e-commerce), por exemplo. Mesmo que o HubSpot ofusque a plataforma em quase todos os pontos.
Além disso, o WordPress é uma escolha mais fácil para empresas que não querem investir tanto em estrutura, design e manutenção do site. Ou seja, é uma opção mais fácil e prática de usar para aqueles que desejam gerenciar um site ou blog sem muitos requisitos de dimensionamento.
Por outro lado, para empresas que desejam ter mais performance e resultados digitais, o CMS da HubSpot em conjunto com os outros Hubs oferece mais praticidade e recursos próprios para o desenvolvimento e manutenção de sites focados na aquisição e conversão de clientes.
Porém, caso você possua outros Hubs em suas operações e deseja usar o WordPress mesmo assim, isso é possível, afinal, o HubSpot CRM permite integrações robustas com outras plataformas, inclusive esta.
🧠 Aprofunde seu conhecimento : Guia HubSpot CMS Hub: flexível no marketing e poderoso no desenvolvimento de sites
Entre todas as possibilidades para adquirir o novo Hub de Operações da HubSpot, o Operations Hub se destaca no mercado pelo seu mapeamento de campo personalizado com outras ferramentas, além é claro do recurso de Webhooks que estava disponível anteriormente no plano Professional de Marketing.
🧠 Aprenda ainda mais : Revenue Operations: tudo sobre RevOps e sua implementação
Dito isso, entre os principais motivos para a atualização para um dos 3 planos HubSpot pagos, temos:
O HubSpot Operations Hub Starter oferece o mesmo que o gratuito mais a capacidade de personalizar suas integrações. Por exemplo, caso você crie uma propriedade personalizada em sua conta do Dynamics, pode mapear esses dados para o HubSpot.
Assim, entre as principais funcionalidades responsáveis pela atualização do plano gratuito para o Starter, temos:
Já o plano HubSpot Operations Hub Professional permite uma automação comercial mais flexível nas operações, principalmente pelas seguintes funcionalidades:
Por último, o Operations Hub Enterprise é mais escolhido quando:
HubSpot Operations Hub | Zapier |
A mais nova adição ao grupo de Hubs, o Operations Hub conecta o HubSpot ao restante de sua pilha tecnológica, limpando seus dados e automatizando seu processo de negócios. Assim, o recurso de sincronização de dados do Operations Hub foi projetado para sincronizar continuamente dados de contato entre seus aplicativos de duas maneiras e em tempo real. Ou seja, por meio dele você terá dados mais confiáveis, atualizados e enriquecidos. Por fim, ao ter controle total sobre a sincronização, você pode escolher conexões unidirecionais bidirecionais entre seus aplicativos. |
Falando em integração, o Zapier é um dos softwares mais conhecidos e usados no mercado, com um certa vantagem sobre o HubSpot pela sua “idade”. A plataforma é responsável por integrações no mercado, conectando aplicativos com fluxos de trabalho automatizados únicos e unidirecionais que movem informações entre seus aplicativos seguindo as regras exatas que você definiu. Por mais de 3.000 aplicativos conectados, o software permite uma enorme variedade de automações unidirecionais imaginativas para economizar tempo dentro e fora do trabalho. |
Para saber qual software usar, a própria HubSpot define situações em que cada plataforma deve ser escolhida:
Para escolher o HubSpot:
Para escolher o Zapier:
🧠 Aprofunde seu conhecimento : HubSpot Operations Hub: guia completo e atualizado
Sendo assim, na hora de escolher o plano HubSpot ideal para sua empresa, considere:
Por fim, para garantir todo o poder do HubSpot em sua empresa, conte com especialistas na implantação, migração e realização de ações estratégicas. Conte com a Fluxo:
Segundo uma pesquisa realizada pela HubSpot em 2020, cerca de 68% das empresas já utilizam a automação de marketing de alguma forma. Além de que, de acordo com a Marteck Today, as empresas devem gastar até 25,1 bilhões de dólares até 2023 com essas ferramentas.
Porém, o HubSpot não é para todos, sendo mais indicado para médias e grandes empresas que possuem uma equipe de vendas estruturada e quer atrair leads e clientes online.
Embora possa ornar com organizações sem fins lucrativos, empresas B2C e B2B que vendem produtos e serviços, o software foi construído principalmente para auxiliar a atrair e converter compradores que possuem um processo de compra ponderado, ao invés de ajudar em compras rápidas e transacionais . Portanto, se sua empresa for somente e-commerce, o HubSpot não é recomendado.
Além disso, o HubSpot em conjunto com o Inbound Marketing precisam de geração, otimização e promoção de conteúdo. Se sua empresa não puder investir recursos em estratégias para criar conteúdos de qualidade, promoções e campanhas de fluxo de nutrição pensadas nas personas dos compradores, não vale a pena investir na plataforma.
🧠 Aprofunde seu conhecimento : Saiba tudo sobre Inbound Marketing e a nutrição de leads
Nesses casos o software não vai ser utilizado, ou ainda, vai ser utilizado de maneira errada e você pode, por exemplo, mandar e-mails com estratégias erradas e acabar com uma imagem pouco profissional.
Está em dúvida se o HubSpot é a escolha certa para você? Entre em contato conosco, a Aconcaia é parceira Gold HubSpot no software e atua com implementação, migração e gestão da ferramenta:
Como você já deve ter percebido, cada software tem seus pontos positivos e negativos conforme a real situação da empresa. Ou seja, existe um melhor e outro pior para determinadas situações, o que os torna recomendáveis para diferentes perfis. Veja só:
Para aqueles que estão iniciando suas operações de automação de marketing, o RD Station é capaz de suprir todas as necessidades iniciais e até ajuda a empresa nesses primeiros passos, possuindo modelos e templates prontos de muita coisa.
Além disso, o software também é mais indicado para empresas com ticket médio menor que R$ 1.000,00 por mês e um alto volume de leads. Sendo assim, em casos em que há a adoção do produto ou serviço por milhares de clientes — alta base de leads e muitas conversões com um menor valor médio nas vendas. Empresas com outros perfis também adquirem o RD Station, já que possui um excelente custo-benefício.
Sem contar que o software também possui uma interface totalmente amigável e intuitiva, com opções para empresas menores como o RD Station Light e RD Station Basic.
Ademais, por ser uma empresa brasileira, o RD Station Marketing e o RD Station CRM possuem integrações rápidas com aplicativos altamente usados no Brasil, como Pluga e Hotmart, além de ter lançado uma conexão entre CRM e WhatsApp em 2018 para integrar processos de vendas e Inbound Marketing em um só lugar.
Já o HubSpot, em nossa visão, é mais ideal para empresas que estão migrando de outras ferramentas, como o RD, e já contam com operações de automação de marketing mais robustas, com fluxos de automação e diversas integrações.
Além disso, o HubSpot também é mais recomendado para empresas que precisam ou dependem de uma alta integração entre Vendas e Marketing, ou ainda, que conta com operações avançadas e integradas, como RevOps, com leads que precisam de uma maior atenção ao longo da jornada de compra, como nas vendas complexas.
Entenda o que é RevOps e como implantar essa tendência em sua empresa.
Um excelente exemplo de usuários HubSpot, são empresas de tecnologia com ticket médio acima de R$ 1.500,00 por mês. Assim, pela escala de leads e o valor do serviço, essas empresas passam a se dedicar mais a cada lead, tendo uma maior necessidade de integração entre Marketing, Vendas e Sucesso do Cliente.
Outra recomendação, é quando a empresa possui uma equipe comercial com 5 ou mais vendedores. Nesses casos, faz sentido pensar na contratação do HubSpot Sales Hub Professional e, potencialmente, integrado com o módulo do HubSpot Marketing Hub Professional.
Já para equipes de vendas menores, é possível integrar com o RD Station CRM ou com o Pipedrive. Mas, lembrando, a escolha depende de diversos fatores.
Outro diferencial para o HubSpot concentra-se na capacidade de personalizar não só seus fluxos de automação e e-mails, como também suas landing pages, CTAs, Pop-Ups e os próprios sites com base na etapa da jornada do cliente.
Ou seja, a experiência do usuário ao navegar no site e consumir seus conteúdos muda completamente em cada estágio do Flywheel, sendo possível exibir oportunidades e gatilhos mais precisos para cada pessoa.
🧠 Aprofunde seu conhecimento sobre migração do RD Station para HubSpot : Guia de migração RD Station para HubSpot: como ter sucesso?
Bom, para que você possa entender melhor as situações em que cada um é indicado, separamos a seguir os principais motivos de escolha de cada CRM:
Por conta de seu baixo custo, indicamos o Pipedrive para empresas com operações e processos de vendas relativamente simples e que priorizem análises fáceis de entender. Ou ainda, que necessitem de um software CRM feito única e especificamente para equipes de vendas.
Agora, para quem precisa de mais integrações com sistemas, além de possui equipe interna de marketing e atendimento com quem compartilha dados, informações e operações, ou ainda, que apresente uma operação de vendas robusta com um grande número de vendedores e regras no processo de vendas, o ideal é adquirir o Sales Hub.
Além disso, também é importante lembrar que operações complexas de vendas não significam necessariamente um grande número de vendedores, como em empresas SaaS, por exemplo, em que o processo de vendas costuma ser muito mais demorado pela longa jornada de compra.
Por fim, o Sales Hub também deve ser escolhido por empresas que já tenham ou queiram ter uma estrutura RevOps, ou ainda que esteja vindo de outro CRM — como o Salesforce — e precisa continuar com a mesma estrutura robusta.
Para garantir uma excelente implantação ou migração HubSpot na sua empresa com ações de alta performance, conte com especialistas:
🧠 Entenda mais a fundo ambas as ferramentas em nosso comparativo : Pipedrive vs HubSpot: escolha o melhor CRM do mercado.
não é possível definir que um é melhor que o outro, já que Salesforce x HubSpot acabam atendendo diferentes segmentos de mercado.
Mas, isso não impede de apontarmos em quais situações cada um deles é mais indicado:
O Salesforce é uma plataforma de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) líder de mercado, utilizada por empresas de diversos segmentos e tamanhos. A plataforma é altamente personalizável e oferece uma grande variedade de recursos como gestão de leads e oportunidades, vendas, marketing, atendimento ao cliente e análise de dados.
Assim, o software é ideal para empresas de médio e grande porte (não é uma regra geral) que possuem um grande volume de dados e necessitam de uma solução CRM altamente personalizável e que possa ser adequada às suas operações complexas.
Além disso, também é indicada para empresas com equipes de vendas distribuídas, já que permite que os usuários acessem a plataforma de qualquer lugar, em qualquer dispositivo, facilitando a colaboração em equipe.
Mas, é preciso evidenciar que o Salesforce é um investimento constante, já que desde sua implantação — que dependendo da complexidade das suas operações, pode levar meses ou até anos — e sua necessidade de manutenção constante, exigem o conhecimento de especialistas, que inclusive, não costumam cobrar barato.
Agora, caso sua empresa possua recursos suficientes para garantir a sustentação do software, vá em frente!
Por outro lado, quando comparado ao Salesforce, o HubSpot CRM é uma opção mais acessível, principalmente por sua versão gratuita, sendo mais direcionado para pequenas e médias empresas que desejam aumentar suas vendas, atrair mais leads e melhorar o atendimento ao cliente (também não é uma regra geral, visto que o HubSpot também possui capacidade de atender operações complexas, só não possui toda a versatilidade apresentada pela personalização Salesforce).
🧠 Conheça os módulos do Hub:
Diante disso, nessa batalha de gigantes “Salesforce x HubSpot”, o Hub é mais indicado para empresas que buscam uma solução mais simples e de alta usabilidade, com recursos que permitem otimizar e automatizar processos, sem exigir grandes investimentos em infraestrutura ou treinamentos de equipe.
Além disso, a plataforma também é ideal para empresas que desejam integrar suas atividades de vendas, marketing e atendimento ao cliente com Revenue Operations (RevOps) em uma única plataforma.
Para saber em quais situações cada uma das plataformas é mais recomendada, é preciso avaliar diversos fatores como a complexidade das operações, os custos, a facilidade de implantação e migração, entre outros:
Feito para empresas de qualquer porte, o HubSpot CRM é mais direcionado para aquelas que possuem operações e processos mais complexos, sendo também uma escolha ideal para aqueles que estão usando pela primeira vez um CRM.
Dito isso, o Hub é uma plataforma de alta usabilidade com recursos de gerenciamento de marketing, vendas, serviços, operações e CMS all-in-one que oferece recursos completos e integrados de gerenciamento de leads, automação de marketing e vendas, e-mails marketing, análises de dados com insights valiosos e muito mais.
Além disso, essa plataforma de negócios possui um modelo de preços flexível que pode ser adaptado conforme o tamanho e as necessidades da sua empresa. Um exemplo é que empresas podem escolher planos específicos com recursos personalizados para atender suas necessidades de negócios, fazendo o Hub ser mais barato na grande maioria das vezes, mesmo sendo cobrado em dólares.
Já referente à migração ou implantação do HubSpot, por ser uma ferramenta robusta é um processo complexo, mas, com os profissionais certos, é possível fazer em um tempo mais curto e de forma ainda mais eficaz.
🧠 Confira como realizamos a implantação HubSpot em apenas 45 dias.
Já o Microsoft Dynamics 365 também é recomendado para empresas com operações complexas, mas, deve ser preferido apenas quando necessita-se de integrações profundas com outros aplicativos da Microsoft.
Além disso, o Dynamics também abrange algumas áreas a mais de negócio, como Recursos Humanos e Finanças, sendo então mais adequado para empresas que apresentam necessidades específicas nessas áreas de negócio, como empresas de manufatura, varejo ou com operações a nível global.
Por fim, embora ambas sejam plataformas robustas, o Dynamics também é mais difícil de migrar ou implementar, especialmente para empresas que não são familiarizadas com os serviços da Microsoft. Além disso, o modelo de preços e planos do Dynamics é, em geral, mais caro do que o HubSpot.
Existe a possibilidade de que você ainda precise utilizar outras plataformas em sua empresa mesmo depois de adquirir o sistema. Sendo assim, as integrações da HubSpot são bem amplas, incluindo outros softwares e ferramentas, como:
Um dos maiores benefícios do HubSpot é o nível de suporte oferecido aos usuários. Além do suporte técnico, a empresa também disponibiliza gerentes de contas, consultores de canal, cursos de certificação e uma enorme biblioteca de artigos, vídeos, webinars e outros materiais para ajudar seus clientes.
Quaisquer problemas apresentados no uso da ferramenta, é fato que as equipes da HubSpot farão o máximo possível em seu alcance para ajudar sua empresa da maneira mais rápida possível.
Portanto, caso você escolha por adquirir o software, planeje passar por essas certificações e aproveitar os recursos e a equipe de suporte para usar tudo o que for necessário da ferramenta.
Para migrar e implementar o HubSpot em sua empresa, a melhor opção para obter bons resultados é contar com uma empresa especializada no software.
A Aconcaia é parceira Gold HubSpot sendo especialista no sistema, ajudando com migração, implementação e também com o uso da ferramenta no seu dia a dia, levando também conhecimento teórico e prático para análises de melhoria contínua de sua empresa no Marketing Digital.
Assim, levamos para nossos clientes:
Se você não quer errar e ter prejuízos ao utilizar a ferramenta de maneira errada ou problemas no processo de implementação ou migração de outras ferramentas e quer ganhar autoridade no seu segmento, atrair, converter e qualificar seus leads, conte com a Aconcaia para obter os melhores resultados no Marketing Digital.
Bom, como foi possível acompanhar até aqui, o HubSpot é a opção perfeita para impulsionar o crescimento do seu negócio.
Afinal, este CRM que combina vendas, marketing, service, operações e desenvolvimento (CMS), é uma ferramenta poderosa para ajudar empresas a gerenciarem seus clientes, melhorando a eficiência de seus processos, aumentando a receita e alcançando as metas de negócio.
O HubSpot oferece uma vasta gama de recursos para que todos os tipos e tamanhos de empresa consigam melhorar seus resultados, contando com sua abordagem “all-in-on”, em que inclui a plataforma CRM completa e seus outros 4 módulos para que tudo seja feito sem sair do software. Sem contar suas centenas de integrações que tornam a plataforma ainda mais completa.
Isso tudo permite que, com o HubSpot, as empresas possam gerar leads de alta qualidade, nutri-los de modo eficaz no funil ou flywheel e convertê-los em clientes com vendas. Tudo isso é feito por uma série de ferramentas de automação de marketing, incluindo e-mails automatizados, campanhas de anúncios e mídias sociais, pop-ups e formulários personalizados que ajudam a atrair mais clientes em potencial e mantê-los engajados com sua marca.
Portanto, possui um ecossistema ideal e propício para o crescimento e o sucesso de estratégias de Inbound Marketing.
🧠 Aprofunde seu conhecimento: HubSpot Inbound Marketing: potencialize suas estratégias.
Além disso, o HubSpot oferece ferramentas de análise de dados, permitindo que as empresas monitorem suas ações e atividades com eficiência, identificando áreas de melhoria e direcionando as estratégias de acordo. Isso tudo ajuda a melhorar o ROI, maximizar os esforços e melhorar a eficácia da equipe de vendas.
Outro ponto importante é a plataforma service ofertada pelo HubSpot. Em um mercado moderno como o atual, o atendimento ao cliente e a satisfação são pontos cruciais para negócios. Principalmente aqueles que oferecem serviços renováveis.
Dito isso, o HubSpot permite que empresas gerenciem e resolvam problemas dos clientes de forma fácil e sem complicações, construindo relacionamentos mais fortes e duradouros por meio de um serviço excepcional, tudo feito por meio de recursos como o gerenciamento de tickets, chat ao vivo, chatbots e uma base de conhecimento completa e fundamental para que clientes encontrem respostas para suas perguntas.
A Aconcaia é uma Agência Parceira Gold HubSpot, responsável por migrar, implantar e direcionar ações de sucesso em estratégias de marketing, sales e service.
Ou seja, estamos aqui para que suas equipes comerciais, de marketing e de serviço utilizem e gerenciem a plataforma com a mais alta performance possível, garantindo os melhores resultados para a empresa.
Portanto, ajudamos nossos clientes com a implementação do HubSpot e com o uso da ferramenta no dia a dia. Todas as nossas estratégias digitais e de Inbound também são feitas na plataforma, potencializando ainda mais e agrupando seus resultados.
Além disso, também somos especialistas em implantação de operações de receita (RevOps), operações de desenvolvimento, operações de marketing, desenvolvimento de sites e na estruturação de estratégias de Inbound Marketing personalizadas para o sucesso do seu negócio.
🔨 Ateste você mesmo a eficiência dos nossos serviços:
Torne-se um case Aconcaia você também!